Os processos que ocorrem dentro de um ambiente industrial não se resumem apenas à linha de produção e o consequente encaminhamento para o mercado consumidor. São muitos detalhes que passam despercebidos por um olhar leigo, mas quando inserido no contexto, enxergam os pormenores que fazem toda a diferença.
A tecnologia também está presente no cenário industrial, em diferentes frentes de atuação, para auxiliar os profissionais na rotina de trabalho.
Desde braços robóticos e esteiras que agilizam as tarefas e promovem a segurança no ambiente fabril, até comandos computadorizados acionados por meio de programas específicos.
Logística determina agilidade em processos
Para todos os setores de uma fábrica, a logística é um dos principais pontos que deve funcionar com eficiência e agilidade. A entrada de matéria-prima, o contato com os fornecedores, o direcionamento de peças para áreas correlatas, entre outras responsabilidades, demanda tempo e dedicação dos profissionais responsáveis.
Para garantir que os trabalhos sejam realizados de maneira apropriada, são utilizados códigos e elementos visuais para agilizar os processos. O uso de etiqueta termica de impressora ajuda na identificação de peças que devem ser direcionadas para os setores específicos.
A escolha por esse tipo de material se justifica pela qualidade de visualização, que pode ser aplicada em tamanhos variados e, em determinados segmentos, pode estampar códigos de barras que podem ser lidos automaticamente e ter o direcionamento indicado para as áreas corretas.
Assim como outros equipamentos presentes dentro de um ambiente industrial, as impressoras que produzem as etiquetas possuem outras vantagens que estimulam o uso contínuo, entre elas:
- Fácil adaptação de identificação;
- Baixo custo de etiquetas;
- Equipamento robusto e eficiente;
- Velocidade de impressão compatível.
Os encaminhamentos logísticos são dinâmicos e precisam de agilidade o tempo todo. Serviços reservados a depósitos, estoques e distribuição podem ser controlados de forma ativa, com registro computadorizado em arquivos próprios para a verificação constante.
Tratamentos em peças requer atenção
As tarefas relacionadas à linha de produção precisam ser acompanhadas por técnicos, operadores ou profissionais distintos. Para a rebarba de peças metálicas, por exemplo, é utilizado o chip de porcelana em esfera, tendo o cuidado para que o polimento e o acabamento final sejam apropriados.
Os trabalhos utilizam diferentes modelos e tamanhos pois, em determinados processos, as características podem variar além da rebarbação, promovendo também a finalização das peças no quesito de tamboreamento.
Os bens de consumo produzidos podem receber diversos tratamentos de acabamento ao final de cada processo. A limpeza final pode ser realizada com o uso de desengraxante caseiro para tirar a gordura excedente.
Ambiente deve garantir saúde de trabalhadores
O chão de fábrica é um espaço dedicado aos trabalhos de rotina de uma empresa, com diversos maquinários e equipamentos que se adaptam aos processos de produção. Esse local deve ser salubre, com iluminação e arejamento adequados para garantir a saúde de todos que atuam nesse setor.
A aplicação de um ventilador industrial na estrutura imobiliária é indicada por entidades de classe e sindicatos trabalhistas, e endossada por equipes responsáveis pela medicina do trabalho.
A ventilação do local deve ser eficiente e livrar o espaço de partículas de poeira e outros poluentes que possam ser prejudiciais à saúde.
Até mesmo os motores e sistemas pneumáticos podem render mais se a temperatura dentro do local for adequada. As condições de trabalho devem atender às normas regulamentadoras e determinações da legislação vigente e fiscalizada pelo Ministério do Trabalho.
Cuidados para manter planta fabril eficiente
Todas as preocupações com a eficiência de uma fábrica recaem sobre o corpo diretor e os gestores responsáveis pela administração da empresa.
Os cuidados devem partir desde o princípio, com a montagem e manutenção industrial sendo aplicados de maneira correta a todo instante.
A mobilidade interna, a instalação de circuitos elétricos e sistemas hidráulicos para abastecimento e resfriamento de máquinas deve ser verificado por uma equipe técnica composta por representantes da diretoria, da medicina do trabalho e dos próprios trabalhadores.
Com isso, é possível perceber a preocupação desde a logística empregada em sistemas de distribuição de matéria-prima, produtos do almoxarifado, recursos humanos e, até mesmo, a automação industrial presente no chão de fábrica.
Por fim, a contratação de empresas de montagem e manutenção industrial serve como uma solução inteligente para aqueles que querem ser competitivos no mercado.
Apresentando todas as características de uma empresa que investe nas equipes de trabalho e acompanha a evolução de máquinas e técnicas na área em que atuam, se destacam perante a sociedade e dos próprios concorrentes.