Dentro das indústrias farmacêuticas, biológicas e químicas o uso de gases se faz necessário e constante para execução de diversos produtos, amostras e estudos.
Esses gases conhecidos como gases industriais possuem como característica um alto índice de pureza para garantir resultados mais qualitativos e precisos.
Dessa forma, o fornecimento e manuseio dos meios deve ser realizado por empresas e profissionais que são especialistas na área, pois são necessários conhecimentos técnicos específicos para sua produção e manuseio.
Mesmo sendo um mercado mais segmentado e que demanda um alto conhecimento técnico para sua execução e desenvolvimento é um setor em constante expansão e crescimento.
Por isso é importante conhecer os seus produtos fornecidos bem como sua aplicação nos processos industriais.
Tipos de gases
Há muitos gases que são fornecidos para industrias com o intuito de contribuir para otimização de seus processos produtivos bem como com os seus resultados, mas há alguns que são mais comuns e aplicados em diversos segmentos.
Oxigênio
O oxigênio industrial é distribuído por meio de cilindros para garantir a sua qualidade e facilitar o seu uso e aplicação. Assim, o cilindro de oxigênio industrial disponibiliza um produto de alta qualidade aplicado na indústria:
- Farmacêutica;
- Química;
- Naval;
- Papel e celulose.
Na indústria farmacêutica seu uso se faz necessário para muitos processos, dentre eles como combustível para detecção de chamas e também para processos de branqueamento, além disso, aqui também é necessário o oxigenio medicinal que possui um alto índice de pureza, ou seja, ele em sua forma mais pura sem adição ou contato com demais gases naturais.
Na indústria química a sua utilização também é constante, pois é utilizado para otimizar reações e integrar processos com outros composto para o desenvolvimento de produtos e substâncias diversas.
Na indústria naval a sua aplicação se faz necessária para realizar o processo de corte e soldagem das peças.
Na produção do papel, indústria do papel e celulose, a aplicação do cilindro de oxigenio é necessária para realizar o processo de deslignificação e demais processo que são essenciais para produção dos papéis.
Sendo aplicado de forma abundante em processos industriais diversos, esse gás é um dos mais solicitados para as empresas responsáveis por este fornecimento e reabastecimento.
Nitrogênio
O nitrogênio que também é um gás abundante no ar atmosférico é aplicado à industria para o fornecimento de maior eficiência em processos industriais e também melhoria na qualidade de vida da sociedade.
Aplicado para acelerar ou interromper processos; resfriar e preservar produtos, além de manter os alimentos frescos. Assim a sua aplicação ocorre em alguns segmentos como:
Óleo e gás
Nessa indústria, o nitrogênio é aplicado em injeções de teste de pressão, na manutenção da pressão dos reservatórios de gases naturais e petróleos, protege as tubulações dos processos de corrosão e impede que gases inflamáveis entrem em ignição.
Alimentos e embalagens
Esse gás é inserido em embalagens de alimentos a fim de retardar o processo de maturação de frutas e legumes, prolongando a vida útil dos alimentos e demais produtos alimentícios.
Além disso, reduz a respiração e taxa de produção do etileno postergando vários processos de maturação e modificação do alimento.
Indústria mecânica
Na mecânica, é ideal para produção de tubos de cobre e gases refrigerantes. Também é o elemento responsável por evitar o vazamento do oxigênio em paredes de pneus, proporcionando a pressão correta e evitando a baixa calibragem.
Equipamentos
Além desses gases há muitos outros que são produzidos e aplicados nos mais diversos setores industriais.
Além disso, esses gases podem melhorar seu desempenho, como a engraxadeira que é um equipamento utilizado para inclusão de graxa em máquinas e demais locais de difícil acesso e alcance. Sendo essenciais em ambientes industriais, fabris e automotivos.
Funcionando de forma semelhante aos compressores de ar, essa máquina pneumática precisa, assim como todas que atuam dessa maneira, de um engate rápido para ar comprimido a fim de evitar o desperdício do ar e também seu mau funcionamento.
Diante desse cenário, as indústrias de gases e pneumáticas desenvolveram equipamentos para facilitar o manuseio e evitar os problemas supracitados.
Assim ao solicitar os gases que são produzidos e fornecidos seguindo as normas e legislações vigentes conseguem otimizar processos, melhorando seu desempenho e resultados, fornecendo aos seus consumidores finais produtos mais resistentes, duráveis e qualitativos.