Uma indústria para produzir, de forma qualitativa para seus clientes, precisa contar com uma série de produtos e projetos que auxiliam no desenvolvimento de processos limpos e bastante adequados tanto com as normas de segurança como de qualidade.
Esses componentes são variados, vão do serviço de usinagem de peças metálicas, que dão forma para uma gama de instrumentos e componentes, até o uso de tanques de armazenamento para diversos tipos de produtos que são usados na linha de produção.
Conhecer esses processos é fundamental para entender as indústrias e seus processos, entender seus funcionamentos, e principalmente, entender como é possível manter a qualidade dos produtos, mesmo em uma produção de larga escala.
Ao longo deste artigo abordaremos os serviços oferecidos pelas empresas de usinagem as indústrias, bem como suas metodologias, e outros componentes que podem ser encontrados no chão de fábrica e que são tão importantes para o desenvolvimento das indústrias.
Os tanques industriais de armazenamento
Uma indústria lida com diversos produtos químicos, além de ferramentas e insumos variados. Para que estes elementos sejam usados de forma adequada e correta são usados os chamados tanques industriais de armazenamento.
Esses tanques possuem diversos modelos, e um dos modelos mais usados são o tanque polipropileno. Esse tanque possui dimensões diferenciadas, e são usados para o armazenamento de produtos múltiplos, como:
- Água;
- Tintas;
- Bebidas;
- Resinas.
Este tipo de tanque é mais usado para guardar produtos líquidos e deixam eles livres de bactérias e sujeiras, sendo muito versáteis dentro da indústria química, porém podem ser aplicados em empreendimentos comerciais.
Muitas vezes, o tanque em polipropileno é aplicado nas estratégias de mistura de produtos químicos em variados setores industriais. E possuem proteção contra os raios UV (ultravioletas) sendo possível a utilização em produtos expostos ao ar livre, sem problemas posteriores.
Os tanques em polipropileno possuem alta resistência, podendo ser usado neles produtos químicos diversos. Além disso, esse tipo de tanque possui alta resistência a impactos, são atóxicos e resistentes a altas temperaturas, sendo muito duráveis e impermeáveis.
Assim, em algumas indústrias o tanque de polipropileno tem sido uma substituição ao tanque de aço inox, que é mais caro e possui o mesmo grau de resistência para determinados materiais.
Os processos de usinagem
Os tanques são importantes para a indústria, porém, para que seja fabricado, por exemplo, um tanque de aço inox é preciso o uso de metodologia bastante antiga e conhecida chamada de usinagem.
A usinagem ou usinagem de precisão consiste em técnicas de desgaste mecânico em uma determinada matéria-prima, afim de que ela seja moldada e aplicada em algum lugar. Por conta disso, existem tipos variados de usinagem que agregam técnicas diferentes para a realização da tarefa.
Inicialmente as técnicas de usinagem eram aplicadas somente em peças metálicas, mas, com o avanço da tecnologia e o desenvolvimento de novas máquinas, como as de injeção de polímeros, as moldagens com material plástico também foram sendo chamadas de usinagem.
As ditas metodologias de usinagem convencionais podem ser listadas como:
- Torneamento;
- Fresamento;
- Aplainamento;
- Brochamento;
- Caldeiraria.
Cada tipo de processo possui subprocessos ou pode ser usado um mix de metodologias para que tudo seja feito conforme o planejado e o desejado.
Entretanto, com o avanço das tecnologias muitas das ferramentas usadas no processo de usinagem foram modernizadas e acopladas em um CNC, isto é, um Controle Numérico Computadorizado, onde é possível programar a ferramenta para que a moldagem seja feita de forma automática, precisa, podendo ser usada em larga escala.
É o caso da metodologia não-convencional de usinagem chamada de usinagem a jato d’água em alta pressão. Essa usinagem corta chapas de aço com velocidade aumentada e com grande precisão, sendo aplicado em indústrias que precisam de chapas metálicas desenhadas, gravadas o cortadas.
Graças à tecnologia do CNC, as usinagens se tornaram mais precisas, chegando a precisão de incríveis 1 mícron, sendo fundamentais para as indústrias de equipamentos de precisão, como balanças, agulhas, engrenagens, voltímetro automotivo e outros.
A usinagem pode ser encontrada em diversos setores da indústria e sem ela, muitos processos poderiam não ter sido possíveis. Alguns dos setores que usam a usinagem cotidianamente são: os setores petroquímicos, a indústria naval, a aeroespacial, a eletrônica e a de eletrodomésticos.
Portanto, é de grande importância que tais elementos sejam conhecidos, tornando todo o espaço fabril mais bem elaborado, seguro e eficiente.