A usinagem de peças industriais é um meio de fabricar objetos de metal, envolvendo características muito efetivas de diferentes processos. Sendo suas operações o fresamento, a furação, o serramento, o torneamento, entre muitos outros.
Ela proporciona uma praticidade maior para a criação ou até finalização de metais, principalmente para peças finas e pequenas.
É neste contexto que estão inseridos fatores como o torno CNC, centro de usinagem, entre outros meios indispensáveis para o trabalho com diversas peças no setor industrial.
A usinagem cnc diz respeito a uma forma de operação, onde a máquina é controlada por comandos numéricos. Para isso, computadores são utilizados para automatização de máquinas e ferramentas que antes dependiam exclusivamente de processos manuais.
O processo ocorre por meio de um programa de computador, onde as diretrizes, especificando cada peça e processos. Este projeto então é modificado em uma série de valores numéricos, para que uma máquina, como uma fresadora, possa usar as informações e operar.
No caso, o torno CNC corresponde a um equipamento utilizado na usinagem de precisão, como principal diferencial, apresenta o controle numérico computadorizado, que foi abordado anteriormente. O programa do torno CNC conta com basicamente os seguintes itens:
- Cabeçalho: sequência de códigos, com comandos distintos;
- Perfil inicial: matéria prima;
- Dados de corte: parâmetros para o corte e rotação da placa;
- Definição das ferramentas:
- Ciclos fixos: onde o perfil da peça é informado.
A assistência técnica torno cnc romi não deve ser procurada apenas quando o equipamento apresenta algum tipo de problema, uma vez que a manutenção preventiva é capaz de identificar falhas em potencial e assegurar o seu bom funcionamento.
Saiba mais sobre os tipos de torno CNC
Ao longo dos anos novas máquinas surgem, seja para agregar ou substituir outras. De qualquer forma, ao falar de máquina-ferramenta, mais precisamente, de tornos cnc, é possível encontrar diferentes modelos que ainda são muito utilizados e outros que são mais inovadores.
Por exemplo, o torno universal CNC clássico de dois eixos, conforme o próprio nome indica, é um torno de aplicação universal, sendo assim, atende a uma grande demanda de processos, principalmente para a usinagem de pequenas e médias séries. São os principais substitutos dos tornos universais e paralelos mecânicos.
Já o torno automático CNC de carros múltiplos, apresenta o diferencial de preparação ágil da máquina e pode ser aplicado nas usinagens de pequenas, médias e grandes séries de precisão com média ou grande complexidade.
O que é um centro de usinagem cnc?
O centro de usinagem consiste em uma máquina-ferramenta com uma série de peças que juntas, realizam um processo mecânico imprescindível para que uma determinada matéria-prima seja trabalhada.
No entanto, é preciso considerar que em todo o procedimento de usinagem pode haver etapas complexas, que exigem diferentes posicionamentos e fixações de peças, ou seja, essa é a forma que garante uma usinagem eficaz.
Tamanha complexidade é capaz e gerar certos prejuízos e danos ao produto, como uma maior necessidade de dispositivos de fixação e erros geométricos no produto final.
Dessa maneira, o custo pode acabar elevado e a máquina, ao invés de ser uma solução, acaba fazendo com que o processo fique mais dependente do operador.
É nesse cenário que centros de usinagem cada vez mais avançados são implementados, possibilitando uma maior flexibilidade e possibilidade de movimentos.
É o caso do centro de usinagem cnc 5 eixos, que conforme o próprio nome indica, tem a possibilidade de operação com 5 eixos, onde a ferramenta de corte se move de maneira linear por meio dos eixos C, Y e Z. Além disso, gira nos eixos A e B.
Ainda mais, os centros de usinagem cnc permitem a aplicação de ferramentas giratórias para efetuar atividades de fresadoras, além e possibilitar o uso de diversos carros porta-ferramentas com um número de ferramentas elevado.
Dessa maneira, é possível abordar qualquer direção de corte na peça, sendo que cinco lados podem ser trabalhados, ou seja, itens mais complexos podem ser trabalhos de maneira mais precisa por meio desta máquina-ferramenta.
É interessante observar que na realidade, os sistemas CNC de forma geral, potencializam a precisão das operações, pois conforme abordado ao longo do texto, representam um avanço importante para a usinagem, com impactos positivos na produtividade, praticidade, redução e otimização de mão de obra e qualidade.