A prensa consiste em um instrumento de trabalho, destinado a áreas industriais – especialmente no ramo metalúrgico e a manutenção em oficinas.
Entre suas funções estão a realização de furos, de cortes, de talhe ou a realização de estampo ou o uso da compressa, podendo ser atividades simultâneas ou não.
A utilização da prensa
A ideia é que ela realize a compressão de um material entre duas peças principais, por meio de movimentos de rotação que podem ser parciais ou totais.
Pode variar em tamanho, mas basicamente consiste em uma chapa reta, onde se dispõe o material a ser comprido.
Onde outra chapa mantida por um braço mecânico, deverá pressionar o material contra a chapa no qual havia sido disposto. É utilizada nas indústrias alimentícia, automobilística, têxtil e de construção civil.
É essencial para a construção civil, pois quando utilizada a prensa para ensaio de concreto, isto é, para a verificação da resistência do material, a compressão e a impactos e da quantidade de peso suportado.
Um de seus usos mais conhecidos, é de compressão de fardos de garrafa PET, alumínio e papel, entre outros materiais descartáveis, sendo essencial no setor reciclagem.
Por sua capacidade alta de corte, a prensa acaba sendo um equipamento de alta periculosidade e deve ser realizada uma apreciação de risco.
Identificado o nível de risco, apresentado por cada tipo de prensa, a fim de que nenhum acidente de trabalho ocorra.
Para tanto, seu manuseio deve ser precedido da tomada de medidas de segurança, como a utilização de equipamentos de proteção individual e da guarda de uma distância segura.
Conheça os modelos de prensas
A instrução correta do operador de prensa, a manutenção preventiva periódica da máquina e sua manutenção corretiva quando necessário, o posicionamento correto e estratégico, a sinalização de sua presença.
E a restrição do acesso de pessoas não qualificadas ao maquinário. A manutenção é essencial para que se verifique o funcionamento das válvulas de segurança.
Estas em prensas mecânicas (que evitam o acionamento acidental do equipamento) e dos calços de segurança.
Que freiam o funcionamento do martelo antes de se iniciar o trabalho. Atualmente, são ofertados pelo mercado diversos modelos de prensa, dentre eles:
1. Prensa mecânica
Pode ser de fricção, de engate de chaveta ou de freio e embreagem. Na prensa de fricção, há um martelo, cuja descida é propiciada por meio de um parafuso linear.
Que é colocado em funcionamento, através de dois volantes laterais verticais, que realizam fricção com um volante horizontal central, localizado na parte superior do parafuso.
A prensa de freio e embreagem, apresenta a vantagem de poder parar o martelo durante sua descida. Nela, o movimento do volante se dá por energia elétrica e o volante é ligado ao sistema de freio.
Em sua outra ponta, há um eixo que está fixado em uma bucha, inserida em uma biela (a biela consiste na peça que liga o material de tração ao martelo).
O que permite que o movimento seja linear. O acionamento da máquina, é feito por meio de um pedal ou de um comando bi-manual.
Isto é, as duas mãos do operador devem ser utilizadas para seu acionamento. A prensa de engate, é a mais empregada no Brasil e é a que apresenta menor custo.
Seu funcionamento se dá como o da prensa de freio, porém seu ciclo de trabalho é completo, não se podendo parar o martelo durante a descida.
2. Prensa manual
De dimensão muito menor que a das demais, pode ser usada por amadores para pequenos trabalhos e seu funcionamento é permitido pela aplicação de força manual.
3. Prensa tipográfica
Obsoleta nos dias atuais, era também conhecida como prensa de Gutenberg e foi responsável pelo início da imprensa. Foi com ela que se publicou o primeiro livro, por meio do uso de uma máquina.
4. Prensa pneumática
É bastante destinada ao estampo de tecidos, por meio da elevação de temperatura ou ao fabrico de suco de uva.
5. Prensa expeller
A prensa expeller é destinada à compressão de subprodutos cozidos de animais (ou seja, produtos descartados como ossos, sangue e tripas).
Após a compressão, o resultado permite a produção posterior de farinhas ou a separação de óleo da matéria-prima prensada.
6. Prensa hidráulica
Criada em 1795, é a prensa elétrica hidráulica é a mais utilizada na atualidade em geral. A compressão é permitida pela energia, gerada pelo movimento de cilindros a partir da transmissão de fluidos (geralmente óleo), entre eles