A indústria é o local onde ocorre a fabricação de diversas peças, que são encaminhadas e utilizadas em diversos segmentos após sua fabricação.
Geralmente, é na indústria que o trabalho com metais acontece de forma mais intensa, já que existem dois segmentos industriais voltados especificamente para metais: a metalúrgica e usinagem.
Esses setores podem abranger desde o procedimento de extração do metal até sua fundição e técnicas de moldagem. Por possuírem resistência e durabilidade como características, os metais podem ser utilizados por diversos segmentos com frequência, em variadas aplicações.
Uma dessas aplicações se refere à fabricação de equipamentos para o transporte de pessoas de um lado a outro, assim como elementos que favoreçam a acessibilidade.
Ficou curioso para conhecer mais sobre esses equipamentos?
A importância dos metais para transporte de cargas
Seja dentro da indústria ou em outros ramos como o da construção civil, o uso de cargas é frequente, assim como o trabalho com seu deslocamento e manuseio.
No caso dos funcionários que precisam trabalhar com altura, é necessário ter um elemento de elevação que geralmente é metálico.
Um desses materiais é o Elevador de carga, que atua no deslocamento de pesos de forma segura e confiável. Até porque, a grande preocupação do negócio é como realizar esse deslocamento de forma eficiente, mas que garanta a segurança, tanto de quem transporta como da carga.
Isso ajuda inclusive a evitar danos financeiros à empresa. Por conta dos regulamentos da segurança do trabalho e das especificações estabelecidas pela ABNT em relação ao deslocamento de cargas, é necessário que esse material seja supervisionado, assim como estabeleça uma relação de segurança quanto ao próprio elevador e os envolvidos nesse processo.
Ou seja, os processos de cuidado e atenção começam desde muito cedo, a partir da extração do metal que será utilizado no equipamento até seu funcionamento.
Vale ressaltar também que o elevador pode ser utilizado em ambientes tanto comerciais como residências, por exemplo, em edifícios, no transporte dos moradores.
Isso garante maior velocidade e rapidez no transporte, assim como facilita a locomoção de idosos, crianças, pessoas com deficiência e ainda, pessoas que moram em andares elevados.
Independente de qual será a usabilidade do elevador, é fundamental realizar sua instalação e compra com uma empresa responsável, assim como realizar a manutenção com frequência desse material, verificando alguns pontos, por exemplo:
- Os cabos de transporte;
- A cabine do elevador;
- Os botões acoplados à máquina;
- Os contatos de emergência;
- Quadro elétrico e de comando.
Outro elemento importante que ajuda no deslocamento e movimentação de cargas, tanto em indústrias como em alguns segmentos como o setor alimentício e o do varejo é a plataforma.
Existem diversos modelos de plataforma, disponíveis no mercado, como é o caso da plataforma elevatória, telescópica ou articulada, por exemplo.
Cada uma possui uma especificidade técnica, mas o que todas têm em comum é sua capacidade e eficiência no deslocamento de cargas pesadas.
Promoção de acessibilidade
Dentro da indústria, o uso das rampas também são importantes não somente pela acessibilidade, mas para facilitar o deslocamento de cargas que podem ser grandes e pesadas. Por isso, um exemplo de uso é a Rampa para doca, que também é um elemento metálico e bastante resistente.
Acessibilidade representa tornar uma ação acessível e mais fácil para todos os tipos de pessoas, incluindo pessoas com deficiência.
Infelizmente, muitas pessoas com deficiência sofrem pela falta de acessibilidade, por exemplo, se desejam se deslocar pelas ruas ou utilizando o transporte alternativo.
Por isso, existem alguns elementos que foram confeccionados para ajudar nesse deslocamento e facilitar o cotidiano de quem tem algum tipo de deficiência em locomoção.
Um exemplo é a utilização de rampas tanto nas ruas como no acesso aos locais, para facilitar o deslocamento principalmente de cadeira de rodas.
Mas, ainda sobre a acessibilidade e sua importância, a constituição federal garante o direito aos portadores de qualquer tipo de deficiência, para que ocorra inclusão de adaptação para facilitar o dia a dia dessas pessoas.
Por isso, uma opção pode ser utilizar a Plataforma para cadeirante tanto em centros comerciais como no transporte público. Essa plataforma pode ser acoplada a um procedimento de descida e subida do ônibus ou transporte público, que é acionada pelo motorista.
Além disso, dentro do transporte público também é possível encontrar um espaço para a cadeira de rodas, com cinto de segurança instalado.