A segurança nas indústrias é um assunto que está em constante discussão, a fim de se estabelecer meios de melhorar neste quesito.
Isso porque, o setor industrial acaba sendo líder em casos de acidentes e prejuízos provenientes da ausência de protocolos e procedimentos para evitá-los.
Mas, quais seriam esses procedimentos? Existem equipamentos que são essenciais para a segurança nas indústrias?
Ao longo deste artigo poderemos falar um pouquinho mais sobre esse assunto, então, se deseja saber mais basta continuar a sua leitura até o final!
A importância da segurança nas indústrias
Todos nós já escutamos falar sobre alguém que sofreu um acidente durante trabalhos em indústrias.
Os casos variam entre esmagamentos, intoxicações e até lesões, que ocorrem principalmente pela ausência de equipamentos de segurança no ambiente.
A grande questão é que no passado não existia tanta preocupação com o assunto, o que explica o alto número de ocorrências de acidentes com máquinas durante o trabalho.
O trato com o maquinário de produção requer uma série de cuidados específicos, que visam garantir que o trabalhador não se lesione durante o funcionamento.
Devemos nos lembrar que se trata de máquinas pesadas e fortes, e que qualquer descuido pode gerar acidentes, sendo necessário prestar muita atenção.
Mas, nem só de lesões é composto o alto número de incidências, já que a indústria também é um ambiente propício para casos de incêndios, especialmente quando esta trabalha com produtos inflamáveis, ou os equipamentos não recebem a manutenção adequada.
A grande questão é que, como já vimos, existem meios de evitar este tipo de ocorrência, já que atualmente contamos com muitos sistemas e equipamentos próprios para evitar acidentes.
No entanto, para que tudo realmente funcione é fundamental que nos atentemos ao conhecimento e a formação da consciência, já que sem estes não é possível garantir que os equipamentos terão a eficiência esperada.
Quais os equipamentos essenciais para esse setor?
Anteriormente foi possível conferir que a segurança nas indústrias depende de uma série de fatores, especialmente da colaboração das partes envolvidas.
Mas, no material de hoje o foco não será esse, já que aqui vamos direcionar para o setor de equipamentos, para que você saiba quais são fundamentais para o seu negócio.
Os equipamentos que descreveremos a seguir podem auxiliar tanto na segurança dos trabalhadores, quanto na manutenção de sua produção, o que ajuda também no setor financeiro.
Sendo assim, por mais que possa parecer um pouco caro de imediato, perceba que certamente vale muito a pena apostar nessa área.
Outro ponto que merece atenção é a qualificação, já que para manusear esses equipamentos é importante treinar a equipe, a fim de garantir máxima eficiência.
Para isso, você pode contar com os cursos online, que focam no aprendizado prático e rápido.
Dito isso, poderemos seguir com as informações a respeito dos equipamentos, confira!
1. Sistemas de combate a incêndios
Pode não parecer tão óbvio, mas o ambiente industrial é altamente propício para a ocorrência de incêndios, mesmo que não tenha nada aparente.
Um simples equipamento ligado a eletricidade já é suficiente para que um incêndio se inicie, e com uma alta quantidade de máquinas, qualquer tipo de intervenção se tornaria ainda mais complicada.
Além disso, não podemos nos esquecer que existem muitas máquinas que funcionam por sistema de combustão, o que também abre espaço para esse tipo de ocorrência.
Por isso, além dos tradicionais extintores de incêndio, sua fábrica também deve contar com sistemas mais avançados, que consigam detectar focos, por mais simples que estes sejam.
Este tipo de equipamento não é tão barato, mas é fundamental para garantir que os trabalhadores não sofrerão prejuízos, além de evitar possíveis perdas de produção e maquinário.
É importante salientar que atualmente existem algumas normas previstas em lei que determinam o uso de equipamentos de combate a incêndio em ambiente industrial, então também é importante investir para evitar possíveis penalizações!
2. Controle de uso de EPIs
Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) correspondem a um conjunto de equipamentos que tem por intuito garantir a segurança do trabalhador de forma particular.
Neste grupo podemos encontrar as luvas, os capacetes, os macacões, as máscaras e tantos outros equipamentos.
Atualmente existem leis que tornam obrigatório o uso de EPIs em indústrias, mas ainda existem muitas fábricas que não se atentam a essa necessidade e acabam permitindo que o trabalhador não use.
A grande questão é que a vistoria do uso de EPIs serve para evitar que os funcionários venham a sofrer acidentes, tais quais: lesões, feridas, quedas, intoxicações, entre tantos outros.
Existem coisas que apenas os equipamentos de proteção gerais não são suficientes para evitar, como é o caso de lesões na cabeça pela ausência do uso de capacete, ou até mesmo cortes nas mãos por falta de uso de luvas.
Por isso, se você deseja que a sua indústria seja o mais segura possível, se atente a disponibilidade e exigência do uso deste tipo de equipamento.
Tenha a certeza de que apenas o uso dos EPIs já te ajudará a controlar uma boa parte das incidências, então não deixe de investir!
3. Sistema de interrupção de segurança
Os sistemas de interrupção de segurança são muito úteis para áreas industriais, visto que servem para parar o funcionamento de máquinas ao notar algo incomum.
Neste tipo de sistema, o simples fato do trabalhador colocar sua mão próxima a lâmina já é suficiente para interromper o funcionamento, a fim de evitar acidentes.
Esse mesmo sistema também é muito útil para prensas, já que ao notar algo que não seja de metal na base, o equipamento logo é interrompido.
Esse tipo de equipamento também não é tão barato, mas se mostra fundamental para as indústrias, já que previne a ocorrência de acidentes em situações adversas.
Com esses 3 tipos de equipamentos a sua indústria já poderia funcionar com muito mais segurança, já que estaria livre das ocorrências mais comuns do setor.
Então, agora que sabe qual caminho seguir, o que acha de começar a investir nessa ideia?
Certamente será muito vantajosa para o sucesso de seu negócio e conforto de seus colaboradores!