O ferro é, atualmente, o metal mais usado no mundo. Sozinho, ele corresponde a 95% da produção de elementos metálicos ao redor do globo.
Apesar disso, ele não é encontrado em estado puro na natureza. O elemento, usado na fabricação de itens como a chapa de ferro, é obtido a partir de processos de purificação de outras minérios, tais como:
- Hematita (Fe2O3);
- Magnetita (Fe3O4);
- Siderita (FeCO3);
- Limonita (Fe2O3.H2O);
- Pirita (FeS2).
Ao fim deste processo, é obtido um material que é amplamente usado por indústrias de todos os segmentos.
Quais são as principais utilizações do ferro?
Construção civil, indústria metalúrgica, empresas químicas. Estes são alguns dos ramos que podem utilizar o ferro e seus derivados em suas rotinas produtivas. Confira algumas das principais aplicações deste metal:
1 – Fabricação de ligas de aço
O aço é um dos materiais mais usados em todo o mundo. Versátil e resistente, ele é a matéria-prima de uma série de itens.
Entretanto, o que nem todos sabem é que ele é um derivado do ferro. Na verdade, o aço nada mais é do que uma liga metálica, formada pela união do ferro com outros elementos, que podem ser metálicos ou não metálicos.
Neste processo, é possível corrigir uma das principais desvantagens do ferro: o fato de que ele se oxida facilmente. Deste modo, surgiu o aço inoxidável, que também tem aplicação em diversos segmentos econômicos.
2 – Constituição de estruturas na construção civil
O chamado concreto armado é uma das principais maneiras de estabelecer estruturas de edifícios.
Trata-se de peças de aço, unidas com a ajuda de uma máquina de solda, combinadas com concreto.
Esta combinação torna a estrutura mais durável, além de mais resistente contra elementos externos, sendo que o aço é o responsável por fazê-la resistir a um dos principais: os ventos.
3 – Confecção de tubos para transporte de fluidos
Tanto em fábricas quanto na construção civil, há uma série de rotinas que demandam o transporte de fluidos, que podem ser líquidos ou gasosos.
Os tubos de aço, que levam ferro em sua composição, estão entre os mais usados para isso: a resistência da liga permite que ele transporte diversas substâncias de forma confiável e segura.
Além disso, imóveis mais antigos contavam com canos de ferro galvanizado para transportar água. Entretanto, o aparecimento de ferrugem, bem como o risco de vazamento, fizeram com que este item caísse em desuso.
4 – Produção de recipientes industriais
O aço inox é a melhor opção de material para produzir recipientes cujo uso demanda um padrão de higiene elevado. É o caso de indústrias dos ramos alimentício e químico, que afetam diretamente a saúde da população.
Por conta disso, boa parte dos equipamentos destas empresas são feitos de aço inoxidável. Ele é tão higiênico que a legislação sanitária exige que estabelecimentos da área de alimentação, como bares e restaurantes, equipem suas cozinhas com itens feitos a partir dele, como a bancada de aço inox.
5 – Aditivo para polímeros
O pó de ferro é um dos produtos derivados deste material que estão disponíveis no mercado. Ele é muito usado na construção civil, servindo como contrapeso para portões e elevadores, base de pilastras, concreto travado, piso intertravado, e muito mais.
Entretanto, ele também pode ser usado na indústria química. Nestas situações, ele assume a função de aditivo em determinados polímeros: é ele, por exemplo, que cria o efeito magnético em tintas que atraem imãs.
Do mesmo modo, ele pode ser usado para a fabricação de substâncias usadas no processo de purificação da água, além de elemento de formação da liga de alumínio, deixando-a mais forte.
6 – Produção de itens de uso doméstico
Por fim, o ferro também é usado na fabricação de uma série de itens de uso cotidiano, presentes nos lares de todo o mundo.
Normalmente, ele está presente na cozinha: como este metal é um excelente condutor de calor e é de simples higienização, ele costuma ser usado para fabricar chapas e panelas.
O ferro, contudo, não costuma estar presente em eletrônicos. O motivo é simples: há outros metais que desempenham melhor o papel de condutores elétricos, como o cobre e a prata.
Deste modo, estes materiais são os preferidos para constituir os circuitos elétricos tanto de itens simples, com smartphones e televisões, quanto dos mais complexos, como a inversora de solda.