A indústria e diversas empresas operam com uma série de máquinas e equipamentos, que são indispensáveis para o bom funcionamento do setor e as melhorias nos processos de produção.
Com o avanço tecnológico, foi possível aprimorar ainda mais os maquinários, automatizando os trabalhos no ramo e, ainda, permitindo maior lucratividade, com redução de custos, aprimoramento da mão de obra e minimização de acidentes.
Daí a importância de manter tudo em perfeito funcionamento, principalmente, os equipamentos elétricos.
Vale ressaltar que toda a linha de máquinas movidas à eletricidade deve ser desenvolvida com o máximo de cuidado, sempre respeitando as normas técnicas e prezando pela qualidade.
Por esse motivo, recomenda-se que as indústrias adquiram os equipamentos e dispositivos elétricos em fabricantes, empresas e empreendimentos renomados, que tenham experiência e reconhecimento no mercado.
Dessa forma, tem-se a certeza de um bom investimento, com garantia em todos os itens negociados.
Principais equipamentos elétricos usados na indústria
Existem vários equipamentos elétricos que são usados nas indústrias, contudo, os relacionados à iluminação são os mais comuns.
A torre de iluminação, por exemplo, é essencial para áreas pouco iluminadas e, por esse motivo, além do segmento industrial, ela também é instalada em trabalhos de construção civil, canteiro de obras e manutenções em estradas.
As torres de iluminação conseguem alcançar até 9 metros de altura, com 4000W de potência. Isso quer dizer que elas conseguem iluminar uma área de até 28 mil m2.
Entre as principais vantagens desses equipamentos, destacam-se:
- Facilidade de locomoção das torres;
- Praticidade de instalação e aplicação;
- Baixo custo de investimento;
- Presença de dispositivos de segurança.
Fora as torres de iluminação, outro equipamento elétrico muito usado é o exaustor portátil. Ele tem como principal objetivo promover a ventilação de ambientes, especialmente em áreas com riscos de contaminação e explosão por gases inflamáveis.
Devido ao seu tamanho compacto, o exaustor do tipo portátil é fácil de transportar e carregar, além de não precisar de grandes modificações estruturais para instalação.
Por fim, um dispositivo bastante comum nas indústrias e no ramo da construção civil é o trole para cabo de aço.
Apesar de não ser um equipamento elétrico, ele é indispensável para trabalhos em que é preciso aliar resistência e força.
Desse modo, o componente é usado para promover a suavidade no deslizamento de máquinas de grande porte, por isso, ele pode operar em conjunto com trava quedas retrátil de cabo de aço ou fita.
Em geral, os troles são fabricados com materiais metálicos de alta resistência, que são capazes de suportar grandes pesos, bem como intempéries, choques mecânicos e processos de corrosão. Ele ainda pode ser utilizado ao manutencionar equipamentos em alturas diversas.
Além disso, o dispositivo precisa estar em conformidade com a norma ABNT NBR 16325-1 B.
A importância dos compressores para o setor industrial
Voltando ao tema de equipamentos elétricos, o compressor de ar é um dos itens mais usados na indústria e na construção civil.
Ele é utilizado para a produção de ar comprimido, sendo possível o uso em diversas aplicações, como em ferramentas pneumáticas (furadeiras, chaves de impacto, retificadoras, cortadores, entre outros) e nas linhas de produção industrial.
Os compressores da indústria possuem alta capacidade e um reservatório próprio para armazenamento.
Além disso, eles têm grande porte, o que permite o uso do equipamento em diferentes ferramentas industriais.
No entanto, existem modelos do compressor para uso doméstico, como os próprios para pintura.
Devido à importância dos compressores para as indústrias, é recomendável realizar procedimentos de manutenção nos equipamentos, como forma de manter a funcionalidade e as perfeitas condições de uso.
Por isso, é necessário ter um cronograma de manutenção, incluindo medidas preventivas e corretivas.
Por fim, outro equipamento extremamente comum nas indústrias é o gerador. A principal finalidade da máquina é transformar a energia mecânica, química, solar ou qualquer outra, em energia elétrica.
Para isso, os geradores são constituídos por dois polos (positivo e negativo) e mantêm uma diferença de potencial para a produção de eletricidade.
Com os geradores, é possível manter a alimentação energética em todo o estabelecimento, mesmo em casos de pane com a concessionária.
Por esse motivo, além das indústrias, o equipamento é indispensável para locais em que não pode faltar energia elétrica, como os hospitais.
Os geradores também são usados em trabalhos de construção civil, eventos, centros comerciais e supermercados, bem como demais setores que operam com eletricidade.