Podendo ser utilizado em diversas áreas, como a de construção, o aço galvanizado possui várias finalidades. Ele é um material que passa por um procedimento denominado galvanização, daí a origem de seu nome. Durante esse processo, o aço é revestido por uma fina camada de zinco, que faz com que não haja corrosão.

O zinco pode ser aplicado de duas formas, a primeira por meio de um banho quente de imersão ou a partir da eletrogalvanização; enquanto a segunda é por meio do ácido inoxidável, no qual é feito uma mistura de ácido líquido junto com uma solução de cromo.

Após esse processo ele é pressionado e moldado, fazendo com que as impurezas sejam retiradas do material.

No entanto, são os seus meios de utilização que mais define cada um.

Enquanto o último citado está presente em construções de edifícios, o aço galvanizado é usado, em sua maioria, na parte estrutural da construção de casas, como pregos e parafusos.

O aço galvanizado ainda pode ser usado em cercas ornamentadas, sendo preferível seu uso ao do ferro, devido à sua grande resistência à ferrugem.

Além disso, ele costuma ser utilizado com frequência na fabricação de automóveis e outros veículos pesados. São materiais resistentes a corrosão por conta disso podem estar presente utensílios eletrodomésticos, como máquinas de lavar roupa e louça, entre outros que possam entrar em contato com água.

Indo mais além, o aço galvanizado também está presente com frequência no segmento sucroalcooleiro e indústrias petroquímicas por possuir propriedades anticorrosivas e estruturas altamente resistentes à passagem de fluidos agressivos, já que possuem elaboração própria para transporte, processamento e elaboração de substâncias químicas, sem que isso diminua sua vida útil.

Sua facilidade para limpeza, troca térmica e ótimo custo-benefício são algumas das outras vantagens que esse material possui, além da fácil adaptação à quaisquer fases de produção em indústrias, podendo ser utilizado em grandes sistemas operacionais sem riscos.

Outros itens que possuem aço galvanizado

As conexões galvanizadas também recebem o tratamento de galvanização, podendo ser utilizadas nas mesmas construções citadas anteriormente.

No entanto, elas possuem extremidades de pontas lisas ou roscadas.

De modo geral, elas podem ser encontradas em itens de construção como:

  • Contraporcas;
  • Cotovelos;
  • Bujões;
  • Porcas;
  • Flanges;
  • Cruzetas.

Feita a partir da mistura de aço carbono com revestimento de zinco em ambas as superfícies, a chapa de aço galvanizado é um dos processos mais econômicos e efetivos contra a corrosão.

Tendo seu formato definido por meio de uma maquina de corte, possui proteção galvânica e atua no isolamento do aço ao meio ambiente.

Apresenta acabamentos em cristal normal, liso, aimizado ou com aplicação de proteção superficial como o oleamento ou tratamento químico. Pode ser utilizado na fabricação de telhas, indústrias automotivas, trilhos e algumas utilidades domésticas.

Corte a laser

O corte a laser é um processo no qual utiliza-se uma máquina que possui um feixe de luz de alta potência que derrete um material específico, possibilitando cortes e gravações.

De forma mais simples, amplifica a energia da luz afim de aquecer o material em determinada região, como na brincadeira da lupa utilizada em escolas com o intuito de explicar a amplificação da luz solar em um ponto específico.

O feixe de luz transmitido é de densidade tão alta que faz o material derreter, possibilitando corte e até mesmo gravação a partir da profundidade e regulagem da energia utilizada.

Existem diversas empresas de corte a laser em sp, que tem como finalidade o progresso de peças complexas com baixo custo, se comparado às outras alternativas de corte disponíveis no mercado.

Esse serviço têm como principal vantagem a capacidade de efetuar cortes precisos que antigamente eram realizados a partir de diversos processos utilizando, inclusive, o auxílio manual.

O corte a laser possui um controle programado que torna possível diminuir o uso de ferramentas, acelerando o processo, além de aproveitar totalmente a peça, diminuindo o desperdício e consumindo menos matéria-prima.

Tal aspecto faz com que essa opção também seja mais sustentável, possuindo benefícios se comparado a outros processos com acabamentos à desejar e sem tanta precisão.

Por exemplo, no caso da estamparia, que ainda é um processo bem utilizado, caso seja necessária alguma alteração durante o procedimento, acaba gerando um custo alto para outra confecção.

Já no caso do corte a laser, é possível mudar o arquivo durante seu uso, não sendo necessário recomeçar do zero.

Com excelente qualidade e cortes minuciosos, é usado em materiais como acrílico, madeira, alumínio e aços sem causar qualquer dano à superfície da peça.