A indústria da usinagem é uma das mais antigas no setor produtivo, ela é responsável por desenvolver as peças de metal que são aplicadas em todas as máquinas, tanto as que são desenvolvidas para o uso industrial quanto as que são desenvolvidas para serem utilizadas nos produtos que serão comercializados.
Versáteis e com ampla atuação no mercado, a usinagem existe desde a pré-história, em que o homem utilizava materiais para produzir peças e construir ferramentas para a caça.
Entretanto, apenas a partir do século XIX que o aço passou a ser produzido de forma mais rápida pelas indústrias e as primeiras máquinas e peças da usinagem passaram a ser construídas.
Compreender as suas transformações faz com que a maioria dos processos industriais sejam compreendidos, além de conseguir visualizar as tendências e próximas atualizações, mantendo as indústrias desse setor vivas e competitivas dentro do mercado.
A história da usinagem
A usinagem passou a ser uma prática industrial no século XIX, mesmo período que o aço passou a ser produzido e utilizado nas industrias com mais facilidade.
Inicialmente realizada de forma braçal, a produção era em proporções menores e mais demoradas. O torno, uma das principais máquinas dentro dessa indústria, produziam as peças de metal apenas por rotações e formatos circulares desejados.
No século XX as máquinas começam a ser aprimoradas, no começo do século o torno com motor é desenvolvido, tornando os processos mais dinâmicos e pouco tempo depois já surge o torno elétrico que era mais sustentável e ainda mais rápido e prático de ser manuseado.
Próximo ao final do século são desenvolvidos os tornos automáticos, esse processo era o mais semelhante com o que é realizado na usinagem atual e mais próximo do século XXI o torno computadorizado e mais recente foi desenvolvido e vem sendo aprimorado com o passar do tempo.
Empresas de usinagem
Atualmente há muitas empresas que utilizam os processos de usinagem em suas linhas de produção, uma delas é a serralheria de estrutura metálica, empresas que produzem peça de ferro principalmente portões, portas e janelas de alumínio, ferro, aço e demais metais.
Abastecendo o setor de construção civil e lojas de material de construção.
Os principais processos presentes nas industrias de usinagem são:
- Aplanamento;
- Torneamento;
- Fresagem;
- Furação;
- Brochamento.
Peças e produtos da usinagem
Há muitas peças e produtos que são produzidas por meio da usinagem, alguns que são funcionais para outros processos de produção, como a abraçadeira tipo gota 6, que é uma peça utilizada para suporte de outras peças em processos de moldagem e fixação. Em formatos de argolas ou gotas, elas são aplicadas em diversas industrias e materiais.
Além dessa peça, muito versátil e dinâmica, há outras que são construídas e desenvolvidas para criação de equipamentos que são essenciais ao funcionamento de diversas máquinas e equipamento em âmbitos industriais e pessoais.
Como as peças para motores importados que são desenvolvidas em sua maioria por metais mais resistentes e pelos processos de usinagem que seguem o projeto construído para cada elemento atendendo todas as suas características e especificações.
Atualmente, com o desenvolvimento e aplicação das máquinas e processos tecnológicos, as peças são produzidas, em sua maioria por processos automatizados, que otimizam a produção e aprimoram a qualidade.
A máquina centro de usinagem é fruto desse desenvolvimento. Compostas por várias ferramentas como tornos e fresadoras, elas produzem as peças automaticamente, seguindo os padrões programáveis em seus sistemas.
Com as tecnologias os processos passaram a ser realizados com menos esforço físico humano e mais utilização de máquinas inteligentes, sendo uma das tendencias do mercado de usinagem, a transformação das empresas em fábricas inteligentes, ou seja, funcionando cada vez mais com processos automático em todas as suas áreas e sistemas.
Isso ocorre desde os processos mais simples, como o acender e apagar das luzes, ao mais complexos que envolvem todos os processos na linha de montagem.
Estruturas das fábricas de usinagem
Com o desenvolvimento de máquinas e sistemas cada vez mais modernos o sistema elétrico industrial passou a ser ainda mais complexo e necessário, para que todas as estruturas recebam de forma adequadas as energias necessária às máquinas e equipamentos.
Além dos sistemas é necessário investir em máquinas de apoio ao sistema elétricos como os nobreaks e os geradores, para um fluxo constante, correto e ininterrupto da energia no setor produtivo.
Outra estrutura importante são os tubos e conexões de PVC que servem para o transporte de fluidos sólidos, líquidos e gasosos que também são essenciais na produção das empresas, inclusive aos processos de usinagem.
Investindo em todos os elementos essenciais ao contínuo desenvolvimento das empresas de usinagem, elas conseguiram alçar grandes patamares de crescimento e modernização industrial.