Os laboratórios são espaços reservados ao desenvolvimento de novos produtos, experimentos, testes qualitativos e pesquisas que resultam em grandes descobertas e benefícios a sociedade, tendo impacto mundial, dependendo da área que as descobertas são feitas, como as vacinas.
Atualmente os laboratórios são comuns às pessoas, principalmente, no meio industrial em setores como:
- Alimentício;
- Farmacêutico;
- Químico;
- Petrolífero;
- Biológico.
Compostos por uma variedade de equipamentos, a principal característica dos laboratórios são o controle de todas as variáveis como umidade, temperatura, poeira e oxigenação.
Importantes para o crescente desenvolvimento das indústrias, seus processos e produtos e para a sociedade de modo geral, os laboratórios possuem alguns aspectos que precisam ser conhecidos.
Tipos de laboratórios
A variedade de laboratórios ocorre pela quantidade de processos que podem ser realizados e a quantidade de áreas que ele precisa atender.
Dentro todos os existentes os principais são:
- Análises clínicas;
- Pesquisa
- Industriais;
- Farmacêuticos;
- Alimentícios.
Análises Clínicas
O laboratório de analises clinicas, atuam na área da biomedicina e saúde, sendo responsáveis pela coleta e análise de materiais biológicos provenientes de ser humano ou animal.
As análises são diversas e variam de acordo com o pedido médico ou veterinário. Para atuar nesses estabelecimentos é necessário especialização na área de análises clínicas.
Há uma variedade de equipamentos que podem ser utilizados no laboratório, como o dosadores bioquímicos, contadores de células e microscopio eletronico, que são os fundamentais para os exames rotineiros.
Para a manutenção e tratamento de amostras os mais comuns são as estufas, refrigeradores, balanças e banho-maria.
As análises clinicas são a principal fonte de diagnóstico junto aos exames clínicos para acompanhar a saúde dos pacientes e por vezes diagnosticar e passar o correto tratamento para doenças e disfunções corporais.
Atualmente, o laboratório exames nas áreas:
- Bioquímica;
- Hematologia;
- Hormônios;
- Imunologia;
- Microbiologia;
- Parasitologia.
Todos esses exames são realizados por meio dos corretos e devidos recolhimentos de amostras de materiais biológicos, como urina, fezes, sangue, saliva, fragmentos de tecidos entre outros, que podem ser recolhidos no próprio laboratório, hospitais ou até mesmo a domicilio.
Laboratórios de pesquisa
Subdivididos de acordo com o tipo de pesquisa que são desenvolvidas, há laboratórios de química, virologia, fisiologia, biologia e afins.
Cada local estuda uma área específica e fornecem informações importantes à sociedade sobre todos os avanços dentro de cada campo de atuação.
Diversos, os equipamentos desses laboratórios variam e são prioritários de acordo com a área de atuação, os de biologia priorizam as estufas para manutenção das células, já o químico precisa de uma capela de exaustão para proteção dos profissionais na manipulação dos produtos químicos.
Laboratórios industriais
Semelhantes aos de pesquisa, os industriais são voltados ao desenvolvimento e melhorias dentro das indústrias em seus diferentes segmentos.
Além disso, nessa categoria há os laboratórios de controle de qualidade que fazem os teste dos produtos, como o teste de tinta, garantindo que o produto possui as características e qualidade necessária para ser adquirida pelo consumidor.
Dessa forma há os locais que fazem análises direcionadas a um setor industrial, como o automobilístico que precisa testar a durabilidade, resistência e qualidade de todas as peças que são usados nos carros, garantindo a segurança de seus clientes.
Uns dos testes realizados é o ensaio de dureza rockwell, um dos mais comuns ele mede a dureza das peças metálicas.
Laboratórios farmacêuticos
Laboratórios e fábricas esse setor é responsável pelo desenvolvimento dos produtos fármacos que são comercializados com o objetivo de contribuir para o tratamento de doenças.
Sua principal característica é a tecnologia e automação dos processos, padronizando e otimizando os processos de produção e dosagem.
Nesse setor há os próprios centros de pesquisa para testagem dos produtos, além disso há empresas que são responsáveis pela fiscalização e controle de qualidade dos materiais utilizados assegurando que nenhum produto ou processo faça uso de mercadorias ilegais no país.
Laboratórios alimentícios
Nessa área há um criterioso controle de qualidade, visto que o principal produto são os alimentos que serão comercializados e consumidos pelas pessoas.
Com isso, eles realizam testes de análise microbiológica e determinação nutricional para conseguir classificar o estado dos alimentos.
Nesse setor o uso de proveta de 100ml, espectrofotômetros, vidrarias em geral e microscópios são essenciais. Além disso a manipulação dos estudos e análises são realizados, em geral, em um ambiente de fluxo laminar, ou seja, com pouca agitação das várias camadas das amostras.
Com todos esses laboratórios a indústria e a sociedade continuam desenvolvendo aprimorando, produtos, processos e descobertas que salvam e tornam melhor a qualidade de vida das pessoas, animais, plantas e meio ambiente em geral.