A segurança do trabalho é o setor responsável pelo estudo dos modos de possibilitar a proteção dos trabalhadores no seu ambiente profissional.

Nas indústrias, é capaz de reduzir o retrabalho e evitar acidentes, além de englobar abordagens sobre questões preventivas, laudo de adequação nr12, promoção da saúde e qualidade de vida entre empregados e empregadores.

Segurança do trabalho: o que é?

Para ficar mais claro, a segurança do trabalho equivale ao grupo de medidas tomadas para o combate de acidentes e doenças ocupacionais. 

Assim sendo, os responsáveis pela indústria cumprem com o essencial para proteger a integridade e a capacidade do colaborador.

É ela que se responsabiliza pela organização de atividades voltadas para a prevenção, bem como atua na prevenção de acidentes e na mudança cultural na indústria.

Equipamentos para a segurança do trabalho nas indústrias

Atualmente, o mercado oferece equipamentos que vão de acordo com o perigo ao qual o empregado está exposto.

Dentre alguns dos principais EPIs que auxiliam na segurança do trabalho nas indústrias figuram:

  • Protetores auriculares;
  • Botas;
  • Equipamentos para trabalho em altura;
  • Capacetes, luvas e máscaras;
  • Óculos protetores.

Tenha em mente que, assim como um projeto prevenção de incêndio, o objetivo da segurança do trabalho deverá ser sempre o de proteger a integridade física dos trabalhadores.

Assim, os equipamentos de proteção auricular apresentam os mais variados modelos, como os abafadores de ruídos e tampões de ouvido, importantes contra a poluição sonora.

Já as botas, coturnos e sapatos são recomendados para proteger contra quedas e derrapagens em chãos escorregadios, molhados ou mesmo pontiagudos.

Para trabalhos em altura, os EPIs consistem em cintos, cinturões, talabartes reguláveis e trava-quedas.

Os capacetes devem ser utilizados tanto em locais cobertos quanto descobertos, sendo designados para a proteção contra a queda de objetos ou batidas, bem como eletricidade e radiação solar.

Em ambientes com laudo de inspeção predial, é preciso complementar o equipamento com uma viseira ou arco voltaico para proteger os olhos. 

Nesse contexto é que entram as máscaras, que são artifícios que costumam ser feitos com TNT, variando entre filtros e modelos. 

Esse equipamento filtra o ar contra gases poluentes, partículas e poeiras de materiais tóxicos. Por fim, as luvas variam de acordo com os riscos a que o trabalhador será exposto.

Conclusão

Priorizar a segurança nas indústrias é a melhor maneira para evitar acidentes no ambiente de trabalho, assegurando a vida dos trabalhadores e garantindo uma proteção completa.