A indústria tem acompanhado, contribuído e influenciado (e sendo influenciada) pela sociedade quanto ao seu desenvolvimento econômico, social e tecnológico. Atualmente, as indústrias tem como característica a automação dos processos, alta produtividade e muitos avanços tecnológicos.
A automação proporciona uma produção com mais máquinas e otimização. Com os avanços tecnológicos, os processos passaram a ser mais inteligentes e programáveis, fazendo com que ela seja mais eficiente e estruturada por máquinas e equipamentos programáveis.
Dessa forma, a produtividade aumenta, os resultados são aprimorados e os processos de manutenção são intensificados.
Com a alta quantidade de máquinas, equipamentos e ferramentas, as indústrias precisam investir nas manutenções para assegurar a qualidade dos produtos, manter a estabilidade da produção e evitar acidentes com os trabalhadores ou com a comunidade ao entorno das fábricas.
Tipos de manutenção industrial
Com o desenvolvimentos e revoluções industriais, a manutenção passou a ser uma atividade fundamental, compondo as estratégias de custos e gestão de ativos da empresa. O planejamento e controle de manutenção, quando adotado pela organização, consegue promover a confiabilidade.
Por meio da manutenção, independentemente do modelo adotado, é possível traçar uma estratégia que visa a potencialização e prolongamento da vida útil das máquinas e equipamentos.
Atualmente, o planejamento é composto por três tipos de manutenções adotadas pela indústria, sendo elas a corretiva, preventiva e a preditiva.
A manutenção corretiva industrial pode ser caracterizada de duas maneiras: a urgente e a programada.
Esses modelos se tornaram as manutenções mais conhecidas e servem para corrigir os problemas quando eles não puderam ser identificados a tempo (urgente) ou quando o problema já foi identificado e será consertado de acordo com o planejado (programada).
A manutenção preventiva ocorre periodicamente, de acordo com a intensidade de usabilidade da máquina ou equipamento, assim são programadas inspeções e fiscalizações, bem como troca de peças quando necessário. Isso é feito de modo a evitar a manutenção corretiva.
A manutenção preditiva ocorre por meio do monitoramento constante das máquinas. A fiscalização é realizada por meio de aparelhos e instrumentações que contribuem para as análises e sistemas de controle.
Sistemas de controles
As máquinas são construídas com mais tecnologia e segurança. Atualmente, elas possuem sistemas internos que realizam, em alguns casos, o controle interno, por meio de sensores e instrumentos de medição.
Um deles é o sensor indutivo comprar, que é um sensor de proximidade que consegue detectar peças metálicas, assim que ela invade o seu campo magnético.
As principais vantagens deste equipamento são:
- Funcionam em muitas condições de ambientes;
- Alta durabilidade;
- Manutenção simples;
- Funcionamento ágil;
- Acionamento sem contato físico.
Versáteis, esses sensores são utilizados amplamente em diversos segmentos da indústrias, dentre eles o automobilístico, na indústria de injeção plástica, indústria de vidros e indústria farmacêutica.
A aplicação dos sensores indutivos são para evitar falhas e problemas gerais ocasionados pela automação industrial, contribuindo para segurança e controle da periodicidade e monitoramento da manutenção.
Aferições e calibramentos
Ainda no setor de manutenção, cabe a esta equipe realizar a calibração e aferição dos instrumentos com o intuito de deixá-los prontos para uso.
Evitando resultados insatisfatórios e problemas na produção, a calibracao de instrumentos ocorre para que as medições e pesagens sejam corretas, assegurando a padronização e qualidade dos produtos.
Presentes no planejamento e controle de manutenção, os equipamentos utilizados para medir e pesar dentro da indústria precisam ser conferidos e calibrados frequentemente, ou sempre que forem serem utilizados. Isso porque medições erradas podem ocasionar em grandes prejuízos e danos para a produção.
A aferição de equipamentos de medição são controles realizados por profissionais especializados nesses tipos de equipamentos e são essenciais para as indústrias.
Utilizando ferramentas e acessórios específicos, o controle realizado permite evitar falhas, desperdícios de recurso, promove mais segurança para a empresa e para os trabalhadores, além de contribuir para uma gestão mais organizada e econômica, impactando positivamente no gerenciamento da instituição.
Por ser uma atividade de precisão e conhecimentos técnicos especializados, é importante possuir na equipe de manutenção profissionais com conhecimento na área de aferição de instrumentos de medição que possuem reflexos diretos na qualidade e quantidade da produção.
As manutenções e seus métodos e sistemas de controle são essenciais para as indústrias, portanto precisam ser priorizadas pela gestão, a fim de otimizar os processos, aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos ofertados, aumentando a sua competitividade no mercado.