Uma série de medidores são necessários para diversos segmentos dentro das fábricas, empresas e indústrias em geral.
Por isso, é muito importante conhecer o desempenho de cada tipo de utensílio disponível e operá-lo de forma a projetar os melhores resultados possíveis.
No artigo a seguir, conheça três desses equipamentos e saiba como eles podem fazer toda a diferença em alguns procedimentos industriais muito importantes.
Além disso, conheça os benefícios fornecidos pelo seu uso e entenda como conservá-los da forma mais adequada.
Multímetro
O multimetro é um equipamento utilizados para realizar a medição de grandezas elétricas. Esse aparelho eletrônico pode ser encontrado, muitas vezes, em bancadas de trabalho laboratorial, pesquisas em geral e nos serviços de campo variados.
Isso porque ele pode oferecer uma série de instrumentos medidores, tais como:
- Voltímetro;
- Amperímetro;
- Ohmímetro;
- Capacímetro;
- Termômetro;
- Entre outros.
Por meio de um galvanômetro, a versão analógica desse dispositivo funciona com um ponteiro, o que a diferencia da versão mais tecnológica.
O Multímetro digital é eletrônico e, dessa forma, mede as grandezas de redes e componentes elétricos a partir de um procedimento informatizado.
As funções básicas desse tipo de aparelho são a medição de tensão contínua, de tensão alternada, a resistência elétrica e a corrente contínua.
Vale lembrar que o teste de continuidade com alerta sonoro também é uma das principais razões desse tipo de medidor ser utilizado.
Medindo a vazão
Já quando estamos falando do sensor de vazão, os aparelhos indicados podem ser de dois tipos diferentes e cumprem desempenhos distintos de acordo com cada necessidade de medição.
Antes de mais nada, é importante lembrar que esse procedimento é extremamente cuidadoso e exige o uso de equipamentos de qualidade voltados para a obtenção de resultados precisos.
Agora, vamos conhecer melhor sobre eles?
Medidor ultrassônico
O Medidor de vazão ultrassônico são aparelhos que medem a vazão de forma volumétrica e demanda a presença de particulados ou de bolhas na vazão.
A recomendação de uso desse medidor é em situações que envolvem materiais como águas residuais e líquidos poluídos, desde que sejam condutivos e sua base seja a água.
Já na água destilada ou potável, ele pode não funcionar adequadamente. Por isso, líquidos despoluídos devem ser arejados antes do processo de medição de vazão ultrassônico, que é ideal para ser aplicado sempre que houver baixa queda de pressão, pouca necessidade de manutenção ou compatibilidade química.
Ao ser refletido por bolhas de gás ou partículas em suspensão que estão em movimento, o deslocamento da frequência do sinal ultrassônico apresenta como esse aparelho é capaz de operar e qual o seu princípio básico (efeito Doppler).
Existe um fenômeno da física onde uma onda sonora, ao ser refletida por descontinuados móveis em um líquido que está passando por vazão, muda de frequência. A partir disso a medição é possível nesse tipo de dispositivo.
Antes de fazer a escolha do seu medidor de pressão, é muito importante levar em conta algumas questões que devem ser verificadas para verificar a garantia de um equipamento eficiente e que dê conta das demandas existentes na linha produtiva.
Algumas dessas perguntas que devem ser feitas são:
- Utilizar monitor de processo contínuo ou portátil?
- O líquido está com 100ppm de 100 microns de tamanho?
- É necessário haver uma saída analógica?
- Quais são as taxas mínimas e máximas de vazão do medidor?
- Quais as temperaturas mínimas e máximas?
- E quanto à pressão, quais os valores-limite?
- Qual o tamanho do tubo?
- Ele está sempre cheio?
Com isso, é possível obter o melhor desempenho do medidor e gerar mais benefícios para a produção e também para a segurança de todos os colaboradores.
Afinal, os resultados vão muito além daquele apresentados pelos medidores, de modo que devem ser precisos em todos os aspectos.
Medidor eletromagnético
O Medidor de vazão eletromagnético pode ser aplicado em diversos segmentos, apresenta baixo custo quando comparado a muitos outros dispositivos e ainda oferece a garantia de um procedimento preciso.
Com alta taxa de aplicabilidade, o medidor magnético possui duas bobinas instaladas na parte superior e inferior do tubo, onde será realizada a medição.
A voltagem criada também será medida, neste caso por dois eletrodos em versões básicas que também estão instaladas no dispositivo.
A partir da criação de um campo eletromagnético, portanto, é possível realizar uma série de medições altamente eficientes e confiáveis para que várias demandas industriais possam ser atendidas da forma mais adequada.
Vale lembrar que todos os equipamentos devem ser devidamente armazenados em locais que não prejudiquem o seu funcionamento e não ofereçam riscos as suas condições de uso.
Por isso, vale a pena observar as recomendações da fabricante com relação ao transporte e armazenamento adequado dos produtos de medição.
Além disso, eles devem ser manuseados por profissionais devidamente qualificados, garantindo um prolongamento da vida útil dos produtos e também mais segurança e eficiência.
Para saber mais sobre medidores, Válvula solenoide para água, entre outros itens, basta contatar um profissional especializado.