A cana-de-açúcar é uma planta conhecida por seus grandes caules e folhas. Com essa planta é possível fazer dois elementos muito utilizados pela população: O açúcar e o álcool – seja combustível ou bebida.
Essa planta foi colhida por muito tempo de forma manual, com o uso do fogo como o facilitador de corte, que acabou por prejudicar o meio ambiente. Pensando nisso, foram implantados novos sistemas e diversas Peças para colhedora de cana.
Cana-de-açúcar: Características e funcionalidade
Em todo o mundo, a cana-de-açúcar é produzida e muito utilizada. No ramo industrial, ela é usufruída principalmente para finalidades de açúcar e álcool.
Após a colheita da cana, basta moê-la com um Compressor para que seu açúcar escorra para fora em formato de líquido, conhecido popularmente como “caldo de cana”.
Quando esse caldo é fervido, ele se transforma em açúcar. Se o caldo for fermentado, ele se transforma em álcool.
Por conta disso, a cana-de-açúcar faz parte de muitos processos industriais, o que levou a necessidade de inserir tecnologias nas fases de colheita e transformação.
O mundo da Indústria é marcado pela existência de diversas fábricas de derivados de cana-de-açúcar, na qual profissionais do mundo todo aproveitam seus recursos. A própria plantação pode ser entendida como um processo industrial.
Quando a planta é levada para as indústrias, elas aproveitam todas as partes da cana, até mesmo o bagaço, que atualmente pode ser utilizado como gerador de energia elétrica em pequenas escalas. Ou seja, a cana-de-açúcar é uma planta com muitas composições que proporcionam diversas funcionalidades.
Entre as características e benefícios da cana estão:
- Auxilia o fortalecimento do sistema imunológico;
- É ótima para o tratamento de diabetes;
- Hidrata o corpo e previne o envelhecimento da pele;
- É fonte de energia instantânea;
- Utilizada em tratamentos de câncer;
- Protege o sistema urinário;
- Diminui chances de ter pedra nos rins.
Colheita de cana-de-açúcar: Método tradicional
A colheita da cana-de-açúcar têm passado por longos períodos de evolução. Foi muito realizada da forma tradicional, com a queima do canavial. Nesse processo eram feitos os cortes da base, ponteiro e picagem, fazendo com que a palha da cana fosse descartada.
A colheita tradicional é realizada de forma prejudicial ao meio ambiente, emitindo dióxido de carbono na atmosfera que, por consequência, potencializa ainda mais o efeito estufa.
Por isso, a partir de leis e normas ambientais, houve a necessidade de modificar esse processo de colheita e a tecnologia teve papel fundamental nesse novo setor.
Com as mudanças, foram implantadas peças e ferramentas advindas até de processos de Injeção de peças plásticas que não prejudicam o meio ambiente, além de inúmeras novas máquinas, que podem ser programadas e automatizadas, trazendo várias vantagens para o mundo industrial.
Sistema de colheita mecanizada de cana-de-açúcar
Para evitar problemas ambientais e preservar o todo, foi criado um novo método de colheita e tratamento de cana, conhecido como sistema de colheita mecanizado.
Esse sistema é muito conhecido e é realizado por máquinas concretizam tarefas que eram feitas manualmente, ou seja, pelas mãos do homem. Tais máquinas, no entanto, não precisam ser potentes e grandes maquinários. Isso porque há a possibilidade de contar com o Bobcat, modelos de ferramentas em porte menor.
O método mecanizado trouxe diversos benefícios para a colheita da cana. São eles:
- Agilidade na colheita;
- Melhor qualidade da cana;
- Redução de custos;
- Segurança no trabalho;
- Não prejudica o meio ambiente;
- Diminuição de perdas de materiais.
As máquinas para a colheita de cana são automatizadas pela tecnologia e podem ser encontradas junto de Peças Manitou (peças para fins agrícolas e industriais).
Além disso, elas podem ser programadas a nível quantitativo e qualitativo, reduzindo o tempo de colheita além de otimizar os meios produtivos. Essas máquinas possuem grande rendimento e colhem muito mais cana do que na colheita manual.
O impacto da automação de processos
Por meio da substituição da mão de obra de colheita e tratamento de cana, por máquinas mecanizadas e especializadas, os acidentes em ambientes de trabalho reduziu de forma significativa.
Isso fez com que a integridade de muitos funcionários fosse zelada, além de melhorar a eficiência dos meios produtivos, uma vez que uma máquina pode ser programada e automatizada, produzindo mais elementos provenientes da cana-de-açúcar em um tempo menor.
Além da melhora no quesito segurança no trabalho e a eficiência dos meios produtivos, a inserção de máquinas mecanizadas para a colheita e tratamento de cana é considerado um dos fatores decisivos para a economia das indústrias.
Com essa substituição, as indústrias economizam com mão de obra e, principalmente, com indenizações por acidentes trabalhistas.
Além disso, com a utilização de maquinários, o meio ambiente passou a não ser mais prejudicado, principalmente porque não há mais a necessidade de queimar os canaviais, reduzindo impactos ambientais.
Assim, pode-se concluir, que a cana-de-açúcar além de ser muito rica em potencialidades, serve como fonte para derivados insumos utilizados no mundo todo.
Por meio da tecnologia e da automação de processos, a colheita e o tratamento da cana foram ampliados, resultando em um grande impacto industrial, principalmente nos meios de produção, que passaram a utilizar desse recurso com responsabilidade.
Assim, a plantação é preservada e utilizada para inúmeros fins, levando vantagens e auxílios aos mais variados segmentos.