Entre os equipamentos de maior circulação no mercado, está o Transmissor de pressão danfoss um aparelho que pode exercer sua função em diferentes indústrias. Hoje, é comumente solicitado pela indústria naval, pois apresenta excelentes resultados quanto o assunto é precisão de temperatura.
Os transmissores de pressão danfoss podem ser instalados em máquinas e equipamentos como: bombas, compressores, motores industriais, maquinários que trabalham com metais, em caldeiras e em dispositivos que são utilizados na refrigeração. Também são muito úteis no procedimento e produção energética, por isso, são amplamente solicitados em usinas eólicas.
Com o advento de novas tecnologias cada vez mais os fabricantes as utilizam para fabricação de peças mais arrojadas e mais tecnológicas, exigindo que o produto tenha mais diversidade, por esta razão, o mercado oferece uma gama de modelos desse medidor de pressão para se adequar a algumas situações, tais como:
- Ambientes industriais severos;
- Adaptação em aplicações hidráulicas;
- Uso geral e com fácil instalação.
Todos os tipos de transmissores de pressão danfoss são produzidos com materiais e tecnologias que dão alta eficácia ao aparelho e grande durabilidade.
Além de ter esses aspectos, ele consegue satisfazer as necessidades dos clientes por completo, pois consegue se enquadrar aos diferentes e inúmeros tipos de procedimentos.
Aliás, não somente no processo, como também nos dispositivos e indústrias dando um alto nível de estabilidade contra vibração e contra o choque. Este medidor também garante estabilidade a longo prazo e um alto desempenho de EMC.
Em caso de dúvida sobre o funcionamento do equipamento e de suas vantagens, procure a ajuda de seu fornecedor/ fabricante para que ele lhe ofereça informações sobre o uso do transmissor.
O que é um termopar e para que serve?
O termopar é um sensor de temperatura simples, resistente e bastante confiável, pois realiza medições e, ainda, tem baixo custo. São utilizados em larga escala quando o assunto é medição de temperatura.
Constituído por dois metais diferentes unidos em uma das extremidades, o sensor apresenta excelentes resultados quanto a resistência e durabilidade.
Quando existe uma diferença na temperatura entre a extremidade unida e as extremidades livres, indica-se o surgimento de uma diferença de potencial, no qual pode ser medido por meio de um voltímetro.
Hoje, é possível encontrar uma grande variedade de modelos de termopares com diferentes tipos de curva, e é ela quem mostra a diferença de potencial com relação a mudança de temperatura.
O mais utilizado é o Termopar tipo k, pois este apresenta baixo custo. Costumam cobrir temperaturas que apresentam variações entre-200 °C a 1200 °C.
Também existem outros tipos, tais como:
- Termopar tipo E;
- Termopar tipo J;
- Termopar tipo N;
- Termopar tipo B;
- Termopar tipo R;
- Termopar tipo S;
- Termopar tipo T.
Cada um tem sua funcionalidade, pois o termopar é uma das técnicas mais conhecidas de medição de temperatura.
Uma extremidade de suas junções é denominada junta quente e, a outra extremidade é o lugar no qual se liga os aparelhos ou cabos de compressão, a denominada junta fria.
A quente é submetida a fonte de calor, gerando uma tensão pequena (mili volts) que é proporcional à junta fria, essa ação é nomeada de Seebeck.
Entretanto, não são todos os metais que conseguem esse efeito, pois existem algumas ligas adotadas pelo sistema internacional por causa da sua confiabilidade e precisão de mudança.
Veja como funciona o controlador de temperatura
O Controle de temperatura aplicado na indústria é considerado uma das tecnologias mais essenciais na produção, pois este acontece de maneira adequada para cada um dos tipos de produtos.
Caso venha ocorrer da temperatura sofrer variações, seja acima ou abaixo do ideal, será necessário parar determinados processos de produção, pois o seu resultado será: revestimentos danificados, adesão inadequada, materiais enfraquecidos ou componentes comprometidos.
Para evitar esse tipo de problema, é extremamente importante que cada fabricante determine a temperatura ideal para cada etapa de produção, além de monitorar a temperatura dentro deste procedimento.
Dentro das operações de fabricação, o controle cumpre a função de ser responsável pela garantia de que a etapa do processo funcione dentro dos padrões, medindo constantemente e, ao mesmo tempo, comparando a temperatura.
Dessa forma, é possível descobrir possíveis problemas ligados com a temperatura mais rapidamente e repará-los quando necessário. São três tipos gerais de controles de temperatura, e são eles: controle de temperatura ON-OFF, Proporcional e PID. Para obter mais detalhes, contate um profissional especializado.