Antes de conhecermos algumas das aplicações do aço inox, entenderemos como ele surgiu.
No ano de 1907, um inglês chamado Harry Brearley estava trabalhando em um laboratório para as companhias de aço da cidade de Sheffield.
As grandes fabricantes de armas queriam que ele descobrisse uma forma de criar produtos feitos com uma liga mais forte e resistente, que não danificassem com as explosões internas dos gases que eram ocasionadas pelos tiros.
A partir desse pedido, Harry começou a misturar os metais de diferentes formas, com diversas dosagens, chegando a uma liga que não sofria com as ações de corrosão através do oxigênio, desta forma, não enferrujando.
Apesar de não ser o experimento pedido pelos produtores de armas e nem o que ele procurava, ele optou por seguir com essa experiência. Dando continuidade à sua descoberta, ele chegou no que temos hoje como aço inoxidável ou aço de inox.
O aço inox, portanto, é altamente resistente à corrosão, sendo constituído por uma liga de ferro e cromo.
Apesar da sua firmeza às ações de meios gasosos e líquidos, não podendo ser endurecido pelo processo de resfriamento com imersão em óleo ou água, sua principal característica continua sendo sua resistência à corrosão atmosférica.
Tipos e aplicações do aço
Existem alguns tipos desse modelo de aço, embora os mais comuns sejam apenas três: os austeníticos, ferríticos e martensíticos.
Os primeiros, são ligados ao níquel e ao cromo, possuindo alta ductilidade, excelente soldagem, resistência à corrosão e são ótimos para trabalhos com baixas temperaturas.
Os ferríticos, por serem ligados apenas ao cromo, sua resistência aumenta de acordo com o trabalho a frio e possuem uma ótima soldagem, podendo ser dobrados ou cortados.
Por fim, os martensíticos, que também são ligados apenas ao cromo, têm o índice de carbono acima de 0,1%, o que torna sua resistência moderada.
Hoje, o aço inoxidável está muito presente no nosso cotidiano, encontrado em distintas áreas de trabalho, desde as cozinhas até as construções. Os itens mais comuns são:
- Talheres;
- Panelas;
- Móveis de ambientes hospitalares;
- Instrumentos cirúrgicos;
- Fabricação de moedas;
- Construções civis;
- Corrimão de escadas.
É claro que esses não são os únicos locais em que encontraremos esse tipo de material utilizado, porém, são os mais comuns.
Os utensílios de cozinha têm uma grande demanda de produtos que são fabricados usando o inox como material.
Isso não vale apenas para os talheres e panelas, mas também para todo o conceito decorativo do cômodo. Geladeira, fogão, banco de inox e até mesa de inox são alguns dos materiais encontrados.
No contexto atual, tornou-se chique a utilização desses utensílios, e olhando em revistas e programas de decoração, já é possível encontrarmos cozinhas inteiras montadas em inox.
Os móveis de ambientes hospitalares recebem esse material de produção não só pela questão da resistência, mas também pela facilidade e capacidade de higiene apresentada.
Você alguma vez já foi a uma consulta e viu seu médico tirar algum produto de um armário de madeira, por exemplo?
Nas construções e obras civis, existem peças muito importantes e que, às vezes, podem acabar sendo esquecidas, como é o caso do parafuso e sua companheira, porca.
Por ser uma parte tão importante em uma obra, não podemos permitir que seja de má qualidade, e para isso, existe o parafuso inox.
Ele é muito indicado para instalações com vidros, por exemplo, e por possuir uma ótima resistência nos efeitos da corrosão, é bastante recomendado para ficar em locais abertos, que mantenham contato com o meio externo.
Dentro do vasto catálogo de tipos de parafuso, encontraremos diversos modelos que poderão ser produzidos a partir do aço inox, e um dos exemplos disso é o parafuso auto brocante aço inox.
Esse produto é muito utilizado para a fixação de tubos, chapas e metálicas em montagens, fazendo uma ótima dupla com a arruela. São capazes de garantir um ótimo trabalho, agilizando o processo de construção.
Até mesmo nas pequenas peças, o material pode exercer um papel que causa grande diferença no resultado final.
Quanto custa equipamentos feitos de aço?
De modo geral, esses produtos são acessíveis, cujos valores variam de acordo com o item, necessidades, quantidades e a loja adquirida.
O ideal é encontrar empresas especializadas no ramo, solicitar orçamentos e buscar referências no mercado, garantindo assim um negócio seguro e vantajoso.