Em diferentes setores, muitos processos industriais precisam constantemente de equipamentos e dispositivos que lidem com o controle de temperatura.

Isso porque uma série de linhas produtivas demandam a ação de componentes como o resfriador, capazes de trocar o calor e gerar resfriamento.

No artigo a seguir, conheça alguns dispositivos utilizados na área e como eles podem agir oferecendo o máximo desempenho em transformação de calor e controle térmico para indústrias de variados segmentos.

Trocador de calor

Indicado para máquinas e sistemas que atuam dentro das fábricas e diferentes setores da indústria, o Trocador de calor industrial consegue realizar a transferência térmica com alto desempenho.

Ele pode ser encontrado em:

  • Setor naval;
  • Indústria alimentícia;
  • Linhas de produção;
  • Estações de petróleo.

Ao manter a temperatura de aquecimento em equilíbrio com a temperatura de refrigeração, esse dispositivo garante o funcionamento correto dos processos aos quais é recomendado.

Por isso, é muito importante que ele seja operado por profissionais preparados e que saibam manuseá-lo de maneira adequada, evitando riscos a produção e até acidentes de trabalho.

Como funciona?

Em sua versão popular, o trocador de calor está presente até em nossas casas e ambientes de trabalho! Isso mesmo, ali no ar condicionado da sala.

É que ele realiza a troca entre elementos gasosos, fluidos e sólidos (como vapor, água e óleo), possibilitando que haja o equilíbrio térmico desejado.

Existem diferentes modelos e cada um deve ser escolhido de acordo com a aplicação. Nas indústrias, esse equipamento é indispensável e precisa estar sob constante observação e manutenção para que alcance o máximo desempenho e otimize uma série de processos.

Um dos tipos mais utilizados é o trocador de calor tubular, que funciona por meio de tubos duplos, multitubulares ou em espiral e pode realizar trocas de baixo e alto impacto.

Outros tipos também são indicados em diferentes procedimentos, de forma que é sempre importante estar atento às características e funções particulares de cada um, fazendo seu melhor uso.

Sistema de água gelada

Um dos sistema utilizados para realizar o resfriamento em diferentes etapas da produção nas fábricas e indústrias é o sistema de água gelada industrial, que, por meio e um trocador de calor, faz uso de água gelada ou líquido refrigerante para concluir seu desempenho.

Contar com uma Unidade de água gelada, portanto, traz uma série de benefícios na fabricação de plástico e no arrefecimento de equipamentos.

É indispensável, porém, avaliar a capacidade de refrigeração necessária para escolher o melhor modelo e aplicá-lo de forma adequada.

Dentre as principais vantagens de sua utilização estão:

  • Redução de custos;
  • Aumento produtivo;
  • Impede superaquecimento;
  • Controle preciso;
  • Fácil de operar;
  • Baixo custo de manutenção.

Outro sistema de resfriamento

Torre de resfriamento também é capaz de resfriar água para fins industriais, com a diferença de que, no seu sistema, os resultados desejados são obtidos por meio da remoção do calor.

Esse equipamento é extremamente importante para as indústrias e também pode ser encontrado em diversos tipos de edificação, já que também oferece os recursos de resfriamento para edifícios.

Existem modelos e tipos diferentes de acordo com cada demanda. Um dos mais recomendados para vários procedimentos é a torre alpina, que descarrega o ar úmido após receber uma contracorrente, agindo pela aspiração do ar.

Aplicação da torre

Com a importância de processos precisos e a distinção de diferentes demandas dentro dos setores industriais, esse equipamento possui aplicações distintas de acordo com o ambiente onde será utilizado e também com o processo do qual fará parte.

É possível construir o sistema com base nas necessidades particulares de um determinado projeto, de forma que uma supervisão arquitetônica de qualidade consegue elaborar uma aplicação versátil e, ao mesmo tempo, absolutamente funcional.

Especialmente quando customizada, a torre exige uma operação qualificada, de forma que seus operadores devem conhecer seu sistema e saber aplicar as devidas sequências de comando.

Isso vai garantir não só que a produtividade não seja prejudicada por eventuais falhas do dispositivo, como também que a segurança dos colaboradores esteja assegurada.

Cuidados importantes

É fundamental que todos os equipamentos, além de serem manuseados por profissionais habilitados, sejam constantemente submetidos a revisões e análises, das quais  poderão apontar a situação do seus funcionamento.

Isso vai evitar prejuízos e garantir o alto desempenho de todas as máquinas envolvidas na linha de produção. Além disso, adquirir o maquinário junto aos fabricantes de confiança, que fornecem produtos de boa procedência e qualidade garantida, é outra forma de proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro e produtivo.