A indústria é responsável por diversos procedimentos e produtos essenciais para a sociedade, sendo utilizados desde atividades comuns, até em procedimentos hospitalares, por exemplo.

Em razão disso, é possível encontrar diversos setores especializados em procedimentos específicos e na manipulação de determinadas substâncias e produtos. Por isso, conheças os setores industriais que mais possuem importância para a sociedade.

A indústria de base

Responsável pela produção consumida por outras indústrias, a industria de base também é conhecida como indústria pesada ou intermediária, realizando a produção de equipamentos e matéria-prima. Dentre as principais indústrias de base é possível citar a siderúrgica, a petroquímica e a metalúrgica.

Em razão disso, a industrialização brasileira de empresas de base é feita com uma produção de grande escala, geralmente de produtos e equipamentos pesados e que exigem grande cuidado na produção e transporte.

As indústrias intermediárias também são responsáveis pela qualidade dos produtos utilizados e consumidos pela sociedade. Portanto, é importante que estejam sempre atualizadas sobre os procedimentos realizados em seu setor de atuação.

Além disso, a indústria de base é um dos setores industriais que mais exigem mão de obra especializada, devido aos processos que exigem o manuseio de maquinários, supervisão detalhada e produtos químicos.

As indústrias de base ainda são classificadas em dois tipos de categorias: as indústrias extrativas, como as mineradoras e madeireiras, e as indústrias de bens de capital, como a metalúrgica, além da das indústrias responsáveis pela produção de energia elétrica.

As indústrias de bens de capital produz bens que podem otimizar sistema e procedimentos, como equipamentos, peças e máquinas que são utilizadas por empresas de outros segmentos.

A indústria de bens de consumo

Como o nome sugere, a industria de bens de consumo é responsável pela produção de materiais e produtos consumidos pela sociedade, sendo eles duráveis ou não duráveis.

A industria de bens de produção é dependente da indústria de base, devido ao fornecimento de matéria-prima e equipamentos para a elaboração dos produtos.

Todos os produtos fornecidos pelas indústrias de bens de produção são utilizados diretamente pelo cliente final, como:

  • Eletrodomésticos;
  • Roupas;
  • Medicamentos;
  • Alimentos;
  • Sapatos;
  • Entre outros.

Para isso, a indústria de bens de consumo é dividida em produção de bens duráveis e não duráveis, como citado anteriormente.

A indústria de bens duráveis é responsável pela produção de bens e produtos não perecíveis, que podem durar por muitos anos, como veículos e móveis.

Já a indústria de bens não duráveis pode contribuir com a sociedade por meio da produção de bens que exigem consumo rápido e, geralmente, generalizado, como cosméticos, medicamentos e roupas.

As indústrias de ponta

De grande importância para os avanços da tecnologia na industria no brasil e em outros países, a indústria de ponta é composta por profissionais com formação com alto grau de especialização.

As indústrias de ponta são responsáveis pelo desenvolvimento e produção de novos equipamentos que possam beneficiar as duas indústrias já apresentadas neste conteúdo, oferecendo benefícios para outras indústrias e para o consumidor final.

Dentre os exemplos de produtos da indústria de ponta, é possível destacar:

  • Aviões;
  • Computadores utilizados em diversas áreas;
  • Tablets;
  • Satélites de comunicação;
  • Entre outros.

Em razão disso, a indústria de ponta possui grande importância para outros setores industriais, oferecendo soluções que podem promover mais segurança, economia de gastos, tempo e praticidade para os procedimentos realizados.

Desta forma, a indústria de ponta é uma das que mais possui investimento. Esta também é a que mais realiza pesquisas e testes, para o desenvolvimento de soluções que sejam positivas para diversas empresas e pessoas.

Além disso, é principalmente da indústria de ponta que são geradas preocupações como tarefas realizadas por um longo período. Uma das grandes prioridades da indústria de ponta atualmente é com o meio ambiente.

Em razão disso, é possível perceber a preocupação de especialistas da área, que buscam por soluções sustentáveis e ecologicamente corretas, que serão utilizadas em procedimentos de outras indústrias e da sociedade.

A segmentação das indústrias

O setor industrial abrange diversos setores e áreas. É possível encontrar diversos especialistas em atividades e procedimentos específicos, atendendo pessoas jurídicas e físicas.

E dentro de cada setor ainda é possível encontrar diversas empresas especializadas. Em razão disso, é possível perceber como o setor industrial abrange atividades e segmentos diferentes.

Além disso, existem processos que exigem extremo cuidado e atenção, responsáveis pela produção de equipamentos, substâncias e procedimentos que possuem grande importância na sociedade, para segurança, comodidade, economia e praticidade da atividades que serão executadas.

Por isso, a segmentação e organização deste setor permite que cada um dependa dos produtos do outro, a fim de entregar um resultado final de alta qualidade.