O setor da construção civil, assim como outras áreas, engloba diversos meios de produção.
Dessa forma, é interessante citar que inúmeros elementos pré-fabricados e fabricados estão presentes nas construções, contribuindo com a otimização do tempo. Economia de material e dinheiro devido às melhores condições de trabalho proporcionadas.
Basicamente, a indústria está presente na construção em prol de levar soluções, especialmente por meio do desenvolvimento técnico.
Neste cenário, é importante abordar que a área da construção é muito ampla, envolvendo diferentes atividades da produção das obras. Relacionadas às atividades de planejamentos, execução, manutenção e reparos em segmentos distintos, tais como:
- Portos;
- Aeroportos;
- Edifícios;
- Túneis;
- Estradas.
No momento do planejamento, o técnico responsável visa lidar com o levantamento de dados cadastrais, custos, técnicas, entre outros elementos fundamentais para viabilizar a obra.
Ainda nesta fase, os projetos de instalações e arquitetônicos são elaborados, favorecendo assim a constituição de orçamentos e licenciamentos.
Para a execução, é necessário efetuar etapas mais avançadas referentes a obra. Como instalações provisórias, locações necessárias. Contrato de trabalhadores, entre outras ações que comumente seguem os projetos estabelecidos.
Já para a manutenção e reparos, os profissionais efetuam reformas e realizam o reforço de estruturas. Sendo assim, é onde ocorre atividades para manutenção preventiva. Sendo semelhantes às primeiras fases, porém, com tecnologias divergentes.
Principais aspectos do progresso tecnológico
O progresso tecnológico pode ser incorporado para atender diferentes finalidades, tais como gerar produtos novos, aprimorar produtos existentes ou resultar em maiores quantidades desses itens.
No que diz respeito ao processo operacional, é importante observar que há otimização da mão de obra. Ou seja, ela pode ser tanto otimizada quanto reduzida, de qualquer maneira, há certo ganho na produtividade.
Naturalmente, são necessárias diferentes pesquisas, que muitas vezes levam anos para a identificação do potencial a ser trabalhado.
São evidenciados, principalmente para o desenvolvimento social e econômico, os novos produtos, métodos, meios de organização ou para produção, pois são apontados como pilares para as grandes mudanças.
Tal progresso é constantemente investigado e visado, tanto em prol de compreender os processos adotados, quanto para alcançar novas perspectivas.
De forma geral, se pode dizer que se trata de um importante elemento propulsor na modernidade, originado de participações coletivas que visam os próximos passos a serem estabelecidos no meio tecnológico.
É importante citar que a compreensão que estabelece o progresso como grande impulsor de nações mais desenvolvidas, algumas vezes pode ser negativo, principalmente em sistemas mais sensíveis.
Isso se deve ao fato de que o âmbito social e ecológico pode ser acometido por negligência, comprometendo, assim, a sustentabilidade e consequentemente a qualidade de vida.
Por esse motivo, cada vez mais se busca compreender meios de atender diferentes setores sociais além da economia. Estabelecendo uma base de suporte melhor estruturada para estudos e impactos mais positivos para as pessoas como um todo.
O que é um projeto de construção?
O projeto de construção é um elemento indispensável para atender a fase de planejamento da obra e, consequentemente, todos os processos que serão elaborados.
Isso se deve ao fato de que por meio dele é possível obter conhecimento das possibilidades e principalmente, das aplicações a serem realizadas na edificação.
Por esse motivo, para um projeto de casa ou de outro tipo de obra, é necessário reunir todos os dados possíveis para estabelecer um planejamento que seja de fato viável. Na aplicação de equipamentos, mão de obra, itens de segurança e de um tempo que seja viável para a execução.
Neste cenário, é importante conhecer a distinção entre duas empresa: a construtora e a empreiteira, que muitas vezes podem ser confundidas.
As construtoras estão relacionadas ao planejamento da obra, em prol de integrar os setores necessários para que o projeto seja executado.
Já a empreiteira, é contratada para a execução de determinadas fases da obra, ou seja, sua operação está mais relacionada a conclusão de tarefas e não à obra como um todo, que é o caso da construtora.
É interessante conhecer os diferentes aspectos que a construção civil abrange, inclusive a ligação com a indústria.
Afinal, é uma maneira de ter mais consciência do quão amplo o mercado é, quais áreas estão ligadas de forma direta ou indireta. Além de conhecer os mais variados serviços de construção e como a indústria pode estar presente em elementos divergentes.