Muitos Materiais elétricos são constantemente utilizados em uma enorme variedade de processos e equipamentos, que fazem parte da nossa vida diária. Seja no carro, no mercado, no uso de telefones e até mesmo nos cuidados estéticos, esses componentes possibilitam o bom funcionamento de diversos itens importantes.
Mas, você conhece esses dispositivos e sabe como eles podem fazer toda a diferença no desempenho de dezenas de máquinas e procedimentos eletrônicos?
Nesse artigo, confira alguns tipos importantes e como eles funcionam. Além disso, saiba como eles podem estar mais presentes do que imaginamos em nossa vida diária
Motores
Um dos sistemas que mais necessitam de estímulos de peças complementares é Motor de partida, que é justamente aquela “engatada” inicial que faz tudo acontecer.
Tudo é explicado pelas leis da física: é preciso receber um estímulo que interrompa a inércia dos componentes e que faça com que o motor comece a ganhar cada vez mais velocidade até se sustentar por conta própria.
O motor utilizado nesse processo, deve ser de corrente contínua e girar em conjunto com o motor de combustão interna, mas nivelado de forma a proporcionar as configurações de rotação necessárias para o funcionamento.
Todo motor está sempre ligado a uma bateria que fornece energia e é importante lembrar que as baterias são sensíveis à temperatura externa.
Dessa forma, é preciso obter também um dispositivo fornecedor de carga que apresente alta performance e ofereça a potência necessária, para um dispositivo que consome tanto do sistema elétrico automotivo. Os componentes de um motor desse tipo, são:
- Carcaça;
- Massas polares;
- Bobinas de campo;
- Induzido;
- Suporte de escovas;
- Pinhão de engrenamento
- Alavanca de acionamento;
- Solenoide;
- Tampas.
Auxílio eficaz
Desenvolvido para ser utilizado em partida de motores de tensão reduzida, Autotransformador de partida de motores é uma opção a quem procura desempenho garantido e mais praticidade. Entre suas principais características, estão:
- Enrolamento em cobre ou alumínio;
- Acabamento com pintura eletrostáticas;
- Bobinas revestidas de verniz;
- Montagem aberta;
- Termostato de abertura rápida.
Resistência acima da média
Um muito casos, em especial nos locais de água salobra, recomenda-se o uso de uma resistência mais eficaz para aquecer a água que você utilizará no banho, por exemplo.
Isso porque, essa água possui muitos sais minerais em sua composição, de forma que as resistências convencionais acabam tendo o aceleramento de seu desgaste.
Portanto, para evitar que a vida útil dos equipamentos seja reduzida, uma ótima opção é utilizar Resistência blindada, indicada justamente para os casos em que o acabamento precisa ser reforçado. Além disso, esse dispositivo gasta menos energia elétrica e é mais resistente, durando mais tempo e garantindo o desempenho máximo.
Componentes até na estética?
Sim, os variados dispositivos elétricos que servem para facilitar a nossa vida, também chegam no spa. Isso porque, como você pode imaginar, é muito importante utilizar alguns equipamentos facilitadores em processos estéticos. Um exemplo comum, é durante a depilação.
Existem diversos tipos, métodos e acessórios de depilação atualmente mas, uma técnica que tem se destacado cada vez mais no mercado é Laser diodo.
Capaz de emitir através de sua luz pura, a energia que é absorvida e transmitida para as células responsáveis pelo crescimento dos fios, impossibilitando que elas continuam se reproduzindo.
Para quem está pensando se isso machuca a pele, saiba que esse dispositivo faz uso de um novo sistema de refrigeração super moderno, que oferece a devida proteção para a epiderme durante todas as etapas do procedimento.
A principal vantagem, além da praticidade, é que o com laser diodo você pode eliminar os pelos de forma definitiva.
Como muitos clientes procuram empresas de estética com esse objetivo em mente, esses produtos são adquiridos em larga escala por empresário do ramo, à medida em que o público se torna maior.
Presença constante
Seja como for, Materiais elétricos são constantes no nosso cotidiano e podem estar em aparelhos eletrônicos, máquinas variadas e nos utensílios domésticos.
Isso porque, com o avanço crescente do acesso à energia elétrica, a população mundia tem se tornado cada vez mais dependente desse tipo de fornecimento.
Sendo assim, os mecanismos desenvolvidos nos últimos anos precisam, em sua grande maioria, de aparelhagens elétricas para desempenharem sua função por completo.
O importante é sempre procurar pro materiais resistentes, eficazes, de boa qualidade e que possam garantir a segurança do operador.