Na indústria, existem uma infinidade de produtos, itens e componentes diferentes. Cada um deles responsável por uma funcionalidade específica.
Muitos trazem segurança, outros praticidade ou mesmo são parte de uma cadeia de funcionalidade em que desempenham papel fundamental.
Por isso, o artigo abaixo abordará sobre componentes elétricos e qual a sua importância na indústria.
Vale frisar que tais componentes desempenham papéis totalmente avessos uns dos outros, mas todos representam uma contribuição positiva para o bom funcionamento de seus respectivos setores.
Chave 2 posições
A chamada chave seletora, é um componente elétrico que tem como função primordial, controlar o fluxo de eletricidade que passa pelo circuito.
Por meio de uma alavanca controlada de forma manual, ela regula este fluxo, por isso também é chamada de Chave 2 posições.
Embora existam diversos formatos para a chave seletora, basicamente, em sua forma mais simples, é um interruptor liga-desliga, em função dos devidos circuitos nos quais estão ligadas.
Normalmente, elas são instaladas em itens que não possuem um meio próprio de regular o funcionamento de um componente extra.
Para ilustrar essa situação pode-se citar a instalação de uma chave ao fio de energia para interligar um sistema de luzes independente que foi instalado.
Há de se mencionar que existem também, chaves seletoras que possuem 3 posições distintas, ou até mais. A escolha deve ser feita conforme sua necessidade.
Sistema de visão industrial
Antes, por ser um item caro, que despendia sabedoria ao instalar e sensível a mudanças de luz era um item específico para uma pequena parte das empresas, que possuíam grande verba de investimento.
Com toda essa dificultada imposta por padrões da época, era comum que as empresas menores ignorassem ou mesmo desistem de instalar um sistema desses.
No entanto, o Sistema de visão industrial tem por função o controle de qualidade visual dos produtos, tornando-o imprescindível para as empresas.
Composto por iluminação e câmeras, além de lentes, filtros, softwares o item têm como intuito verificar a padronização do produto, assegurando um rigoroso controle contra erros de fabricação que podem trazer prejuízos à empresa.
Hoje em dia, com os avanços tecnológicos da computação, o sistema de visão industrial incorporou uma opção detalhada de inspeção de maneira bem mais eficiente e muito mais simples.
Existem, por exemplo, modelos com touch screen (telas sensíveis ao toque), que permitem um manuseio e configuração sem a necessidade de se conectar a algum computador, facilitando a configuração sem a necessidade de conexão com um PC. Veja algumas aplicações práticas, para o sistema de visão:
-
Indústria farmacêutica;
-
Indústria automotiva;
-
Industria de eletronicos;
-
Indústria de alimentos e muitas outras.
De forma resumida, elas funcionam utilizando ferramentas que reconhecem diferentes padrões, verificando a presença ou mesmo ausência de algumas características fundamentais, ajudando assim a identificar falhas.
Na linha de produção, ele funciona possibilitando a identificação da presença de todas as características padronizadas que são necessárias para um produto em bom estado.
Ela verifica arranhões, variações de cor e formato, defeitos e etc. Tudo com base nos padrões pré-estabelecidos no sistema como referência.
Basicamente, ela é constituída de uma camera monitoramento, ou mais, que tem o dever de inspecionar o sistema de produção.
Uma espécie de cyber inspetor para assegurar o bom desempenho das máquinas e funcionários que fazem parte da linha de produção. Assim, aumentando a produtividade da empresa e assegurando a qualidade dos produtos.
Condutores
O condutor é um material no qual as cargas elétricas se movimentam de maneira livre. Assim que são carregados em uma região pequena, toda a sua carga se distribui sobre a superfície do material. Existem diversos modelos de condutores.
Os Condutores elétricos podem ser de fios ou cabos. O fio sólido é um material maciço, que possui apenas um condutor, que é o cobre, o deixando bem menos flexível.
Eles não devem ser muito manuseados ou dobrados, pois podem vir a se partir e perder sua funcionalidade. Basicamente, são usados para coisas simples, como sistemas de iluminação, tomadas e chuveiros elétricos.
Quando se fala em cabo, quer dizer que é um condutor formado por diversos outros fios de cobre, todos eles acordados entre si. Isso é para que eles sejam fáceis de manusear e dobrar sem que venham a se partir.
Por conter vários micro fios, possui maior flexibilidade que o fio sólido.
Para que tudo funcione bem, é necessário que uma cadeia de itens trabalhem em harmonia.