Os compressores de ar estão presentes no nosso dia a dia através de diversos setores. Fábricas de medicamentos, obras de construção civil, equipamentos de um consultório odontológico, poços artesianos, entre outras coisas, fazem o uso de compressor ar.
Esse tipo de equipamento é responsável pela produção de ar comprimido, sendo uma fonte contínua de ar que permite que diversas ferramentas pneumáticas funcionem, como furadeiras, lixadeiras, grampeadores e pistolas para pinturas.
Os compressores de ar podem ser classificados como de baixa, média e alta pressão. Os de baixa pressão, funcionam até na pressão máxima de cento e vinte litros, enquanto os de média pressão funcionam na pressão máxima de até cento e quarenta litros.
Os compressores de alta pressão possuem pressão máxima de até cento e setenta e cinco litros. Além desses quesitos, a escolha do modelo mais adequado para atender às suas necessidades deve ser feita com base nas características do ar que vai ser gerado.
O ar deve ser o mais puro possível, pois, assim, o equipamento vai durar mais, evitando manutenção e constantes trocas de peças.
Algumas características do ar comprimido são:
- Não possui cor
- Não possui cheiro
- Não é tóxico
- Não é inflamável
Há a possibilidade de usar o ar comprimido em diferentes níveis de pressão e temperatura. A pressão do ar comprimido pode se tornar ainda maior quando, após a sua compressão, ele é aquecido, ficando mais alta do que a pressão atmosférica.
Alguns equipamentos regulam a purificação do ar e fazem a compressão, realizando o controle de temperatura de maneira segura.
Como utilizar um compressor de ar
Um compressor de ar possui diversas utilidades. Depois de realizar a sua montagem, é importante seguir as recomendações de uso e segurança do equipamento.
O compressor para uso doméstico deve ser de baixa capacidade e serve para encher pneus de bicicletas e carros, colchões de ar, pintar a casa, envernizar móveis e também pulverizar plantas.
Para uso profissional, os indicados são compressores de baixa ou média capacidade.
No caso dos equipamentos de baixa capacidade, eles são de pequeno porte e muito usados em consultórios odontológicos, para encher objetos infláveis e também utilizados por profissionais de jardinagem para fazer a pulveirização de plantas.
Já nas oficinas mecânicas e borracharias, a indicação é de uma unidade compressora de ar de capacidade média. O compressor de média pressão também é usado para compor os freios dos automóveis.
Já para uso industrial, os compressores de ar devem ter alta capacidade de compressão e se baseiam no princípio volumétrico ou dinâmico.
Os volumétricos, também conhecidos como compressores de deslocamento positivo, aumentam a pressão através quando reduzem o volume obtido pelo gás.
Eles podem ser alternados, que significa que um ou mais pistões aspiram o ar atmosférico, fazendo a sua compressão em um reservatório. Dessa forma, o ar comprimido fica disponível para ser usado quando houver necessidade.
Uma empresa de montagem industrial também pode optar pelos compressores de ar dinâmicos ou turbo-compressores, a pressão sofre elevação no momento em que a energia cinética é convertida em energia de pressão conforme o ar passa pelo compressor.
Modelos de compressores de ar
Quem deseja comprar ou alugar um compressor de ar, deve procurar sobre as especificidades de cada modelo, pois há diferentes tipos de compressores de ar no mercado, sendo eles, o compressor direto, o compressor parafuso, o moto compressor e o compressor de pistão.
O compressor parafuso é o modelo mais usado, principalmente pelas indústrias. Ele é composto por rotores que se deslocam um em direção ao outro comprimindo o ar.
Eles podem funcionar em alta velocidade combinada com alta taxa de fluxo e são bem resistentes e duráveis.
O compressor parafuso é muito encontrado em indústrias do segmento de alimentos e bebidas, fábricas dos segmentos automobilístico e petroquímico, entre outros. Esse compressor possui menos peças e um tamanho compacto, o que são vantagens em relação a outros modelos.
O aluguel de compressor de ar pode ser uma boa opção para quem quer realizar algum serviço pontual e não quer investir na compra de um equipamento novo.
Você pode alugar conforme as suas necessidades e usar pelo tempo combinado. Uma vantagem é não ter que gastar com a manutenção e armazenagem da máquina, além de ter um suporte técnico em caso de necessidade.