O processo de produção de chapas pode apresentar variedades e adversidades. Neste contexto, a laminação é um dos métodos mais explorados, seja para produtos não planos ou planos, que é justamente onde as chapas se enquadram.

Como é a etapa de laminação?

A etapa de laminação é apontada como um procedimento de conformação de metais, que são direcionados entre dois rolos giratórios e comprimidos. Dessa forma, enquanto o comprimento é elevado, a espessura é amenizada.

Qual é a diferença dos métodos?

Há possibilidade de a laminação ser realizada em uma temperatura alta, neste caso, chama-se de laminação a quente.

Já a laminação que corresponde à temperatura ambiente, é conhecida como laminação a frio. As principais características da laminação a quente são:

  • Processo: aplicada no início da laminação;
  • Temperatura: início com temperaturas entre 900°C e 1.300°C, diminuindo posteriormente;
  • Funcionalidade: reduz a espessura para outros procedimentos;
  • Possíveis usos: indicadas para finalidades como rodas, fabricação de autopeças e tubos metálicos.

A laminação a quente permite que o material fique apto à transformação por laminação a frio, pois promove um controle maior da espessura e do resultado a ser alcançado.

A laminação a frio por sua vez, tem como as principais características:

  • Processo: considerado como um procedimento complementar;
  • Diferencial: permite a obtenção de uma estrutura mais refinada;
  • Indicações: pode ter como finalidade a indústria automobilística, esquadrias e eletrodomésticos;
  • Diferencial: apresenta um estágio a mais do que o outro tipo de laminação.

Como funciona o corte e dobra nas chapas?

O corte e dobra de chapas consistem em processos distintos e fazem parte da laminação, uma vez que o corte abrange aquecimento ou fusão visando a modificação das microestruturas das chapas.

Já as dobras, correspondem a um processo de conformação, através de compressão e tração de ambos os lados de forma simultânea.

Em momentos como o corte e dobra de chapas de aço é possível que defeitos internos apareçam, por essa razão, empresas de confiança e especializadas devem se ater a todas as etapas do processo.

O que é uma chapa galvanizada?

A chapa galvanizada é produzida por meio de mistura do aço carbono com revestimento nos dois. Esse revestimento consiste em uma camada de zinco e promove uma mais resistência do aço contra possíveis corrosões.

Os acabamentos podem ser variados, como a chapa galvanizada minimizada, lisa, com cristais normais, entre outras possibilidades.

Já suas aplicações são voltadas principalmente para meios que exijam proteção contra a corrosão, como coberturas e fachadas.

Os diferenciais das chapas de acm

As chapas de acm apresentam grandes diferenciais, principalmente por sua característica de leveza, quando comparada a outros tipos de chapas.

Dessa forma, seu manuseio é mais fácil, sendo possível moldá-la de diversas maneiras. Ao buscar por chapa de acm preço, é importante recorrer também a profissionais capacitados para a sua instalação.

A variedade também pode ser notada ao se tratar deste material, é possível encontrar chapa de acm espelhado preço para diferentes cores e aplicações.

Enquanto os outros tipos de chapas são mais direcionados para processos industriais, no caso desta chapa, há também atributos de decoração.

Afinal, por sua resistência e variedade de cores, as chapas de acm são comumente utilizadas para a composição de fachadas, letras caixa, totens de sinalização visual, como elemento decorativo em interiores e muito mais!

Como os problemas de laminação podem ser evitados?

Naturalmente, assim como ocorre com qualquer processo industrial, a laminação também está propensa a problemas. Dessa forma, é fundamental assegurar que a interação entre o material trabalhado e os rolos de laminação, seja adequada.

A atenção em todos os aspectos do material e do laminador deve existir. Para evitar o curvamento da chapa, que está sendo laminada ou em seu comprimento, é importante assegurar que os rolos tenham aberturas totalmente paralelas.

O uso dos rolos verticais, pode ser uma alternativa viável para manter as arestas retas. Dependerá muito do processo de laminação a ser realizado e claro, os equipamentos utilizados nesse procedimento.

No momento de instalação, também é fundamental que os profissionais tenham cautela, seja para as chapas voltadas para indústria ou para outras aplicações.

Por mais que, de forma geral, as chapas apresentem grande resistência, uma instalação inadequada pode resultar em defeitos severos e na insatisfação dos clientes.