Os processos industriais são variados, isto significa que os equipamentos, como trocador de calor casco e tubo, os motores, as máquinas e ferramentas são diferenciados entre um setor e outro. Essas diferenças permitem que os procedimentos e a operação das máquinas funcionem de forma mais adequada e segura.
As indústrias têm um papel muito especial para a humanidade, pois elas permitiram que elementos da vida cotidiana fossem construídos com mais precisão, maior produção e com muito mais qualidade.
No entanto, maiores demandas exigiram que a indústria investisse em processos que garantem a qualidade dos produtos e serviços, como a manutenção de compressores, das esteiras, das engrenagens e peças, em um serviço conhecido como manutenção industrial.
As manutenções permitem que as máquinas tenham mais qualidade e uma maior vida útil. Ao longo desse artigo abordaremos alguns itens, serviços e ferramentas que são encontrados nas indústrias, que auxiliam os procedimentos industriais e permitem que o ambiente seja mais saudável.
Os sistemas de exaustão industrial
Uma indústria eficiente é uma indústria que se preocupa com o seu ambiente. Uma forma de conseguir isso é a boa instalação de um sistema de exaustão que consiste na remoção de vapores e gases por descompressão, sem que seja necessário a despressurização.
De maneira geral, a exaustão industrial atua na captação e remoção dos ares impuros por meio de um conjunto de equipamentos diferenciados.
Os sistemas de exaustão industrial ajudam no garantimento do bem-estar das pessoas que operam as diferentes máquinas da planta fabril.
Assim, esses sistemas tem como objetivo principal evitar que doenças sejam disseminadas e a qualidade de vida do trabalho seja maior. Mas, lembre-se, é preciso sempre investir na manutenção do sistema para que seu objetivo seja alcançado.
As vantagens para o sistema de exaustão são:
- A minimização dos custos de operação;
- Maior conforto térmico ao espaço;
- Evita que doenças sejam disseminadas;
- Ajuda na eliminação de mau cheiro, vapores e partículas ruins.
No tópico abaixo falaremos sobre os tipos de exaustores industriais que podem ser encontrados no mercado.
1. Exaustores centrífugos
Os exaustores do tipo centrífugo possuem um formato de caracol com pás em curva, e possuem uma porta para inspeção e dreno para limpeza. É muito indicado para exaurir gases, como os inflamáveis, os tóxicos, os corrosivos, evitando a contaminação do ar.
2. Exaustores axiais
Possuem, assim como conserto de compressor de ar uma carcaça tubular com pás acopladas a um motor elétrico, podendo o acionamento ser direto ou indireto, é muito indicado para retirada de gases leves, como volumes de fumaça, e massa de ar quente.
Os compressores de ar industriais
As indústrias possuem muitas demandas diferenciadas e uma delas é a produção de energia para a realização dos seus processos. Para conseguir essa energia, muitas delas utilizam os compressores de ar.
Para indústrias como as alimentícias, as automotivas, as químicas e as plataformas de petróleo é necessário empregar compressores diferentes para realizarem seus processos, bem como o uso de conserto compressor para sempre manter o bom desempenho da máquina.
No tópico abaixo falaremos sobre tipos de compressores de ar que estão disponíveis na indústria.
1. Compressor turbo
É composto por hélices de alto desempenho, de modo que os turbos produzem altas vazões. Assim, esse equipamento é usado para produzir empuxos elevados, suprimentos de ar em grande quantidades, além da alimentação dos processos de combustão.
2. Compressor de palhetas
Funcionam como uma bomba peristáltica, em que o compressor confina o ar, capturado por um bocal de admissão. As câmaras de ar desse compressor vão se estreitando na medida em que as palhetas giram, fazendo a entrega do ar.
3. Compressor a pistão
Possuem um sistema parecido a um motor de carro, e a energia vem de uma biela para o cilindro. O pistão comprimir o ar, que libera o motor para um novo ponto, permitindo um novo ciclo do pistão.
Assim, os compressores são pontos-chave para os mais variados setores, permitindo maior qualidade e segurança.
Portanto, as indústrias precisam sempre estar atentas aos seus mais variados sistemas e máquinas, como a atualização periódica da máquina router, dos processos de logística e da cadeia de produção.
Somente com atenção a todos esses detalhes é possível ter uma indústria eficiente e que produza com qualidade criando confiança e fidelidade.