Você sabe como os equipamentos hidráulicos funcionam? Nas indústrias, eles possuem uma série de aplicações que são fundamentais para linhas de montagem variadas.
Dessa forma, cada componente apresenta uma importância muito grande com relação à produção industrial contemporânea.
No artigo a seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre alguns dispositivos hidráulicos e entender como seus mecanismos contribuem para diversas demandas nas fábricas e indústrias de diferentes segmentos.
Energia mecânica
A Válvula direcional, indispensável na construção de sistemas hidráulicos e pneumáticos, têm como principal finalidade direcionar o fluxo de um determinado fluido por vias distintas, conforme as necessidades do procedimento em questão.
O aparelho tem, geralmente, entre duas e cinco vias, que são controladas por meio de uma chave que pode obstruí-las ou liberá-las.
Esse fluxo por caminhos distintos é possível graças ao mecanismo da valvula. Para você entender melhor como esse dispositivo funciona, imagine que estamos falando de um sistema direcional que recebe ar comprimido.
No cabeçote de trás do cilindro pneumático, temos a primeira via conectada, enquanto a segunda via se liga ao cabeçote da frente.
Ao manipular a chave que fica dentro do equipamento, é possível liberar a passagem para que esse ar comprimido passe por determinadas vias. Ao selecionar a chave na posição 1, a via 1 é liberada, e assim por diante.
Essa energia mecânica gerada pelas válvulas direcionais é obtida por meio do ar comprimido e oferece uma série de vantagens para os procedimentos industriais onde pode ser aplicada.
Não é necessário, por exemplo, a influência de uma força externa para fazer o êmbolo recuar até que chegue, finalmente, à sua posição de início.
Redução de velocidade rotacional
O Redutor planetário, por sua vez, é uma ferramenta fundamental quando o objetivo é realizar a redução de velocidade rotacional em um determinado sistema de acionamento, que está conectado a algum equipamento do processo. O torque transmitido, com isso, é elevado.
Seus componentes principais são:
- Carcaça;
- Engrenagem solar;
- Engrenagens planetárias;
- Anel de engrenagem.
Como os equipamentos de rotação devem obedecer a velocidade que atende às demandas de determinadas linhas de montagem e produção, é importante haver um controle preciso e prático sobre esse valor.
Por isso, o redutor é fundamental: além de assumir formas distintas, como deslocadores de engrenagem, transmissões simples ou caixas de engrenagem, apresenta alto nível de segurança mecânica ao reduzir a velocidade de rotação.
Os motores de passo e os servo motores são os mais aplicados na motorização desse tipo de aparelho industrial, de modo que o eixo se fixa ao motor graças à presença de um flange e de acoplamento.
Entre as propriedades mais importantes desse dispositivo de redução, podemos destacar:
- Folga de torção reduzida;
- Nível de ruído reduzido;
- Grau de rigidez elevado;
- Inércia reduzida;
- Alto padrão de qualidade.
Além disso, o enquadramento às normas, a fácil montagem e a qualidade do movimento realizado são fatores determinantes na escolha desse tipo de dispositivo, especialmente quando a demanda é mais rigorosa. Podemos, ainda, citar que o equipamento não é tão pesado, pois apresenta tamanho compacto.
E não é só isso! Esses redutores são indispensáveis, pois fornecem alto desempenho e amplitude de aplicação. Dessa forma, eles ainda apresentam rotação de entrada e saída no mesmo sentido e os números de razões de transmissão são distintos.
O custo baixo unido a uma posição livre de montagem selam o seu uso como um dos mais essenciais para os dias de hoje nas fábricas.
Medindo espessura de paredes
A Medição de espessura por ultrassom, por sua vez, permite que uma parede, um tubo ou uma chapa possam ter seu valor de espessura revelado de forma precisa.
Esse procedimento consegue apontar dados muito importantes sobre a estrutura, como a detecção de perdas por corrosão, sem que haja a necessidade de acessá-la diretamente.
Desse modo, tanques, vasos de pressão, tubulações e outros equipamentos podem ser melhor avaliados. Mas como isso funciona? Como indica o nome, é utilizado um leitor do chamado ultrassom, frequências acima de 20KHz, que as detecta de forma automática. Isso porque os ouvidos humanos não são capazes de ouvir essas vibrações.
Com base nessa inspeção, é possível avaliar as informações sobre a parede, verificando as espessuras de aparelhos diversos que fornecem as reflexões provenientes de seu interior como base para detecção de dados variados.
Todos os equipamentos utilizados nos procedimentos industriais, independente do segmento, pois devem contar com os devidos registros, obedecer às normas regulamentadoras e não podem ser operados por pessoas que não sejam capacitadas. Além disso, é importante garantir a qualidade de produção de cada item.