A indústria assumiu um caráter importante no desenvolvimento humano em seu nascimento na Inglaterra do século XIX, nas primeiras manufaturas em série. Com a invenção de máquinas a vapor, essas manufaturas ganharam mais fôlego, novos produtos foram sendo desenvolvidos, e os processos industriais foram ficando cada vez mais eficientes.
Desse modo, a indústria foi evoluindo e contribuiu e contribui significativamente para o desenvolvimento da humanidade, permitindo que os carros tenham alinhamento a laser, que os computadores sejam fabricados e, principalmente, que os insumos da manutenção humana sejam possíveis.
Para que tudo isso seja possível, as indústrias possuem uma série de procedimentos, que variam de acordo com o seu setor, entretanto, alguns desses processos são usados em quase todos os modelos de indústria. Um exemplo disso é o uso constante da tecnologia para aprimorar as linhas de produção.
Esse sistema ficou conhecido como automação industrial e é realizado por empresas de automação industrial que pensam em maneiras de alto desempenho para indústrias de variados setores.
Ao longo desse artigo abordaremos alguns elementos que são importantes para que a indústria continue sendo tão importante para o desenvolvimento da humanidade e para a produção de bens de consumo diversos.
As usinagens industriais
A maioria dos produtos que consumimos no dia a dia, sejam alimentos ou produtos de uso geral, passaram por um processo industrial. E aqui podemos nos atentar para os eletrodomésticos, carros, e ferramentas, que são usados cotidianamente.
Esses equipamentos passaram por um processo industrial muito importante chamado de usinagem, que consiste no uso de ferramentas para execução de serviço de torno cnc ou outro material para moldar uma peça, em sua maioria, metálica.
A usinagem é um procedimento antigo, porém, com a tecnologia, principalmente o CNC (Controle Numérico Computadorizado), os produtos se tornaram mais eficientes e precisos. Esse serviço é feito por um desgaste que ocorre em um material para que seja formada uma peça.
Há vários tipos de metodologias de usinagem, nas quais podemos destacar:
- Torneamento;
- Calandragem;
- Aplainamento;
- Furação.
Por conta de estar em muitos tipos de produção de peças, esse processo pode ser encontrado nos mais variados setores industriais como: indústrias aeroespacial, indústria naval, indústria de equipamentos de medição como o voltimetro digital automotivo entre outros.
As manutenções industriais e sua importância
Como vimos a usinagem utiliza máquinas para a moldagem de peças, e além dos processos de usinagem, outras etapas da produção precisam de máquinas e ferramentas.
Por conta do uso estendido desses elementos é comum que em algum momento apresentem avarias, como falhas de produção e, até mesmo, a paralisação completa.
Para diminuir os impactos da paralisação é preciso fazer tanto a manutenção das máquinas, como a manutenção preventiva eletrica industrial.
Com as manutenções industriais é possível manter a qualidade, a segurança, e principalmente, a produção funcionando em seu máximo desempenho.
Falaremos de dois tipos de manutenção industrial que é comumente utilizados.
A primeira delas é a manutenção corretiva que consiste na manutenção de peças e ferramentas quando ocorre a avaria no sistema. Em sua maioria essa manutenção ocorre de maneira inesperada, ou seja, a máquina não aponta problemas e por algum motivo ocorre a avaria.
Já a manutenção preventiva é a que é usada como estratégia para evitar que ocorram avarias no funcionamento das máquinas e ferramentas. Dessa maneira, as máquinas, processos e ferramentas passam por revisões periódicas, de acordo com a Curva de Tempo Médio para Falha (CTMF).
Além das indústrias de pesadas, a estratégia de manutenção periódica também pode ser usada por empresa de cabeamento estruturado, permitindo que as instalações elétricas e de internet sejam cada vez mais seguras.
As automações industriais
Além da usinagem e manutenções industriais, é necessário para o desenvolvimento da indústria o investimento em automação industrial.
A automação consiste no uso de softwares e programação dentro da linha de produção, de modo que processos sejam feitos sem a ação do homem. Isto permite maior produtividade, qualidade e segurança dentro dos procedimentos.
Portanto, a indústria é altamente importante para o desenvolvimento da humanidade, principalmente quando lidamos com os materiais cotidianos que usamos.
Para que todos esses produtos sejam garantidos é fundamental que os processos sejam observados de perto, como o investimento nas manutenções preventivas de máquinas e outros sistemas como o elétrico, hidráulico, entre outros.