A balança surgiu, aproximadamente, no ano 5.000 a.C e foi criada pelos egípcios, que a inventaram pela necessidade de pesar o ouro. De qualquer maneira, ela estava muito presente naquela sociedade. No “Livro dos Mortos” é contada uma versão egípcia do “Julgamento Final”.
Narrando que depois que eles morriam, seus corações eram colocados sobre um dos pratos da balança e o lado que ficasse mais pesado definia para onde o espírito do morto iria.
A balança refere-se a um instrumento, que serve para pesar massas e que estabelece equilíbrio entre os pesos de dois corpos.
Existem diversos modelos, como as industriais, comerciais e as de laboratório. As balanças comerciais, geralmente, são encontradas em supermercados, mercearias e padarias.
São incorporadas a uma máquina calculadora, onde o vendedor ou os clientes realizam a relação entre o peso e o produto, obtendo o custo.
Outros ambientes que, geralmente, as balanças são encontradas são em laboratórios, locais onde são realizadas análises, pois o auxílio desse instrumento, resulta na precisão do que foi pesado.
Por que a calibração de balança deve ser feita?
Além disso, em residências também é muito comum possuir balanças para fins culinários. Sobre seu funcionamento, é importante ressaltar a importância de calibrar balança.
Que é uma importante atividade de manutenção, na qual é feita uma comparação quantitativa, realizada pela verificação da leitura através do teste de colocar um peso sobre o prato.
A calibração oferece diversos benefícios, e alguns estão listados a seguir:
- Economia nos custos, pois evita desperdício;
- Melhoria no lucro, visto que a interpretação dos resultados melhora os processos;
- Conformidade, porque facilita a aprovação sem gerar problemas internos ou externos;
- Medição precisa, já que as medições realizadas em um local devem ser compatíveis com as realizadas em outros ambientes;
- Detecção no desgaste dos equipamentos, pois todos os equipamentos envelhecem, entretanto, com a metrologia e calibração periódica, fica mais fácil de detectar as oscilações;
- Garantir um bom resultado na fiscalização do INMETRO.
Vale lembrar que apesar do certificado de calibração ser válido por um ano, esse tempo não é suficiente, pois os impactos gerados por uma balança sem manutenção são imensos.
Podendo ser muito maiores do que o custo para calibração propriamente dita. Um dos modelos, é a balança de precisão, um dispositivo de alta sensibilidade que precisa ser usado em ambientes fechados.
Entenda o funcionamento de alguns modelos
Essa balança é utilizada para medir a massa de sólidos e líquidos não voláteis, sendo, geralmente, usadas em laboratórios.
Esse tipo possui duas opções: a balança analítica, que possui precisão de 0,1 micrograma à 0,1 miligrama e a semi-analítica tem precisão de até 0,001 gramas.
Para que os resultados sejam sempre coerentes, é imprescindível calibrar balança de precisão e isso deve ocorrer antes da primeira pesagem do dia ou toda vez que ocorrer a variação de temperatura do ambiente.
Esse processo é feito com o prato da bandeja vazio e limpo, e com o visor no valor zero; depois o processo deve seguir a mesma execução das demais.
Outro modelo bastante frequente, é o da balança digital, que é carregada por uma fonte elétrica ou por baterias.
A leitura da massa, é feita por uma bobina que transforma o peso, também conhecido como energia mecânica, em corrente elétrica.
Através de um processador analógico é identificada a corrente em dados digitais, enviando a um display para a leitura do operador.
É muito comum pesquisar sobre balança digital preço e a respeito disso, podemos afirmar que existem diversas balanças digitais com diferentes finalidades.
Refletindo diretamente no preço delas, variando em média, de 30 reais as de controle corporal, e as de cozinha até 200 reais, dependo da marca.
Já as balanças comerciais, estas podem ter o valor variado de 100 reais até 500 reais, em média. Com o desenvolvimento da tecnologia, surgiram diversos outros modelos.
Como, por exemplo, a balança de precisão digital, aplicada geralmente:
- Em indústrias, para fins de pesagem de cargas máximas;
- Em laboratórios, para pesagem de ingredientes ou amostras;
- E também em comércios, para conferência de mercadorias.
Para auxiliar na manutenção, existe um regulamento técnico para o funcionamento das balanças, a portaria n° 236/94. Nesse regulamento, são estabelecidos requisitos técnicos importantes para o fabricante e usuário.
Que são praticados pelo INMETRO ou IPEM (Instituto de Pesos e Medidas). Portanto, não há dúvidas da importância das balanças para a sociedade e de sua calibração regularmente para a obtenção de bons resultados na precisão e economia.