A estrutura imobiliária de um galpão industrial deve atender às normas regulamentadoras referentes à segurança patrimonial e dos colaboradores que atuam no local.
A equipe responsável pela montagem e instalação das máquinas, equipamentos e demais sistemas, entre eles hidráulicos e elétricos, devem estar atentos quanto a mobilidade interna.
A produtividade e a eficiência exigida de cada setor pode depender da disposição das ferramentas utilizadas, da matéria-prima em uma área de fácil acesso e da gestão aplicada pelos responsáveis.
Abastecimento de energia disponível e segura
As áreas de trabalho em um galpão industrial são divididas conforme o planejamento proposto pela montagem industrial. Alguns espaços precisam ser determinados para que os serviços possam ser realizados com o máximo de segurança e concentração.
Por isso, é preciso disponibilizar ambientes dedicado a:
- Setor administrativo;
- Chão de fábrica;
- Depósito e estoque;
- Logística e distribuição.
Para cada ambiente industrial é necessário alguns equipamentos eletrônicos, como computadores e periféricos, enquanto outros só funcionam com maquinários pesados e que precisam de grande carga de energia.
Sendo assim, o quadro de distribuição deve ser o suficiente para que a instalação eletrica atenda todas as necessidades de cada setor. Esse cuidado está relacionado à segurança patrimonial e, consequentemente, dos colaboradores que atuam na empresa.
Os fios e cabos elétricos, assim como as tomadas e os interruptores, devem ser aplicados em conformidade com as normas regulamentadoras produzidas por entidades de classe e aprovadas por sindicatos trabalhistas.
Para facilitar o acesso a áreas que demandam manutenção preventiva constante, o mercado especializado indica a instalação de eletrocalha para organização dos fios e cabos elétricos.
Esse material é resistente e apropriado para a composição de espaços que podem necessitar de mudanças repentinas de maquinários e outros equipamentos presentes no chão de fábrica.
Ambiente de trabalho precisa de ventilação
O projeto de circuito elétrico atende as especificações técnicas quanto à disposição de quadros de distribuição, tomadas, interruptores e a própria iluminação de cada local de trabalho.
Para garantir a saúde e a qualidade de vida dos colaboradores e demais trabalhadores, terceirizados ou não, é preciso se atentar quanto às condições dos ambientes.
Em salas de reuniões, ou no local onde as equipes relacionadas aos serviços burocráticos e de escritórios, a estrutura para forro de PVC (Policloreto de Vinila) permite a instalação adequada de iluminação e equipamentos para arejar o espaço.
Manutenção preventiva impede paradas repentinas
Com o espaço apropriado para que os trabalhadores possam realizar as tarefas sem qualquer problema, é preciso definir as equipes que irão atuar em cada setor.
Os profissionais responsáveis pela manutenção devem criar programas de parada programada e, com isso, evitar prejuízos na linha de produção.
Caso um agitador de tinta pneumatico apresente algum problema em seu funcionamento, a equipe técnica deve ser informada o quanto antes, para verificar o problema e apresentar a solução no menor espaço de tempo possível.
Em uma linha de produção automotiva ou de eletrodomésticos, onde os produtos recebem um acabamento de tinta e são direcionados para o setor de controle de qualidade, o trabalho de diferentes setores pode ser prejudicado.
Pode ser necessário contratar uma equipe terceirizada em assistencia compressor de ar, ou então substituir peças que dependem de fornecedores. Por isso, é preciso constituir uma manutenção preventiva e preditiva, antes de ocorrer a parada do equipamento.
Serviços demandam equipamentos corretos
O ritmo de trabalho e o atendimento das metas propostas podem sem constantes, desde que devidamente planejado desde o princípio.
A divisão por setores distintos determina o espaço de cada profissional, além de permitir que a organização e a limpeza sejam realizados com mais facilidade.
O setor responsável pelo acabamento de produtos específicos, como aqueles relacionados a serralheria, pode ser equipado com uma máquina de corte com disco diamantado 350mm. Os modelos podem variar conforme a finalidade da empresa e da matéria-prima com a qual trabalha.
Os processos industriais estão se adaptando a novas tecnologias e métodos de trabalho que surgem conforme o avanço do tempo. Dessa forma, o corpo administrativo e demais responsáveis em um organograma corporativo devem acompanhar o mercado e investir cada vez mais em novidades.
Portanto, é possível acompanhar o mercado, como se sabe, tão competitivo e importante para a economia, sob todos os aspectos que isso envolve.
O atendimento ao público-alvo também se torna melhor, desde que se abra um canal de comunicação, para dúvidas, sugestões e reclamações. A gama de serviços pode se expandir e abrir novos horizontes, indo além de uma matriz e se tornar uma potência no setor industrial.