No ramo industrial, há inúmeros equipamentos e peças que, indiretamente, fazem parte do dia a dia de milhares de pessoas. Isso porque a maioria dos produtos, passa por um processo de desenvolvimento, incluindo as famigeradas peças industriais.

Por essa razão, desenvolvemos este conteúdo, em que você verá como as principais peças industriais são feitas, por meio do processo de usinagem. Continue com a leitura logo abaixo.

Processo de torneamento

O torneamento, assim como o acabamento de inúmeras itens, é realizado por meio de uma máquina que leva o nome de torno mecânico. Essa ferramenta é composta por uma caixa elétrica, que possui um cabeçote que acopla os elementos que cortam o aço, como serras e fresas.

Esse tipo de maquinário, é usado exclusivamente no processo de corte de peças, as modelando até que fique no formato já conhecido. Ainda assim, existem inúmeros modelos de torno, podendo servir a um Controle Numérico Computadorizado (CNC).

Neste caso, o centro de usinagem cnc 5 eixos produz peças em larga escala a partir da transferência de um sistema de desenho, computadorizado à máquina responsável. Este processo diminui o tempo de produção, sendo um dos mais utilizados na atualidade.

Tipo de torneamento de peças

O torno pode ser vertical, ideal para o trabalho com itens que apresentam maior diâmetro, como peças para caldeiras, por exemplo. Ele também pode ser um torno horizontal universal, atuando com peças compridas ou de diâmetro inferior.

Pode ser um modelo revólver também, produzindo modelos pequenas em série por meio de um cabeçote ou pode ser um torno platô que, diferente do horizontal universal, é responsável pela usinagem de peças curtas, bem como as de diâmetro grande.

Entretanto, fica claro que a escolha de um torno deve ser baseada na necessidade de precisão, na qualidade do acabamento, na quantidade de itens e do número que se pretende produzir, bem como o formato das peças a serem usinadas, assim como foi falado sobre caldeira.

Eletroerosão na fabricação de peças

A usinagem de erosão a fio, tem como principal característica o processo de fabricação, por meio de descargas elétricas. O procedimento de usinagem tem papel importante no ramo industrial e várias razões influenciam isto.

Neste sentido, as peças que são usinadas, por conta da eletroerosão a fio, permanecem submersas em um líquido, uma vez que no exato momento acontece a dissipação do calor, gerado durante as descargas elétricas.

Esse tipo de usinagem não exige esforços de corte por parte da mão de obra, porque não há contato entre o fio e a peça. Nesta usinagem, um fio de latão eletricamente carregado (ionizado), atravessa a peça a ser usinada em um tanque submerso por um líquido não eletrizado.

Deste modo, descargas elétricas são emitidas e o fio faz com que perfis sejam desenhados na peça, sem nenhum contato com o material. Na área da ferramentaria, este equipamento é um dos mais usados.

Pois conta com alta tecnologia, porque é controlado por um sistema de usinagem de erosão, obtendo mais rapidez dentre os processos de corte e acabamento.

Portanto, a eletroerosão é um processo de precisão, mais utilizado atualmente em matrizarias para cortes em materiais de alta resistência, com o aço propriamente dito.

Além do mais, o processo de eletroerosão é capaz de confeccionar peças complexas, própria de componentes eletrônicos e maquinários do ramo industrial.

Peças confeccionadas

Sabe-se que no âmbito industrial existe uma série de peças, que fazem parte de equipamentos de grande, médio ou pequeno porte. Partindo desse ponto de vista, é mais que importante entender quais peças são confeccionadas por meio dos maquinários citados neste texto.

Por conta disso, abaixo veja os principais itens produzidos no processo de usinagem industrial. Dentre elas, destacam-se:

  • Parafusos;

  • Porcas;

  • Roscas;

  • Polias;

  • Válvulas;

  • Matrizes de corte;

  • Dobradiças;

  • Engrenagens;

  • Pinos e etc.

Tanto o maquinário de torneamento, como o de eletroerosão, tem papéis importantíssimos na confecção de peças industriais, desde os menores até as de maior diâmetro.

Cabe destacar que cada procedimento de fabricação, deve ser feito por profissionais com mão de obra qualificada para, assim, não ter nenhum defeito entre as peças confeccionadas, especialmente as válvulas, que exigem grande precisão em suas aplicações.

Portanto, esse foi alguns dos processos que os itens industriais passam até serem produzidos e comercializados. Embora algumas sejam pequenas, esse fator não anula a sua importância entre os processos industriais mais complexos. Sendo assim, é imprescindível manter a atenção voltada a todos esses componentes.