As indústrias são compostas de muitos elementos, componentes e equipamentos que quando junto são responsáveis por uma produção mais qualificada e também com um grande desempenho.
Assim, o conhecimento desses equipamentos são fundamentais, afinal, entendemos que o climatizador portatil industrial é responsável por tornar o ambiente mais agradável, já as esteiras transportadoras são fundamentais para a movimentação de cargas dentro da indústria.
Fora isso, existem métodos que podem ser usados nos próprios elementos de produção. Neste sentido, o presente artigo tentará abordará alguns componentes, equipamentos e métodos que podem ser usados pelas fábricas dos mais variados setores, sejam eles químicos, alimentícios, entre outros.
O processo de galvanização
Um dos materiais mais usados nas produções de componentes diversos são os metálicos, e alguns dessas ligas metálicas precisam de resistência e neste processo que entra a galvanoplastia.
A galvanoplastia consiste em recobrir peças metálicas por um outro tipo de metal, geralmente, resistente a corrosão por meio de uma eletrólise.
Portanto, é uma técnica industrial, que por meio aquoso e elétrico cobre uma determinada peça metálica com outro metal.
O objetivo da galvanoplastia tem o objetivo de:
- Adquirir resistência a corrosão;
- Dar maior durabilidade a peça;
- Aumentar condutividade elétrica ou térmica;
- Ampliar a espessura da peça.
Existem vários tipos de galvanoplastia sendo usado em variadas peças, seja de motor de puxar agua preço, engrenagens, entre muitos outros processos.
Alguns processos são a cromagem que recobre a peça com crômio, prateação recobrimento com prata, douração recobrimento com ouro, zincagem recobrimento com zinco, estanhagem recobrimento de estanho e niquelagem recobrimento de níquel.
Abaixo falaremos sobre as bombas industriais que são tão importantes para o bom desenvolvimento dos processos.
As bombas industriais
As bombas industriais são importantes para os mais variados setores da indústrias atuando, principalmente, o bombeamento de fluidos, a transferência de fluidos, sejam líquidos, gases e até pequenos sólidos.
Existem diversos preço de bombas de água e industriais e que atuam nas mais variadas consequências entre outros.
Abaixo falaremos sobre algumas das bombas industriais que apesar das suas diferenças atuam com um motor ou turbina que por meio da trabalho mecânico transforma em energia.
1. Bombas de engrenagem
As bombas de engrenagem são uma das mais usadas nas indústrias, principalmente, por conta da sua versatilidade. Ela opera em diferentes líquidos e características como ambientes corrosivos, tóxicos e de alta, média e baixa viscosidade.
Elas podem ter uma versão de bomba submersa o que favorece sua grande versatilidade. Podem atuar nos mais variados setores como siderúrgico, têxtil, metalúrgico, alimentício, entre outros.
2. Bombas centrífugas
As bombas centrífugas são usadas para a transferência de altos volumes e fluidos, porém, tem menos versatilidade que as de engrenagem.
Estas são usadas mais em transferência com fluidos limpos, de densidades próximas da água e que são pouco agressivos.
3. Bombas pneumáticas
As bombas pneumáticas são usadas em maior escala em indústrias de grande porte, mas não somente, são usadas para processos sanitários também, principalmente porque oferece facilidade em fluidos de difícil bombeamentos.
Seu uso é muito recomendado principalmente porque evita falhas na operação e atua como dissemos em muitos ambientes como em líquidos de diferentes tipos de viscosidade, bombeamento de água e substâncias sólidas, além da operação de líquidos corrosivos, químicos, inflamáveis, ou abrasivos.
Abaixo falaremos sobre os processos de usinagem que são usadas na indústria. Lembrando, em todos os aspectos da indústria é fundamental o uso de equipamentos de proteção individual, os chamados EPI’s, como capacetes, botas, luvas e linha de vida.
O processo que abordaremos abaixo são um dos que mais precisam dos equipamentos de segurança.
Os processos de usinagem
Os materiais metálicos são o mais usados dentro das fábricas e para que ocorra a sua moldagem é usado uma técnica conhecida como usinagem.
A usinagem é um processo de modelagem de equipamentos metálicos que tem como método o uso do desbaste mecânico por meio de uma ferramenta. Esse desbaste dá origem tanto há peças como ferramentas.
Podem ser usados diversos processos de usinagem para que a peça seja única, e perfeita.
Entendemos, portanto, que as indústrias para se manterem precisam arcar com uma série de procedimentos e máquinas e todas elas são necessárias para que a qualidade e a segurança sejam atingidas e principalmente para que o faturamento seja assegurado.