Escrevo hoje não para especialistas em marketing ou para quem já conhece em profundidade esse campo quero me dirigir a quem possui um empreendimento, de qualquer porte , seja em que área for, para avaliarmos juntos a importância fundamental do marketing para seu negócio.
Como ponto de partida para uma reflexão sobre a relevância do marketing para os negócios, na atualidade, é preciso que compreendamos como essa ferramenta evoluiu ao longo do tempo.
E sobre como empreender com sucesso no século XXI, está, necessariamente, atrelado ao marketing.
Na era que antecede a Revolução industrial (Século XVIII), o marketing era desnecessário, pois havia uma quantidade infinitamente menor de produtos manufaturados, que eram imediatamente absorvidos pelo público consumidor.
Com a Revolução industrial e o fomento à produção em grande escala, a oferta de mercadorias se ampliou de forma inédita, causando um desequilíbrio em relação à demanda.
Desde então, foi desenvolvido o conceito de propaganda, cujo objetivo é “interpretar” o comprador em potencial, para conquistar sua preferência e mantê-lo fiel, de modo a estabilizar a captação dos lucros e a viabilidade dos negócios.
O marketing, termo criado mais tarde pelos americanos, é uma evolução da propaganda, à qual incorporou conceitos, como atenção à distribuição dos produtos , gestão do cliente, visibilidade da marca etc.
Por décadas, o marketing se desenvolveu exclusivamente nos meios de comunicação tradicionais :
- Rádio
- televisão
- Textos impresso
Que são ainda muito significativos e prestigiados, quem não se lembra de um jingle ou imagem de um comercial de TV, de um slogan marcante ou personagem que anunciava um produto?
Mais tarde, com o que podemos chamar de “Revolução Digital” ou “Revolução Tecnológica”, e o acesso cada vez maior das pessoas à rede mundial de computadores, surgiu o conceito de Marketing Digital.
Inicialmente, por meio do spam e do banner em páginas de provedores. Depois, com o boom das redes sociais, blogs e mecanismos de buscas, o Marketing Digital se constituiu na forma como hoje o caracterizamos.
O Google, gigante no meio tecnológico, tornou-se o centro do que se denomina SEO (Search Engine Optimization). É uma metodologia cuja base é a produção de conteúdos direcionados à busca.
Ou seja, as empresas adotam recursos para aproximar o consumidor da marca, porém, não mais esperando que o cliente vá diretamente à loja física, mas que possa encontrar a marca através das buscas na internet.
Poderíamos afirmar, assim, que o Marketing Digital incorpora a propaganda tradicional aos meios tecnológicos que predominam atualmente. Conforme dados de dezembro/2021, 93% dos brasileiros pesquisam no Google antes de comprar.
Ou seja, estar fora desse espaço significa já perder na largada, reduzindo muito a chance de êxito e competitividade.
Diante da realidade dos números, é ingenuidade crer que um produto, por si só, mesmo que apresente altíssima qualidade e diferenciação, poderá obter sucesso de vendas sem qualquer instrumento de marketing.
Pois, sem esse suporte, dificilmente chegará ao consumidor-alvo, trocando em miúdos, o papel do marketing é aproximar do cliente o empreendedor que tem o produto de que ele precisa.
É o “encontrar agulha num palheiro”. Sendo o palheiro cada vez mais competitivo e focado no ambiente virtual.
Um fator a considerar é o custo-benefício ao buscar um serviço especializado de marketing. O valor é sempre pequeno, se comparado ao investimento que o empresário precisa fazer para iniciar, manter e projetar seu negócio para o futuro.
Outro ponto sensível é a gestão do tempo delegando o trabalho de marketing a profissionais qualificados, obtém-se tempo precioso, que poderá ser usado para aprimoramento do negócio.
Mesmo para um ganho na qualidade de vida do empreendedor, ou seja, a publicidade , ao contrário do que muitos imaginam, abarca também uma visão humanista, social.
Não basta vender, gerar lucros, mas atentar para os desdobramentos que esses aspectos trazem à vida das pessoas.
Do cliente, que busca um produto ou serviço e o encontra sob medida às suas necessidades. E do empresário, que passa a gerir seu trabalho sem a preocupação com os aspectos da publicidade, repassados a pessoas especializadas.
Pode-se afirmar que o marketing conta hoje com metodologias, recursos e modelos que servem a qualquer negócio, seja ele tradicional ou tecnológico, de pequeno, médio ou grande porte.
Também é uma ferramenta de grande eficiência para áreas em que o empreendedor não vende um produto ou um serviço comum, mas atua em nichos específicos ou pouco conhecidos/procurados.
Nesse caso, aliás, o Marketing Digital, com tecnologias cada vez mais potentes, é ainda mais eficaz, pois direciona esse serviço “incomum” a um cliente que provavelmente precisa exatamente dele.
Por isso, se você tem um negócio, coloque o marketing já no planejamento de seu projeto. Essa escolha trará tranquilidade, certeza de eficiência e tempo livre para se dedicar a outros aspectos do seu empreendimento.
Esse texto foi originalmente desenvolvido por Flavia Valentim – CEO Vínculo Comunicação e MKT Digital.