Alguns equipamentos empregados nos diversos segmentos da indústria demandam um conhecimento mais aprofundado para que possam ser operados corretamente.
Além disso, eles são fundamentais para a estruturação segura e eficiente dos ciclos de montagem e produção no setor.
Desse modo, um dos itens mais conhecidos pelo seu importante desempenho é o trocador de calor, encontrado em diferentes contextos e especialmente nas fábricas e indústrias. Mas você sabe do que se trata esse dispositivo e como é possível garantir sua eficácia?
No artigo que você acompanha a seguir, confira algumas informações importantes sobre os permutadores de calor e saiba como tornar o ambiente industrial mais eficaz e protegido a partir dos serviços corretos.
Trocadores de calor
Os trocadores, ou permutadores, são equipamentos que fazem a transferências de calor em sistemas e composições industriais diversas.
Sua finalidade é estabilizar temperaturas de refrigeração, de modo que os dispositivos que dependem de condições térmicas específicas possam apresentar o melhor funcionamento.
Desse modo, o Trocador de calor industrial pode ser encontrado em diversos segmentos, mas o uso desse equipamentos se estende a aplicações variadas, tais como:
- Indústria naval;
- Indústria alimentícia;
- Estações de petróleo;
- Sistemas de ar-condicionado.
Como os trocadores funcionam?
A partir da troca de fluidos, que podem ser elementos gasosos, líquidos (água, óleo, vapor) ou sólidos, seu mecanismo é prático e objetivo.
Essa permutação possibilita que a temperatura se equilibre da maneira prevista para que as condições térmicas desejadas sejam estabelecidas e mantidas com segurança e eficiência.
Existem diferentes tipos e modelos de trocador, de modo que é preciso levar aspectos como o local de implementação, a temperatura desejada, a densidade obtida, entre outros, para que seja possível apontar o modelo que possui as características termodinâmicas mais recomendadas para a aplicação em questão.
O modelo tubular costuma ser um dos mais adotados para uso industriais, já que tem alto índice de aplicabilidade e se encaixa em trocas de baixo e alto impactos.
Mas você sabe como tudo começa a ser projetado para que o desempenho máximo desses dispositivos fundamentais seja possível?
Projetando os trocadores de calor
É por meio de um projeto trocador de calor que se obtém a garantia do funcionamento mais apropriado.
Para que ele seja feito conforme as demandas e o padrão de qualidade exigido no uso cotidiano em fábricas e indústrias de diversos segmentos, é necessário levar em conta alguns fenômenos térmicos, tais como a convecção forçada (força externa que transfere o calor), a condução (transferência em um mesmo meio) e a radiação (transferências através de ondas eletromagnéticas).
A partir da verificação desses fenômenos, que vão nortear toda a produção e a instalação dos trocadores em um espaço, existem basicamente três etapas fundamentais para um projeto bem sucedido, sendo elas:
- A escolha correta da tecnologia empregada;
- O projeto térmico desenvolvido;
- O cálculo da perda de carga no trocador.
Com isso, é possível não apenas delinear, como dimensionar e tornar viável a aplicação dos trocadores de modo seguro e adequado nas estruturas industriais.
Afinal, esse dispositivos são muito importantes para a garantia produtiva e para a geração de resultados mais precisos e de qualidade.
Instalações elétricas
Nesse contexto, não poderíamos deixar de falar da instalação eletrica de uma indústria, que deve ser projetada para oferecer o máximo em segurança e desempenho sem colocar em risco a qualidade dos cabeamentos e a distribuição de dados, eletricidade, etc.
Esse tipo de instalação é determinado pelo conjunto de itens de ligações elétricas, conexões entre geradores e cargas utilizadas.
Enquanto a concessionária de energia elétrica oferece a eletricidade, é preciso que os segmentos industriais monitorem e controlem adequadamente o consumo energético em seus processos internos, sem falar na proteção das máquinas e dos operadores.
Por isso, um projeto eletrico deve ser atencioso e levar em consideração cada detalhe na medição de consumo, no revestimento de componentes elétricos, na guarnição dos itens mais perigosos, etc.
Afinal, a potência exigida pelo maquinário industrial não é a mesma que nossos aparelhos domésticos precisam, de forma que é indispensável um controle cuidadoso em toda a estrutura.
Para isso, vale a pena contar com serviços especializados de profissionais da área. As empresas de Instalações elétricas Industriais vão avaliar, portanto, elementos como:
- Postes de recepção;
- Quadro geral;
- Fios e cabos;
- Tomadas e interruptores.
O mais importante é que todos os procedimentos sejam feitos por profissionais habilitados e com os conhecimentos exigidos para que os resultados mais seguros e eficazes sejam garantidos, gerando rendimento e levando proteção aos colaboradores dentro das indústrias.