O setor industrial é abrangente, sendo ele o agente que promove direta ou indiretamente a produção de todos os produtos e serviços que são consumidos pela sociedade.
Fazendo com que suas produção sejam em altas quantidade e em um ritmo intenso para que todo o mercado consumidor seja atendido.
Com produções variadas, há algumas características que são comuns e primordiais para que as indústrias sejam produtivas, seguras e funcionais. Sendo elas a automação industrial, o sistema elétrico e o sistema hidráulico presente em sua estrutura.
A água é um recurso natural responsável pela promoção da vida na Terra, fundamental além do consumo dos organismos vivos, ela também serve para impulsionar as indústrias e suas produções, permitindo que a sociedade tenha acesso a mais qualidade de vida e desenvolvimento social.
Compreender as aplicações e como a água é utilizada na indústria promove processos mais conscientes, sustentáveis e produtivos.
Sistema hidráulico industrial
O sistema hidráulico de uma indústria ajuda a compor e viabilizar a automação dentro dela, visto que a condução de fluídos como a água e os gases, estão entre os principais elementos de uma cadeia produtiva, fazendo com que a sua otimização seja essencial para aumentar a produtividade e qualidade dos processos.
A estrutura hidráulica industrial é composta por:
- Tubos;
- Conexões
- Mangueiras;
- Filtros;
- Reservatórios;
- Bombas;
- Motores;
- Válvulas.
Os tubos e as conexoes PVC servem para construir os sistemas e caminhos que os fluídos percorrerá, por ser diferentes tipos de líquidos e gases que são transportados entre os canos e tubos, é preciso que o projeto contemple todos os tipos de materiais que serão necessários, seja PVC, metais ou aços, pois cada tipo é um condutor melhor para cada elemento transportado.
A conexão hidraulica serve para unir os canos e criar curvas moldando o sistema que não é linear, por meio delas é possível otimizar os espaços e permitir formatos mais dinâmicos e não tão convencionais.
As mangueiras são condutoras e servem como ligações entre as máquinas e o sistema.
Os filtros servem para deixar os recursos melhores e em condições ideias para que os processos produtivos possam ser realizados, esses devem ser trocados periodicamente, pois seu funcionamento em condições incorretas refletem na qualidade do produtos e na vida útil das máquinas também.
As bombas dentro de um sistema hidráulico tem a função de transferir energia por meio do fluído, com diferentes modelos disponíveis no mercado, um dos mais comuns é a bomba centrífuga inox, produzida com aço inox esse modelo é mais resistentes e não enferruja devido as propriedades do inox, além de terem um bom visual e serem fáceis para realizar os processos de limpeza e manutenção.
Os motores, junto com as bombas servem para fornecer energia e permitir que os sistemas funcionem corretamente, sem apresentar riscos aos trabalhadores.
As válvulas são peças de segurança, servindo para controlar o fluxo, intensidade e passagem. Um dos modelos é a válvula transferidora de pressão,que serve para regular a pressão e evitar a sua flutuação no sistema, controlando-a por meio de um atuador ou outra parte de um sistema pneumático.
Uma outra válvula muito comum aos sistemas é a solenoide formada por duas partes a válvula e bobina ,aplicada em diversos sistemas hidráulicos sendo fundamental aos processos de automação, pois com a válvula solenoide 12v é possível fechar, dosar, distribuir ou misturar os fluxos de gás, água, óleo e demais fluídos garantindo proteção e controle completo.
Aplicações do sistema
O sistema hidráulico pode ser composto em diversas etapas e locais da indústria, sendo separados de acordo com a sua aplicação, como o saneamento básico, caixa d’água e para os processos de produção em massa.
Todos essenciais, algumas indústrias como a petrolífera, química e estações de energia possuem a torre de resfriamento de água que servem para resfriar os fluídos transportados.
Disponíveis em diferentes tamanhos e dimensões elas podem ser encontradas em pequenas unidade que podem ser instaladas nos telhados e lajes até as maiores com 200 metros de altura, o projeto de construção ou compra varia de acordo com a necessidade da fábrica.
Dessa maneira, o sistema hidráulico é utilizado constantemente na indústria, principalmente nos processos de automatização, potencializando as operações, conferindo mais segurança, agilidade e qualidade aos processos produtivos e aos trabalhadores.