A bomba d água é um equipamento destinado à trabalhos de transferência de grandes volumes de água, de um local para o outro. Normalmente, ela está ligada a canos e tubulações, que viabilizam a passagem dos líquidos e pressurizam a água.
Na indústria, as bombas são vistas como máquinas hidráulicas, que fazem parte do sistema hidráulico, com a função de exercer pressão em um fluido e energia e, assim, transformar em energia hidráulica para a movimentação.
Nesse sentido, é possível encontrar uma grande diversidade de bombas d’água, de acordo com as aplicações na indústria.
De maneira geral, todas elas atuam na transferência de fluidos de um reservatório para o transporte, bem como são desenvolvidas com controle de vazão e estanqueidade.
No entanto, dependendo do tipo de líquido transportado, além das necessidades de uso, as bombas podem ter algumas características específicas.
Principais modelos de bombas d’água industriais
Além das indústrias, as bombas d’água são usadas em inúmeras aplicações, como no bombeamento de poços artesianos para uma cisterna ou caixa d’água, ou de porões e áreas inundadas, até mesmo para a irrigação.
Sendo assim, é preciso avaliar quais as necessidades de instalação e as atividades que serão exercidas pelas bombas, para escolher o equipamento ideal. Entre os principais modelos, destacam-se:
- As bombas centrífugas;
- As bombas submersíveis;
- As bombas hidráulicas;
- As bombas periféricas;
- As bombas injetoras;
- As bombas autoaspirantes.
Há, ainda, bombas em modelos especiais, que são projetadas para aplicações diferenciadas.
A bomba para agua quente é um desses modelos, pois ela é capaz de suportar grandes variações de temperatura, sem comprometer o sistema de funcionamento.
Em geral, ela é constituída por materiais altamente resistentes, como rotores em bronze, buchas em bronze, eixo em aço inox e selo mecânico com elementos em viton ou EPDM.
As bombas para água quente estão disponíveis em tamanhos similares aos das demais bombas convencionais, no entanto, a diferença está justamente nos materiais usados em sua confecção.
Em geral, esses equipamentos são usados em aplicações residenciais na pressurização de água após o aquecedor, ou industriais em caldeiras, maquinas e fornos.
Outro modelo com características especiais é a bomba de água para irrigação. Ela é dimensionada para facilitar o transporte de água em sistemas de irrigação, normalmente, em atividades agrícolas.
Além disso, o equipamento é usado para solução para inundações, esgotamento e preenchimento dos açudes e na secagem de inundações em áreas de agricultura.
As bombas de água para irrigação são comumente vendidas em modelos monoestágio, em tamanhos menores, para facilitar a instalação do equipamento.
No entanto, é possível encontrar equipamentos com diversas especificações, dependendo da vazão e pressão necessárias para os sistemas de irrigação.
Por fim, outro modelo bastante peculiar de bomba é a chamada bomba de água suja, que também é submersa.
O equipamento é ideal para aplicações em esgotos, drenagem ou transferência de água suja em porões, reservatórios, caixas e cisternas.
Uma das características peculiares do equipamento é a capacidade de trabalho com partículas sólidas, com modelos que suportam resíduos de até 35mm de diâmetro.
Bombas e motobombas: quais são as diferenças?
Além das bombas d’água e seus diferenciados modelos, é possível encontrar outros equipamentos que também atuam na transferência de líquidos e fluidos, como é o caso da motobomba.
De modo geral, as motobombas são responsáveis pela impulsão da água, assegurando que ela circule por todo o sistema hidráulico. Dessa forma, é possível transferir a água para o processo de filtragem.
As motobombas são muito usadas em piscinas, sendo responsáveis pela impulsão da água para o sistema de retirada de impurezas.
Dessa maneira, a água retorna à piscina (por exemplo) livre de resíduos e outros contaminantes.
Além disso, o equipamento também é eficaz para o tratamento da água, permitindo a mistura de substâncias de forma homogênea (como é o caso do cloro nas piscinas).
Diante dessas diferenças, é possível verificar se o sistema hidráulco depende de uma bomba d’água ou das motobombas e, assim, escolher o melhor modelo.
Contudo, é indispensável que todos os equipamentos tenham uma boa conexão com as tubulações e redes hidráulicas, para evitar a ocorrência de vazamentos e outros problemas que podem afetar negativamente o trabalho das bombas.
Recomenda-se, portanto, que tanto as bombas quanto as motobombas passem por revisões periódicas.