No ramo industrial, é fundamental que muitos dos processos sejam mensurados por meio de medidores profissionais, procedimento chamado de medição. Dessa maneira, o produto final pode ter excelente resultado e, assim, ser comercializado com sucesso.
Equipamentos como o multímetro digital, fazem parte dessa enorme lista de ferramentas de medição usadas na indústria.
Para ter uma breve ideia, a medição ocorre em equipamentos que necessitam informar um valor exato, seja de peso, tamanho, valor, dentre outros detalhes importantes.
Geralmente, quando um desses aparelhos começa a falhar nos resultados de pesagem, como a balança, por exemplo, é necessária a medição, que deve ser realizada por um profissional qualificado.
Sendo assim, separamos algumas informações que você ainda não sabia sobre equipamentos de medição usados na indústria. Continue a partir dos demais tópicos.
Medição para balanças
O equipamento é um dos mais utilizados nos mais diversos setores do mercado, com o alimentício, farmacológico e comércios no geral.
Entretanto, o conserto de balança envolve a utilização de aparelhos para medição, assim como foi mencionado anteriormente.
Muitos produtos são vendidos com valores pré-medidos pelos fabricantes que, o que torna necessária a presença de uma boa balança. Mercadorias como pacotes de arroz e feijão são vendidos a granel, bem como o pão, carne, etc.
Existe uma lei específica que regulamenta a utilização de balanças, bem como sua calibração. O deste modo, a diretriz técnica para balanças é a portaria n° 236/94.
Neste regulamento são estabelecidos os defeitos máximos permissíveis para balança, classes de exatidão do equipamento além de outros requisitos técnicos imprescindíveis para o fabricante e o consumidor.
Os erros máximos permissíveis são definidos a partir de uma avaliação inicial, geralmente feita pelo fabricante, assim como para quando a balança já está em atividade. As balanças são devidamente fiscalizadas pelo INMETRO ou IPEM – Instituto de Pesos e Medidas.
Equipamento de medição elétrica
Já mencionado anteriormente, o multimetro pode ser analógico ou digital e é um equipamento eletrônico que serve para medir grandezas elétricas. Ele é muito utilizado em bancadas de serviços em laboratórios, centros de eletrônica ou em serviços a campo.
O aparelho possui diversas funções no âmbito da medição, tais como:
-
Voltímetro;
-
Amperímetro;
-
Ohmímetro;
-
Capacímetro
-
Frequencímetro;
-
Termômetro;
-
Entre outros.
Todos os itens acima são designados para setores elétricos, tanto de máquinas da indústria como equipamentos eletrônicos de uso doméstico.
Ainda assim, a usabilidade do multímetro de tecnologia digital se dá na medição de tensão alternada e contínua, resistência elétrica, corrente, dentre outras questões.
Ainda assim, para se usar esse tipo de medição, deve ser escolhida a escala de tensão contínua imediatamente acima da tensão aguardada na medição.
Sendo assim, para medir o nível de carga de uma pilha, por exemplo, onde se espera 1,5V, é recomendado selecionar a escala de 2000mV. Em contraponto, para medir a bateria de um carro, a escala de 20V deve ser designada.
Depois de selecionada, a ponta de prova vermelha é conectada ao positivo da bateria ou fonte de corrente continua e a ponta preta ao negativo e o mostrador do Multímetro Digital irá indicar a medida.
Instrumento para ensaio dielétrico
Muito parecido com o multímetro, o Hipot 60kv é um instrumento para medição de ensaios dielétricos de última geração. Ou seja, ele possui uma saída de tensão é ajustável, podendo chegar até 60.000 Volts de corrente contínua.
Ainda por cima, este tipo de equipamento empregado no setor industrial conta com um microprocessador incorporado, que permite programar a tensão, tempo, bem como a corrente de fuga máxima e a rampa de subida ou descida, assegurando a realização de ensaios mais sofisticados, de forma automática.
O item possui um display alfanumérico, onde é indicado o valor da tensão a qual é feita o teste. Desse jeito, a corrente que atravessa a amostra sob teste, o tempo e o número da isolação.
O equipamento também possui um LED que assinala a presença de alta tensão nos bornes de saída durante a medição, assim como outro LED bicolor, responsável por indicar o resultado do ensaio, podendo ser aprovado ou reprovado.
Por meio de um dispositivo Android (smartphone) é possível programar todos os parâmetros, como a corrente, tensão, tempo e rampa do hipot, assim como controlar os ensaios, de maneira remota.
Portanto, esses são alguns dos principais equipamentos de medição utilizados na indústria, uma vez que atendem às rigorosas exigências de segurança e exatidão em cada resultado.