A indústria, em seus mais variados setores, investe em tecnologia para poder produzir mais e melhor.
As máquinas utilizadas nas linhas de produção têm como objetivo trazer mais praticidade para o dia a dia, agilizar os processos de fabricação, melhorar a qualidade do produto final e tornar seu valor mais barato.
Mas além das máquinas, os constantes investimentos na automação das indústrias têm como objetivo muito mais do que apenas lucrar com isso, mas também oferecer meios de trabalho mais seguros e produtivos para os funcionários.
Se você tem dúvidas a respeito do assunto ou quer saber um pouco mais sobre, confira este artigo.
Mas, afinal, o que é automação industrial?
A automação industrial nada mais é do que a aplicação de tecnologias de software e hardware, além de equipamentos específicos para a produção de um produto.
A automação das indústrias tem como objetivo a implementação de processos que aumentem a capacidade e autonomia nos trabalhos do dia a dia, ao mesmo tempo que reduz os esforços humanos.
Após uma longa evolução, a automação presente hoje nas indústrias se baseia em alguns princípios:
- Interoperabilidade;
- Virtualização;
- Decentralização;
- Capacidade em tempo real;
- Orientação;
- Modularidade.
Para garantir o andamento conjunto de todos esses princípios, a automação integra três áreas, sendo a eletrônica, a mecânica e a tecnologia da informação.
A seguir, você poderá conferir alguns processos da automação um pouco mais a fundo.
Alguns processos da automação das indústrias
Existem diversos processos que fazem parte da automação das indústrias e um deles é a instalação elétrica industrial. A instalação da eletricidade industrial precisa ser feita de maneira a assegurar o correto funcionamento de todas as máquinas presentes em um ambiente.
Essa instalação pode ser definida como a junção de elementos elétricos que são fundamentais na operação correta de sistemas e circuitos.
As fontes de eletricidade industrial são formadas por uma rede complexa de ligações que se iniciam nos postes, dessa forma, chegando de maneira ideal a todas as máquinas e ferramentas necessárias.
Ainda como parte dessa fonte de energia fundamental para o bom funcionamento das indústrias, o gerador de energia é um equipamento que tornou-se indispensável.
Esse equipamento está presente não apenas na indústria, mas também em hospitais, shoppings, entre outros tipos de estabelecimento.
A necessidade de energia ininterrupta faz com que os geradores sejam indispensáveis, pois eles garantem a continuidade do fornecimento de energia elétrica em caso de queda.
Dessa forma, não há necessidade em se preocupar com paralisação de máquinas ou até problemas de funcionamento decorrentes de quedas de eletricidade.
Por se tratar de um equipamento que garante mais estabilidade nos processos de produção, a procura por informações como gerador de energia aluguel tem crescido consideravelmente.
Cada vez mais as empresas têm procurado garantir o fornecimento de energia elétrica de maneira ininterrupta, a fim de garantir o bom andamento dos trabalhos diários.
Além de evitar perdas decorrentes do bloqueio das funções dos equipamentos, o gerador também evita que máquinas queimem ou sejam prejudicadas em razão de quedas de energia.
Outro tipo de processo que faz parte da automação das indústrias é o programador horário. Com esse equipamento, é possível configurar aproximadamente 40 programas, com um intervalo mínimo de 1 minuto.
Também possui função de pulso, sendo um equipamento rápido e versátil em sua utilização.
Trata-se de um equipamento que permite programar o horário em que, por exemplo, uma máquina industrial deve ser ligada ou desligada, oferecendo muito mais comodidade e segurança para os profissionais.
Por fim, outro equipamento bastante utilizado na automação das indústrias é o sensor de presença. Trata-se de um dispositivo que detecta a presença de pessoas ou objetos em locais perigosos. Alguns exemplos são:
- Cortinas de luz;
- Scanners a laser;
- Detector de mãos;
- Tapetes de segurança;
- Perfis de segurança.
Cada um desses dispositivos visa a aumentar a segurança de todas as pessoas que fazem parte da rotina das indústrias, de modo a facilitar o monitoramento e evitar acidentes.
Como você pôde perceber, os equipamentos e processos utilizados na automação das indústrias visam não apenas a melhorar os processos de produção, mas também trazer mais comidade, praticidade e segurança para todos.
Por meio deles é possível garantir uma linha de produção muito mais ágil, com produtos de qualidade superior e funcionários mais seguros.