Ao fazer a compra de um produto eletrônico ou eletrodoméstico, que são produtos duráveis, o consumidor deve estar ciente de que haverá a possibilidade de precisar, em algum momento, de uma assistência técnica de algum tipo, pois avarias em produtos de longa duração podem acontecer.Dois dos produtos comuns em ocorrência de defeitos técnicos são aparelhos de TV e impressoras.
Alguns cuidados, como a manutenção preventiva, podem ajudar, mas, às vezes, são defeitos de peças internas que realmente apresentam mau funcionamento, prejudicando o uso do aparelho em questão.
Para garantir que os aparelhos serão consertados com as peças corretas para voltar ao seu pleno funcionamento é importante procurar o serviço da própria marca, como a assistencia tecnica lg.
Os produtos têm garantia mínima de três meses pela legislação, tempo em que é possível levar o objeto à assistência dele, mas é comum que as marcas ofereçam pelo menos um ano de garantia.
Para estender esse prazo, tendo uma cobertura ainda maior, é recomendado que o cliente faça adesão da garantia estendida.
Por um valor separado, incluído opcionalmente, é possível evitar problemas futuros, sabendo que, em caso de defeito, o serviço será feito com peças originais e profissionais habilitados.
No entanto, existem cuidados que podem ser tomados para garantir vida mais longa ao produto para que ele não precise dos cuidados da assistencia lg.
Manutenção preventiva
Para garantir o pleno funcionamento dos equipamentos é necessário tomar certos cuidados com eles durante o uso. A impressora é um equipamento que pode ter problemas devido à sua utilização com frequência.
Equipamentos de uso profissional, em escritórios, precisam ser avaliados por um profissional a cada seis meses.
Os aparelhos de uso doméstico não precisam de uma frequência tão grande. A manutenção de impressoras desse tipo podem ser inspecionadas uma vez por ano.
Esse serviço tem três etapas: limpeza, na qual as peças são desmontadas e lavadas; lubrificação, etapa em que as peças recebem um produto específico para esse objetivo; por fim, é feita a regulação e calibração das peças, de modo que possam ser novamente encaixadas para que o aparelho volte ao seu funcionamento perfeito.
É importante ressaltar que, mesmo com a manutenção preventiva, o equipamento pode dar defeito e nesse caso será necessário levar o produto a assistencia tecnica de impressora da marca.
Dicas de boa utilização
Além da manutenção técnica, existem dicas de boa utilização do equipamento que podem aumentar mais ainda a vida útil do produto:
- Ligar o aparelho a um estabilizador;
- Não ligar e desligar o aparelho com frequência;
- Não deixar o aparelho parado por muito tempo;
- Faça a troca de cartuchos e toners da maneira correta.
Ligar o aparelho a um estabilizador pode garantir a proteção contra quedas de energia, que podem prejudicar o funcionamento interno.
A recomendação é que se o uso da impressora for muito frequente, o ideal é deixar ligada permanentemente, porém se o aparelho for utilizado de maneira esporádica, ele pode ser ligado só nessas ocasiões.
Para evitar a parada do equipamento por falta de uso, é recomendado não deixar ele muito tempo sem nenhuma impressão. Mesmo que não haja nada para imprimir, é possível fazer o teste automático do equipamento.
Na hora de fazer a troca de cartuchos e toners é importante seguir todas as especificações do fabricante para evitar problemas.
A assistencia tecnica autorizada se diferencia da assistência técnica especializada na ligação com o fabricante.
A primeira é um estabelecimento autorizado pelo fabricante do produto para atender às demandas dentro dos períodos de garantia estabelecidos por lei, por contrato ou por aquisição do cliente.
Já as lojas de assistência técnica especializada são empreendimentos independentes que realizam serviços de manutenção de aparelhos fora da garantia mediante pagamento pelo usuário do serviço.
O período de garantia mínima estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor é de três meses, período em que o consumidor tem direito de levar o produto até a autorizada.
Além desse período obrigatório por legislação, a própria marca pode oferecer um período maior de cobertura chamado de garantia contratual.
Uma rápida procura por “assistencia tecnica tv”, por exemplo pode revelar que esse período costuma se estender de um a três anos em casos como esse, mas isso depende de cada fabricante.
A garantia estendida funciona como um seguro e pode se estender por prazos diversos.
Dentro dos prazos de garantia, o fabricante deve consertar o produto em até 30 dias. É importante ressaltar que a garantia cobre apenas defeitos de fábrica. Avarias causadas por utilização incorreta do aparelho não serão cobertas.