Muitos equipamentos no setor industrial funcionam a partir de eletricidade ou motores elétricos, de forma que é muito importante conhecer o funcionamento dos principais deles para garantir mais eficiência e agilidade nos procedimentos diários das indústrias.
Se você quer conhecer melhor o universo do maquinário industrial elétrico, continue acompanhando este artigo e confira como uma série de procedimentos e dispositivos podem fazer toda a diferença para as demandas do setor.
Conjuntos de Manobra e Controle de Baixa Tensão
Quando o assunto são as máquinas e os motores elétricos, é muito importante que haja uma avaliação adequada da rede periodicamente, garantindo que os dispositivos irão apresentar a eficiência necessária para uma produção de qualidade e também para a segurança de todos os operadores.
Além disso, existem normas no setor que exigem o uso de determinadas estruturas e materiais em processos específicos. O Painel tta é um exemplo disso.
Esses conjuntos construídos conforme projetos elétricos padronizados, apresentam alta performance desde que garantida por ensaios de tipo feitos isoladamente nos variados componentes, tais como:
- Barramento;
- Entradas;
- Saídas;
- Alimentadores;
- Partidas;
- Conjuntos completos.
Manutenção preventiva
Cada máquina tem uma importância especial na linha de produção das indústrias, de modo que uma simples falha e um exemplar do extenso maquinário utilizado pode significar a ruína para todo o procedimento. Ou seja: sem uma, não há nenhuma.
Por isso, a Manutenção preventiva de um motor elétrico, como o nome já indica, é fundamental para que os motores sejam devidamente avaliados de forma a reduzir riscos ao distribuir energia para os variados equipamento em uso.
Outra vantagem desse tipo de procedimento é que ele pode ser programado, de forma que surpresa negativas não serão mais um problema naquela linha de produção.
Isso sem falar que bancar as despesas de uma manutenção voltada para a prevenção de falhas e danos no funcionamento é muito mais fácil do que bancar reparos, trocas e substituições decorrentes de acompanhamentos negligentes.
Dessa forma, realizar a manutenção de forma programada do motor eletrico e também com uma frequência significativa é a melhor maneira de cuidar não apenas do seu negócio como um todo, mas de cada operador, que lida com as máquinas todos os dias, e de cada cliente, que espera os melhores resultados e um produto de qualidade.
Gerando energia
Um dos principais exemplos de equipamentos sem os quais as indústrias não poderiam existir é o gerador de energia. Isso porque eles são a fonte principal de energia elétrica, indispensável para a produção, quando não há o fornecimento convencional ou, como acontece bastante, em casos nos quais a demanda elétrica é superior às possibilidades estruturais de distribuição.
Dessa forma, eles apresentam uma série de vantagens e sua eficiência é garantida. Podem ser encontrados em diversos ambientes, principalmente aqueles que não podem deixar de funcionar um momento sequer, como os hospitais e alguns estabelecimentos.
Além disso, podem alimentar indústrias inteiras de modo muito prático e rentável.
Quadros Gerais de Baixa Tensão (QGBT)
Com o objetivo de distribuir a energia elétrica internamente, os Quadros Gerais de Baixa Tensão, também conhecido pela sua abreviatura (QGBT) podem ser encontrados em variados setores e consegue realizar o controle de todos os equipamentos industriais presentes no mesmo sistema de produção.
Ao realizar a Montagem de qgbt, que deve ser acompanhada por profissionais devidamente qualificados para esse tipo de atividade, é muito importante se atentar a todas as informações sobre a sua rede de distribuição elétrica e como ela deve estar funcionando de acordo com as demandas existentes nas diversas linhas de produção.
Com isso, é possível contar com os vários benefícios desses dispositivo que tem se expandido cada vez mais em decorrência de sua alta eficiência na proteção elétrica e no controle de energia.
Afinal, a tecnologia tem evoluído constantemente, não é verdade? Assim, realizar a operação de diversas máquinas simultaneamente não é mais uma grande surpresa.
Isso sem falar nos mistérios do controle à distância, algo que a automação industrial deixou lá atrás, bem no passado. Atualmente, existem vários tipos de mecanismos, sistemas e aparelhos voltados para a integração entre operadores únicos e máquinas variadas, otimizando os processos de produção.
Outra contribuição da automação para as indústrias é que, como se trata de um setor em constante crescimento, é importante poder avaliar o custo-benefício de se automatizar os equipamentos.
Além da garantia de precisão ser elevada, os riscos de falhas e danos podem ser reduzidos com o manuseio adequado desses sistemas.
O mais importante é sempre garantir o uso de equipamentos de boa procedência, de modo que confirmar a garantia do produto com a fornecedora é a melhor opção para evitar transtornos futuros.
Os profissionais especializados nas funções necessárias também são uma exigência que não pode ser negligenciada, evitando riscos de acidentes e prejuízos variados.