Existem alguns materiais que são de extrema importância tanto na sociedade, como em outros segmentos, como é o caso da indústria, por exemplo. Um desses materiais é a mangueira, um elemento bastante versátil e útil para uma série de atividades do cotidiano.
Há vários tipos de mangueiras, com usos diferentes, materiais variados, assim como sua aplicabilidade. Devido ao uso intenso e importância desse material, esse artigo trará os principais modelos de mangueiras existentes e suas respectivas funções. Confira!
Você sabe o que é mangueira de sucção e onde ela é utilizada?
Existe um setor que compõe tanto o ambiente industrial quanto diversos tipos de peças, como a hidráulica.
A hidráulica estuda e organiza os fluídos quando estão em repouso e em movimento, verificando suas variáveis (temperatura e pressão, por exemplo).
Existem mangueiras hidráulicas que são fabricadas por elementos mais resistentes e podem ser utilizadas em tubulações. Essa mangueira de sucção consegue absorver vibrações, além de ter como revestimento o PVC.
Há algumas características do uso desse material, como sua versatilidade no uso em vários setores.
Por exemplo, ela pode ser utilizada (a depender do seu tipo de material) na irrigação, mineração, construção civil, drenagem, indústria de bebidas, dentre outros exemplos.
O uso de mangueiras para facilitar a agricultura
A irrigação envolve o direcionamento de água para um local especifico da plantação que necessita de água. Mas, essa prática poderia acabar aumentando o desperdício de água por inundar um local.
Por isso, com a prática da irrigação por gotejamento, é possível direcionar o uso da água de forma correta, com isso, o solo não iria inundar.
Esse método é considerado mais lento e atua por meio de gradação, mas é considerado muito eficaz. O uso da Mangueira para irrigação gotejamento, também conhecida como um tubo gotejador, possui uma extensão longa e é conectada.
O objetivo é aplicar de modo uniforme a água, atendendo a demanda de forma precisa, com a dose suficiente que a planta precisa.
Além disso, esse tipo de mangueira possui um sistema que é autolimpante, ou seja, fica muito difícil de obstruir o material com resíduos da água.
Desse modo, utilizando esse método, é possível tornar a produção mais eficiente, economizar água e direcionar a quantidade especifica para a planta.
O material que forma uma mangueira: o uso da borracha
A borracha é um material muito utilizado em diversos locais, como nas residências e, até mesmo, na indústria. Ela também está presente na confecção de algumas mangueiras.
A mangueira de borracha ainda pode ser acoplada com outros materiais que, ainda, aumentam sua resistência, como é o caso dos metais, por exemplo: cobre, cabos, fios, dentre outros.
Esse material ajuda a conduzir corrente elétrica de um ponto a outro, contribuindo para o aterramento. A mangueira, ainda, pode ter fibras e malhas, assim como telas, sendo um dos modelos de uso mais comum no cotidiano.
E como funciona o uso da Mangueira pneumática?
As mangueiras também podem ser conhecidas como se uso pneumático. Nesse caso, seu funcionamento se refere ao transporte de fluidos, de forma segura, para outros pontos de um sistema. Nesse sentido, a mangueira pneumática ainda consegue levar:
- Água;
- Óleo;
- Gases;
- Ar comprimido;
- Dentre outros materiais industriais.
Esse tipo de mangueira é bastante utilizado no funcionamento industrial, estando presente em diversos segmentos, como é o caso da indústria têxtil, de alimentos, o setor de automóveis, dentre outros exemplos.
O material é considerado bastante resistente, inclusive em elevadas temperaturas. Esse item ainda pode vir acoplado a elementos metálicos de ótima qualidade.
A importância e uso das mangueiras de silicone
O silicone, de modo geral, é bastante usado na indústria, principalmente por ser considerado um material versátil e bastante resistente. Além disso, seu contato com os seres humanos não oferece risco, desde que seja de forma externa.
Por conta disso, esse material está presente em diversos segmentos da saúde e ainda no setor de alimentos (embalagens).
A fabricação desse material, inclusive das mangueiras, segue requisitos de normas vigentes que possuem como objetivo garantir a segurança desse processo.
A mangueira de silicone também é resistente a solventes e pode compor vários materiais, como moldes de silicone, equipamentos da área da saúde, tubos de odontologia, aparelhos respiratórios, dentre outros.