A movimentação de carga é um dos métodos mais utilizados nas indústrias, principalmente nos depósitos e armazéns que necessitam de muita carga e descarga e movimentação de todos os tipos de equipamentos e insumos.

Ela pode ser feita com a ajuda de máquinas mecanizadas e automatizadas, por equipamentos ou manualmente, dependendo do que será elevado ou mudado de lugar. Ela ajuda no transporte, na montagem e também na parte de armazenamento.

Esse serviço visa ajudar a logística do ambiente e agiliza todos os métodos de trabalho, pois visa melhorar as formas de movimentar no local e evita também esforços físicos quando as máquinas são usadas, pois não será necessário nenhum trabalho braçal dos funcionários.

Alguns equipamentos para movimentação são usados, como:

  • Guincho;

  • Guindaste;

  • Empilhadeira;

  • Ponte rolante;

  • Elevador de cargas;

  • Caminhão;

  • Ascensores;

  • E diversos outros.

Para que esse momento do universo industrial funcione, há diversos equipamentos e partes deles que ajudam a rodar esses sistema que facilita a rotina de trabalho dos profissionais que lidam com essa função.

E, por isso, hoje falaremos sobre alguns materiais que são necessários para que a locomoção no ambiente industrial seja válida. Acompanhe este texto e entenda mais sobre.

Equipamentos necessários para auxiliar a movimentação na indústria

Esteira Transportadora Industrial – Essa esteira conta com sistemas mecânicos móveis que permitem seu posicionamento ou sua mudança de direção quando necessário. Seus tipos mais básicos possuem quadros que “rolam” em uma série de cilindros metálicos e ficam abaixo desses itens.

Eles são estruturados em eixos que permitem a rotação dessa estrutura, que se torna um tipo de esteira transportadora de materiais e produtos, que são sempre empurrados para frente com seu sistema.

Esse maquinário costuma estar presente em diversos ramos, como os de construção civil, para movimentar sacos de areias e afins, produtores de sacarias e diversos segmentos da indústria, como o alimentício, automobilístico, etc.

A esteira ajuda a agilizar o trabalho dos funcionários e pode ser montada tanto em retas quanto em curvas, dependendo de sua necessidade.

Macacos hidráulicos – São usados também para movimentação de peças e estruturas. Eles podem içar ou rebaixar os objetos que necessitam de aplicação de forças em outros insumos, como barros e barras.

Ou seja, é um material essencial e que costuma necessitar sempre de conserto de macaco hidráulico, pois como carrega cargas pesadas por pressão, pode pedir diversos tipos de manutenção dependendo de como é usado e de seu estado.

É costumeiro encontrá-lo em ramos que precisam usar de muita força sem quase nenhum esforço, principalmente físico.

Comando hidraulico – É um componente de um circuito, também nomeado hidráulico. Ele controla e direciona o fluxo do óleo para todos os componentes atuadores necessários de uma máquina.

Isso ajuda na geração de energia hidráulica quando em movimento, que é transportada para os atuadores, que irão realizar variados serviços, assim como os cilindros e as prensas.

Com os usos de seus comandos, é possível que um operador profissional de controle possa mexer no equipamento com alavancas, comando ou botões.

Válvulas direcionais – É um equipamentos que muda seu estado. Ele possui uma “porta”, que abre e fecha quando necessário, acelerando e desacelerando os fluidos que passam por seu interior.

Há diversos tipos de válvulas, e sua função é ajudar os mecanismos de automação a melhorarem sua performance para uma movimentação de produtos mais apropriada no meio industrial.

Guincho – É um tipo de reboque que movimenta cargas através de tração. Ele costuma ser visto muito em estradas, carregando carros quando quebram ou necessitam serem levados para algum local.

Ele é equipado por um veículo com um serrilho ou por um rolo que deixa o cabo, constituído por uma corda de aço que guincha os produtos.

Alguns desses guinchos funcionam a base de energia elétrica, outros são manuais e acoplados ao material que será realocado e sua função é agilizar processos, principalmente quando ele está em formato mecanizado.

Conclusão

Dentro desse segmento da indústria há diversas possibilidades, assim como têm também variados tipos de equipamentos que auxiliam na locomoção industrial.

Seja qual ele for, saiba escolher qual terá em sua empresa. Estude seu próprio local e entenda sobre as melhores opções para o ambiente em questão, garantindo a escolha de equipamentos que farão toda diferença no ambiente.