O avanço da tecnologia está presente em diversas áreas e o mesmo acontece com as impressoras a laser. Os primeiros modelos, que ainda utilizavam bobina para impressora matricial com papéis contínuos, já revolucionavam.

E funcionavam apenas com o uso de tinta e evoluíram com a introdução de cartuchos de tintas pretas e coloridas, dando o tom ideal para as cores de impressão.

O primeiro modelo, foi apresentado há muitos anos atrás, apresentavam preços bem exagerados e tinham sempre o compromisso de imprimirem com mais rapidez, a cada lançamento.

Mesmo com tanta tecnologia e funcionalidade, elas não embarcaram as vendas e deram lugar as impressoras de jato de tinta, mais baratas e suficientes para atender as demandas.

Para entendermos melhor como funcionam as impressoras de gravação a laser, precisamos conhecer um pouco sobre as impressoras de papel.

Como funciona a impressão a laser?

A impressão se inicia antes do papel ser empurrado para a parte interna dela, pois ela adquire a imagem a ser impressa na memória e identifica as cores necessárias.

Atendendo às solicitações definidas no menu de como configurar impressora. Por meio do chamado “fio de corona”, o cilindro fotorreceptor de energia eletrostática positiva é ativado.

Depois, o laser descarrega o que foi identificado pelo cilindro via imagem eletrostática e em seguida, o toner emite uma pequena porção de pó carregado positivamente, aderindo as partes do laser que recolhe a energia eletroestática.

Tudo isso, ocorre antes mesmo dela identificar os tamanhos de papel, configurado para impressão e puxar o papel. Este tipo de impressora, contém os seguintes itens de estrutura:

  • Dispositivo laser;
  • Espelho;
  • Cilindro;
  • Eletrodo de carga;
  • e o Toner.

Uma embaladora industrial de alimentos fechados a vácuo, por exemplo, executa um processo parecido e utiliza o laser para a impressão de data de fabricação e de validade.

Ferramenta que revolucionou este segmento, que era feito pelas mãos de uma embaladeira manualmente.

Se a tecnologia do laser também traz inovação e solução para o setor industrial, é importante saber mais sobre os benefícios deste tipo de aquisição para a sua empresa.

A impressão usada na etapa seguinte, depois de embalar, facilitou a vida do setor industrial. Com este tipo de maquinário, sem dúvidas, poderá haver um aumento na produtividade e nas vendas das empresas do setor industrial.

Já que não tende a ter falhas humanas. Este tipo de automação, nem sempre sai tão caro quanto a contratação de mão de obra e podemos falar de um “pay-back”.

Ou retorno de investimento de apenas dois anos. Outro fator importante a ser mencionado, é o desperdício. Com este tipo de equipamento, a tendência é eliminá-la quase que por completo.

Outro equipamento que pode trazer benefícios sem precedentes, é a impressora que faz gravação a laser em outros tipos de materiais, como veremos a seguir.

A gravação em diferentes materiais

A gravação a laser em madeira, metal, plástico, vidro, entre outros tipos de materiais sólidos, é possível graças a evolução da tecnologia, que vem sofisticando o setor industrial, desde as primeiras impressoras a laser, como vimos anteriormente.

Ela pode gravar uma superfície permanentemente com facilidade e rapidez impressionantes, além de fazer o corte e estampo.

Utilizam um tipo de “router”, que é capaz de cortar pedaços de metal, madeira ou plástico, bem como executar o estampo.

Ou seja, a impressão estampada e definitiva, conseguida através da retirada do material, deixando uma espécie de relevo.

A indústria automobilística e a aeronáutica, utilizam a impressão a laser para a confecção de peças de alta tecnologia.

Que vão além da arte de gravar nome em madeira ou qualquer outro tipo de artesanato. Outras aplicações e materiais podem se beneficiar, tais como:

Gravação em metais

Seu uso é largamente utilizado em objetos de metal para decoração, ferramentas e equipamentos e peças de computador, automóveis, aeronaves e também em jogos de panelas ou eletrodomésticos.

Para melhor acabamento ou assinatura de autenticidade, utilizam também ouro e prata para gravação em cima de metais, que geralmente utilizam a tecnologia de laser fibra, trazendo melhor durabilidade.

Gravação em plásticos

Seu uso é bem difundido também nesse tipo de material, principalmente em peças medidoras (demonstram quantidade de gramas, litros, etc.).

São muito comuns também na impressão de nomes, logotipos e marcas para exibição em utensílios domésticos, brinquedos, eletroeletrônicos, entre outros.

Podem ganhar identificação também em lotes inteiros de produção, peças com códigos de barras, entre outros, proporcionando até melhorias para melhor rastreamento dessas produções.