O aço é uma liga metálica, composta basicamente por ferro. É possível identificar em sua composição determinados elementos químicos.

Sendo aproximadamente, 0,5 a 1,7% de C (carbono), 98,5% de Fe (ferro) e traços de P (fósforo) Si (silício), e S (enxofre).

A importância do aço na indústria

O aço ainda pode ser aplicado na composição e na fabricação de outros tipos de ligas metálicas, com diferentes propriedades que podem ser utilizados de acordo com a necessidade, como o aço carbono.

Como exemplo, o aço inoxidável, que é composto de 74% de aço comum, 18% de Cr (cromo) e 8% de Ni (níquel).

Como o próprio nome indica, o aço inoxidável não se oxida e não sofre corrosão facilmente, como ocorre com o ferro, por exemplo.

Isso ocorre em razão da presença da porcentagem de 18% de Cr (cromo), em sua constituição. Este material possibilita que o metal reaja com o oxigênio do ar.

E, ao formar uma fina e invisível camada de óxido de Cr (cromo), dificulta que o ferro e aço sofram corrosão.

É, portanto, responsável pela não formação de ferrugem nas superfícies metálicas (tornando-o, então, altamente impermeável e muito utilizado).

A adição do níquel ao aço inox, promove ductilidade, isso quer dizer que o elemento químico permite que seja trabalhado em sua superfície.

Além disso, permite que o aço tenha resistência contra altas temperaturas e soldabilidade, otimizando sua resistência geral. O aço inoxidável também é denominado de aço inox.

Existem vários tipos desse aço e cada um é determinado para o uso específico. Este material é utilizado em diversos modelos de máquinas e apresenta variadas utilizações:

  • Instalações hospitalares;
  • Construção civil;
  • Eletrodomésticos (fogão, geladeira, micro-ondas);
  • Revestimentos de elevadores;
  • Corrimões de escada;
  • Segmentos de cutelaria (talheres, panelas, baixelas);
  • Peças para automóveis;
  • Equipamentos sanitários, pias e móveis;
  • Equipamentos náuticos.

Como o aço pode ser utilizado?

Nas construções e edificações, é utilizada para cobertura, acabamento e revestimento desses projetos arquitetônicos. Suas aplicações são explicadas por suas características.

De serem resistentes à corrosão, resistentes à oxidação, possuírem estrutura robusta que ameniza impactos, alta durabilidade contra mau tempo e qualquer condição climática, que seja mais intensa e adaptam-se com facilidade em significativas mudanças meteorológicas.

Essas características do material, garantem que a estrutura não seja comprometida. Nas áreas farmacêutica e química, é muita utilizada por ser um material antioxidante, ou seja, que evita a contaminação.

Portanto, são aplicadas em ambientes de confecção de equipamentos médicos e em bandejas, para revisão de medicamentos e capelas para manipulação de produtos farmacêuticos e químicos.

As chapas também podem confeccionar mesas de aço inox para cozinhas industriais, açougue, lanchonete, padaria e estabelecimentos, que o alto nível de higiene é exigido, principalmente por normas técnicas.

A chapa de aço inox é desenvolvida para ser aplicada, geralmente, nos setores da indústria, especificamente nos segmentos da construção civil, da área farmacêutica e da área química.

O inox também pode ser a matéria-prima para a fabricação do cilindro laminador. Trata-se de uma máquina com um sistema de dois rolos – ou cilindros.

Que, com simples acionamento em uma espécie de volante, na área frontal da máquina, estes rolos se movimentam com praticidade em um processo de abertura e fechamento.

Entre esses rolos há uma distância que, quando algum material passa por eles, ocorre a diminuição da espessura desse material.

É um equipamento bastante utilizado em cozinhas industriais, panificadoras e hotéis. Isso se deve a característica principal dessa máquina: oferecer rapidez e praticidade em sua função de laminador.

Essa função ocorre, principalmente, com as massas pesadas que fabricam, por exemplo, pães, pizzas e os macarrões de diversos tipos e formatos.

Esse equipamento é capaz de funcionar com até 7kg de massa ao mesmo tempo, por isso, é muito utilizado nesses estabelecimentos, onde a demanda desses alimentos é mais alta.

O inox também pode servir como fonte de fabricação para os pinos extratores. Trata-se de pinos em formato cilíndrico.

Estes com cabeças retilínea que tem a finalidade de extrair as peças do molde, fechando-o e retornando-o para o conjunto extrator.

Sua função específica, dentro da estrutura interna do molde, é executar a extração de determinado produto sem comprometer a sua integridade, gerando deformações.

Eles então, em interação direta com a matéria-prima e tem de serem localizados com exatidão e precisão, dentro da estrutura do molde.

Importante para que não deixe marcas visíveis na superfície do produto. Quanto melhor o ajuste dentro do comprimento do molde, menos visível será.