Os materiais industriais, em especial os componentes que fazem parte de importantes procedimentos e linhas produtivas, são fundamentais. Afinal, muitas ferramentas, sistemas e dispositivos são feitos para otimizar o cotidiano de produção do setor.

No artigo a seguir, conheça mais sobre a manutenção industrial e os utensílios que fazem toda a diferença para variados segmentos das indústrias.

Transporte prático e de alto desempenho

Uma das maiores demandas dos diferentes setores de produção industrial é a locomoção adequada de objetos, peças, e materiais como pós, agregados ou granulados.

Com o Transporte pneumático, é possível fazer isso através de um fluxo de ar dentro de uma tubulação devidamente vedada, impedindo a interação com o ambiente externo.

Esse equipamento é composto de um gerador de movimento de ar, ou seja, um compressor de qualquer tipo ou até mesmo um ventilador centrífugo ou soprador.

lém disso, ele possui um dispositivo de introdução de acordo com a programação do circuito de transporte.

Com esse meio de transporte industrial, é possível garantir a locomoção segura, higiênica e eficiente. Dessa forma, ele oferece uma série de vantagens, tais como:

  • Uniformidade no produto transportado;
  • conexão entre as etapas de produção;
  • Versatilidade para expansões e alterações diversas;
  • Baixo custo de manutenção;
  • Manuseio de produtos explosivos ou tóxicos;
  • Sem emissão de poeiras e gases;
  • Contenção e aproveitamento da matéria-prima.

O transporte pode ser por pressão ou por sucção. No primeiro caso, o material é dosado de maneira estanque por um equipamento que realizará a introdução do material na linha.

Esse tipo é mais encontrado quando há demandas por um único ponto de partida, mas vários pontos de chegada ou descarregamento do que está sendo transportado.

Já no caso dos transportes pneumáticos por sucção, a pressão atmosférica é base para a dosagem da introdução do produto, de modo que o material é succionado por meio de um dispositivo que gera vácuo.

Nesse caso, a recomendação é para casos em que há a necessidade de muitos pontos de entrada e apenas um ponto de chegada ou descarregamento do material.

Válvulas

Obter o devido controle de fluxo nas operações industriais e de diversos outros setores não é tão simples quanto parece, mas é um procedimento que pode ser facilitado com o uso das válvulas.

válvula de retenção, por exemplo, possui um sentido único, apesar de não possuir retorno, e permite que o líquido ou ar em questão flua de forma segura e eficiente em uma única direção.

Dessa forma, pode-se dizer que o principal objetivo desse tipo de equipamento é direcionar um líquido ou gás em determinada direção e impedir que ele seja conduzido para a direção contrária, o que seria o chamado fluxo de retorno nos procedimentos hidráulicos e/ou pneumáticos.

Uma de suas vantagens é que não requer assistência que seja aberto e fechado, sem falar no seu sistema automático.

Além disso, as válvulas de retenção conseguem trabalhar mesmo na falta de ar, eletricidade ou mesmo em caso de danos no sistema. Com mola ou sem mola, entre os principais benefícios desse tipo de válvula estão:

  • Não exige intervenção humana;
  • Alimentação por fluxo e pressão diferencial;
  • Protege equipamentos contra os danos do refluxo;
  • Fornece alívio de pressão;
  • Impede a contaminação;
  • Abertura e fechamento livres.

Outra opção de válvula

A valvula termostatica também é extremamente recomendada para uma série de procedimentos, em especial nos automóveis.

A maior polêmica que gira em torno desse dispositivo é com relação à sua substituição eventual, mesmo que a válvula em questão tenha sido instalada pela própria fabricante.

O que especialistas recomendam é que ela nunca seja trocada ou substituída, pois o arrefecimento dos carros, processo no qual ela trabalha como componente principal, pode ficar prejudicado nesse caso.

Dessa forma, o controle da temperatura do motor é feito por essa peça, que fica fechada quando ele está frio e abre a partir de cerca de 90 graus (isso permite a passagem do líquido refrigerador).

Manutenção e inspeção: cuidados essenciais

Por fim, vale lembrar que a Inspeção industrial é voltada justamente para verificar e acompanhar o funcionamento e as condições de uso do maquinário ou de equipamentos específicos utilizados em uma série de procedimento de produção nas instalações de indústrias.

Esse processo é o que garante a conformidade das operações e dos materiais utilizados com os documentos de contrato, que serão a base para a visita supervisionada.

O objetivo é coletar informações sobre os processo de fabricação, a matéria-prima, o maquinário em uso, os instrumentos, etc. O data book, que assegura a veracidade dos dados ali coletados, também é produzido a partir dessa inspeção.

O mais importante é sempre garantir o uso de produtos de alta qualidade e a contratação de empresas e profissionais que fornecem o melhor serviço, com a relação custo-benefício mais justo de forma segura e duradoura.