Devido às suas propriedades, o aço é, atualmente, um dos materiais mais usados nos mais diversos segmentos na economia, seja para construir simples valvulas ou grandes e pesadas vigas para a construção civil.

Dados do Instituto Aço Brasil, o país é o nono maior produtor desse material em todo o mundo, sendo líder absoluto na América Latina. Graças a isso, o Brasil exporta não apenas para os seus países vizinhos, como, também, supre sua demanda doméstica e vende para nações dos cinco continentes do mundo.

Contudo, apesar do que dita a crença popular, nem todo o aço é igual. O motivo por trás disso é que, pese o fato de se usar um único termo, ele se refere a diversas ligas metálicas, com composições e, consequentemente, características diferentes.

Isso é algo muito observado no universo de tubos e conexões: um item que será usado para o transporte de fluidos, por exemplo, dificilmente será feito a partir de um material idêntico àquele usado para fabricar tubos estruturais para uma construção.

Na prática, isso significa que, antes de comprar produtos de aço, é preciso fazer uma pesquisa a respeito de todas as variedades desse metal, de modo a identificar qual é o mais adequado para o uso em questão. Confira, a seguir, informações preciosas a respeito de alguns deles e escolha com mais segurança:

  1. Aço inoxidável

Tubos, utensílios de cozinha e conexões em aço inox estão entre os itens metálicos mais procurados do momento. O motivo por trás disso é a composição diferenciada desse tipo de aço, que lhe proporciona características como:

  • Alta resistência;

  • Bom apelo estético;

  • Superfície lisa;

  • Versatilidade.

Tudo isso é proveniente do fato de que essa liga metálica conta com pelo menos 10,5 % de cromo. Esse diferencial é o que proporciona todas as características mais conhecidas do inox, tornando-o ideal para uma série de usos.

Vale ressaltar que, no caso de alguns estabelecimentos, contar com objetos confeccionados com base nele é fundamental. É o caso, por exemplo, de cozinhas profissionais: a superfície lisa do inox faz com que seja muito mais difícil haver uma proliferação de microrganismos sobre ele.

Como tais locais têm que seguir um padrão muito alto de higiene, isso é fundamental para cumprir com as determinações do poder público.

  1. Aço carbono

Apesar das diversos benefícios trazidos pelo aço inoxidável, é preciso considerar que ele tem uma desvantagem importante: o preço. A presença do cromo em sua composição eleva o seu custo de produção, e, consequentemente, o valor de venda.

A boa notícia é que existem ligas de aço mais em conta, mas que não deixam a desejar no quesito resistência. É o caso do aço carbono, que, como o próprio nome dá a entender, tem uma alta quantidade desse componente em sua composição.

Como isso lhe proporciona um alto grau de dureza, ele pode ser útil para situações que exigem uma alta resistência mecânica, como uma conexão ou um tubo usados na estrutura de um projeto de construção civil.

Por mais que ele seja resistente e tenha um custo mais baixo que o do aço inox, é preciso ter em mente que um não substitui o outro: cada um é indicado para diferentes usos. Do contrário, o projeto em questão pode sair comprometido.

  1. Aço galvanizado

Por mais resistente que o aço seja, há vários elementos que podem desgastá-lo, e, assim, deixá-lo com cara de velho. Entre eles estão a poluição, a maresia e, até mesmo, o vento.

Felizmente, há um tipo de liga desenvolvido especificamente para ser mais resistente frente a esses fatores: o aço galvanizado. Seu diferencial é o fato de ele ser revestido por outro componente, que atua como metal de sacrifício, mantendo o aço preservado.

Na prática, isso significa que um tubo de aço galvanizado usado para fazer um portão ou uma grade para um imóvel localizado em uma cidade litorânea durará muito mais do que um item confeccionado a partir de outra liga metálica.

Apesar disso, é preciso ter em conta que esse diferencial também tem o seu custo: devido ao processo pelo qual esse metal passa, os itens confeccionados por eles podem ser um pouco mais caros que os demais.

eletroduto galvanizado preço, por exemplo, com certeza será mais elevado. Ainda assim, a vida útil mais longa faz com que o investimento extra compense.