Há equipamentos na indústria que atendem somente segmentos específicos, porém, também existem opções que apresentam capacidade de atenderem aplicações distintas devido à versatilidade que possuem.

Esse é um atributo importante para os equipamentos, pois dependendo do setor, pode corresponder a um grande custo-benefício.

Para o que serve a serra circular?

Quando se fala em versatilidade, um item interessante a ser citado, é a serra circular, que realiza grandes cortes em diferentes tipos de materiais, por exemplo, as madeiras.

Ao buscar pela locação de serra circular, é indispensável observar a potência, pois é um fator determinante para um corte eficaz.

Neste caso, é preciso ter consciência de que os amperes são um indicador da quantidade de energia consumida, já o hp (horse-power) se refere ao torque, ou seja, a força rotacional do equipamento.

Uma funcionalidade importante a garantir neste equipamento, é a trava de segurança, que evita que a ferramenta seja ligada de primeira.

Esse tipo de serra é muito confundido com a serra mármore, porém, enquanto a opção circular tem um disco maior e é amplamente usada em madeiras, as serras mármores apresentam alta rotação e um disco menor, diamantados, para cortar azulejos, tijolos e pisos.

Principais características de uma máquina de solda

máquina de solda é um equipamento muito utilizado, principalmente pela capacidade de unir determinados materiais através da solda.

Existem diferentes tipos de máquinas para soldagem, como a inversora e a transformadora. Por mais que sejam direcionadas para o mesmo segmento, há distinções entre essas máquinas.

Por exemplo, as máquinas transformadoras são mais robustas e indicadas para locais que exigem materiais mais resistentes, como serralherias e metalúrgicas.

Já no caso das inversoras, são máquinas mais compactas, ou seja, apresentam maior facilidade para o transporte e armazenamento. Dessa forma, são muito utilizadas em locais onde operar com o transformador é mais difícil devido ao espaço.

Ao levar em consideração que as máquinas inversoras modernas apresentam mais recursos tecnológicos, podem acabar se tornando opções mais viáveis de acordo para ser executado, especialmente pela eficiência para mudar de tensão e corrente.

De forma geral, para escolher com cautela o tipo de máquina ideal, é preciso observar algumas das seguintes questões:

  • A finalidade da máquina;
  • Recursos oferecidos por cada equipamento;
  • Depreciação e necessidade de manutenção;
  • Fontes de alimentação necessárias;
  • Espaço de trabalho.

Quais são as principais aplicações de centrífugas?

A centrífuga é um equipamento muito comum, pois é aplicado em diferentes processos no meio industrial, desde roupas, amostras de laboratórios até alimentos. Sua funcionalidade é efetuar a separação de dois ou mais elementos, que podem ser líquidos e/ou sólidos.

Por exemplo, é possível encontrar a centrífuga westfalia, que é direcionada, principalmente, para atuar com o tratamento de óleo lubrificante, diesel e sistemas de condicionamento do óleo combustível.

Já as centrífugas para laboratórios, são amplamente utilizadas para que as amostras sejam separadas. Nesta situação, os tubos de ensaio são alocados neste equipamento no laboratório e a partir de então, é possível que a parte sólida fique separada da líquida.

Também é interessante citar que há tipos distintos de centrífugas para os laboratórios, que podem efetuar testes específicos, como a de bancada, onde atendem a trabalhos realizados com tipos variados de amostras, com frascos e volume de diferentes tipos.

Já ao abordar a centrifuga de roupas, é um produto visado, principalmente, para as pessoas que não possuem máquinas de lavar e são opções mais viáveis que as secadoras, pois não entrega as peças totalmente secas e há necessidade de que a finalização da secagem seja realizada no varal.

Aspectos das lixadeiras industriais

A lixadeira industrial é um equipamento fundamental para realizar o acabamento em uma grande diversidade de materiais, principalmente metal e madeira. Além disso, são ideais para trabalhos de larga escala, em especial, devido à agilidade que apresentam no processo realizado.

Há diferentes tipos de lixadeiras, como a de cinta, que é aplicada previamente em prol de aparar farpas e arestas. Já a lixadeira de disco é mais compacta e atende a operações mais complexas, pois possui um disco circular de lixa, que fica acoplado a um motor de fiação posicionado na vertical.

Independentemente dos tipos aplicados, é importante prezar sempre pela manutenção periódica para garantir um bom funcionamento, pois acidentes com lixadeiras podem ser fatais.

Com as informações apresentadas ao longo do texto, é possível notar uma característica interessante no ramo industrial, que é a diversidade.

Por mais que existam setores distintos, ainda assim, há tipos de equipamentos que podem ser empregados com finalidades distintas, contribuindo com o custo benefício e otimização dos processos operacionais.