O desenvolvimento industrial é latente e contínuo. A busca por melhorias industriais nos processos de fabricação, dentro das linhas automatizadas, tornaram a produção mais eficiente e o melhor aproveitamento das matérias-primas, seja qual for o segmento.
O tratamento dedicado aos resíduos sólidos de linhas de produção é adaptado de acordo com as características de cada setor. Dessa forma, as indústrias do ramo de alimentação possuem um planejamento específico, a farmacêutica outro e o setor automotivo outro, e assim por diante.
Os processos variam de acordo com a realidade de cada segmento, desde que todos estejam adequados com a legislação vigente, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, sob a Lei 12.305/2010, de caráter federal.
Os estados e municípios também podem implementar exigências, conforme o meio ambiente onde as fábricas e indústrias estão instaladas.
A ocupação de espaço por galpões e pátios pode ser realizada, desde que hajam compensações ambientais beneficiárias à sociedade. Isso se refere, inclusive, quanto a qualidade de vida e saúde da população, e do próprio meio ambiente, contando a fauna e a flora.
Cuidados com meio ambiente no setor industrial
Dentro da realidade atual, as empresas que estão em pleno funcionamento precisam estar adaptadas com a legislação vigente. As instituições fiscalizadoras atuam por meio de agentes públicos, assim como por organizações não governamentais, mas que se preocupam com a natureza.
Dessa forma, quando solicitado a implementação de uma nova área de produção, ou mesmo a montagem inicial de uma planta fabril, é necessário que se apresenta, em conjunto com o projeto estrutural, um plano de gerenciamento de resíduos tanto da construção quanto das finalidades produtivas da empresa.
Esse plano deve apresentar soluções eficientes, desde a captação da matéria-prima até às disposições de resíduos sólidos provenientes das linhas de produção, conforme atuação no mercado.
Tudo funciona de acordo com o segmento atendido pela empresa. A construção de estações de tratamento de água e esgoto são incentivados dentro do projeto. Assim, é possível utilizar a água de reuso em diferentes situações, como:
- Vasos sanitários;
- Limpeza de frota de veículos;
- Rega de jardinagem;
- Resfriamento de maquinários.
Dentro do mesmo escopo, é aplicada uma gestão integrada de resíduos sólidos que podem ser direcionadas para outros setores industriais, com empresas preparadas para a recepção e transformação desses materiais em novos elementos produtivos.
Situação de material define direcionamento
Os resíduos devem ter destinação correta, para que não provoquem nenhum tipo de poluição, seja no solo, na água ou no ar. A indústria siderúrgica trabalha com materiais ferrosos que podem ser direcionados para diferentes campos de produção.
Os resíduos sólidos dos materiais passam por um teste de laboratório, utilizando um microscópio metalúrgico que define a qualidade e o encaminhamento mais adequado.
Conforme a qualidade do material, ele pode voltar para caldeiras de transformação, produzindo diversas ligas metálicas que podem ser utilizadas em situações específicas.
Espaço adequado para aplicar reciclagem
As ligas metálicas são exemplo de que, devidamente tratados e selecionados, podem ser aplicados em chapas de aço, barras de ferro, entre outros elementos direcionados para o reaproveitamento ou reciclagem.
A destinação de resíduos industriais deve ser planejada de acordo com a legislação ambiental, sempre. Além do metal, o plástico, o papel, o vidro e a madeira podem ter finalidades distintas, desde que tratadas de maneira adequada.
Equipamentos controlados pela automação industrial
As indústrias que trabalham na captação de resíduos sólidos que podem ser reaproveitados ou reciclados possuem tecnologia avançada. São utilizados maquinários apropriados para o tratamento adequado desse modelo de matéria-prima.
Nessa linha de produção, como em outros processos automatizados, as esteiras que são automatizadas, com um controle operacional por parte de equipes de trabalho devidamente treinadas.
A montagem da indústria de reciclagem utiliza o rele estado solido para a energização de condutores elétricos, com diversas vantagens que podem ser destacadas, entre elas:
- Vida útil prolongada;
- Comutação em velocidade maior;
- Diminui a poluição sonora;
- Independente de acionamento mecânico.
A solução para um meio ambiente integrado cam a realidade provocada pelo avanço de fábricas e indústrias está na recuperação da fauna e da flora. Também integra a diminuição de poluição sonora, que pode ser prejudicial aos animais que vivem no entorno de muitos condomínios industriais.
Por isso, a utilização de equipamentos com menor ruído é estimulada quando se realiza a montagem de uma planta fabril. Os serviços prestados por uma empresa de alinhamento a laser contribui para os ajustes necessários em equipamentos e maquinários.
A situação das empresas do setor industrial está em franca adaptação, com antigas instalações se adequando à legislação ambiental. Os novos parques industriais estão sendo projetados com todo o zelo, para que possam contribuir com o meio ambiente.