Para que uma instalação elétrica funcione corretamente e de forma segura para os usuários, é necessário que seja composta por centenas de produtos que, além de serem escolhidos com cuidado, devem ser instalados adequadamente.
Dessa forma, aparelhos eletroeletrônicos funcionarão corretamente, A seguir são apresentados como um projeto eletrico deve ser feito.
É fundamental que arquitetos e engenheiros civis com foco em fins residenciais sejam os funcionários selecionados para realizar um projeto de instalações elétricas eficiente, pois além de serem profissionais capacitados, evitarão situações de perigo para pessoas e patrimônios.
Estes profissionais irão analisar e determinar os tipos e pontos de utilização de energia elétrica, o que contribui na economia do contratante desses profissionais, pois terá uma lista com os materiais para comprar e a quantidade certa, evitando gastos desnecessários e desperdícios.
É função dos profissionais também dimensionar e definir tipo e caminhamentos de condutos e condutores, além de definir a localização dos dispositivos de medição de energia elétrica, dispositivos de proteção, de comando, entre outros acessórios necessários.
A interconexão de vários capacitores em série ou paralelo são caracterizados ao banco de capacitores preço, baseado nos requisitos de projeto, eventualmente aplicados na correção do fator de potência ou na compensação de energia reativa.
Sabe-se que o capacitor armazena energia via seu campo elétrico e esta energia armazenada não se mantém indefinidamente, por conta do dielétrico entre as placas capacitivas possibilita uma quantidade certa de fuga corrente elétrica, resultando na dissipação gradual da energia armazenada.
Saiba mais sobre o transformador de energia
A demanda de energia ativa, durante a transmissão de energia elétrica, é demonstrada por Kilowatt (Kw) ou megawatt (mw), esta energia deve ser provida pela estação geradora elétrica e todos os arranjos no sistema de energia elétrica são constituídos para atender a este requisito.
O transformador de energia preço elétrica é responsável por possibilitar a utilização de energia elétrica em indústrias e residências, ele trabalha entre os princípios da indução de corrente, tendo capacidade de modificar a tensão elétrica.
Há dois tipos de transformador: o transformador de distribuição e o transformador de potência, sendo o primeiro a última etapa antes da energia elétrica chegar ao usuário e o segundo, que recebe a energia da usina e distribui à rede de transmissão
A necessidade do transformador de energia elétrica é mensurada a partir da noção da tensão que os maiores geradores das usinas elétricas enviam, sendo superior a 10.000 V, o que se torna impossível para uso doméstico, que utiliza tensões entre 110 a 220 V.
A corrente elevada é transportada por uma bobina presente no interior do transformador de energia, dando origem a um campo magnético. A energia é transformada então em uma tensão apropriada e enviada aos clientes finais.
Um dos tipos de transformadores de energia, levando-se em consideração a finalidade de uso é o transformador de corrente, que possibilita a mudança de corrente contínua para alternada. Já o transformador de potência, envia a tensão ao sistema de distribuição.
A tensão é repassada pelos fios da rede via modelo de distribuição e o transformador de energia encaminha ao consumidor. A tensão de energia elétrica durante este processo é reduzida gradualmente até alcançar estabelecimentos residenciais e empresas na quantidade adequada.
Transformador 220 para 110 ou de 110 para 220?
Esta é uma dúvida frequente no dia a dia de algumas pessoas, por conta da falta de clareza da forma de comprar o transformador adequado e a potência correta.
Qual transformador usar? Um transformador 110 para 220 ou um transformador 220 para 110?
O transformador serve para alterar a potência tanto de 220V para 110V quando o inverso também, um aparelho deste já é necessário para ter acesso a essas duas funções.
É importante atentar-se à potência do aparelho, a exemplo se um aparelho for 220V e a energia do local for 110v, é necessário utilizar a saída de 220V para o aparelho e ligar a parte do transformador de 110V na tomada, do contrário, se a energia for 220V e o aparelho 110V, é necessário utilizar a saída de 110V e ligar a parte do transformador de 220V na tomada.
O disjuntor controla a corrente elétrica, caracteriza-se como um dispositivo de segurança eletromecânico que protege uma instalação elétrica de danos por conta de sobrecargas elétricas e curtos-circuitos, podendo evitar acidentes, como incêndios e danos de aparelhos eletrônicos.
Dessa forma, caso haja picos que não sejam considerados adequados, interrompe-se a circulação, desligando a energia elétrica do circuito que está ligado a ele.
Veja alguns tipos de disjuntores disponíveis no mercado nacional:
- Disjuntores de alta tensão: Utilizados em grandes potências, pode alcançar valores de 100 amperes;
- Disjuntores magnéticos: Indicados para proteção de equipamentos em casos de anomalias, como sobrecargas;
- Disjuntores térmicos: Quando há temperatura muito alta, é utilizado para interromper o circuito elétrico, evita incêndios, por exemplo;
- Disjuntor termomagnético: Indicado para residências e instalações comerciais, pois protege contra curto-circuito e sobrecarga.
Os tipos de disjuntores variam de tamanho entre os que protegem a instalação elétrica de uma residência, sendo esses pequenos dispositivos, e os que protegem circuitos de alta tensão, sendo esses grandes aparelhos, que alimentam grandes cidades.