Diversas ferramentas são utilizadas dentro da indústria para garantir seu funcionamento e produtividade. Um desses equipamentos, uteis não somente no ambiente industrial, mas também no comércio e setores da logística, é a empilhadeira.
Devido a importância e usabilidade desse material, além da sua abrangência em utilização nos mais variados setores, esse artigo vai trazer orientações acerca da empilhadeira e sua importância. Não deixe de conferir!
O que você precisa saber sobre as empilhadeiras na indústria
Seja no caso de uma empilhadeira eletrica usada ou fabricada na indústria, não se pode negar da importância dessa maquina para a indústria e vários segmentos do comércio, logística e varejo.
A empilhadeira é uma máquina que atua no deslocamento de cargas e está disponível em vários modelos e formados. Um dos mais comuns funciona por meio de combustão assim como as empilhadeiras elétricas.
Uma das empilhadeiras conhecidas é a clark, que possui um motor considerado automotivo além de ter um custo acessível. Ela é bastante utilizada tanto em fábricas mas também em armazéns.
Seu motor é a diesel, então todo seu custo-benefício acaba compensando muito para o cliente. Esse material assim como as outras empilhadeiras precisam de manutenção e por isso é necessário realizar a troca do pneu empilhadeira clark.
Vale ressaltar também que quem opera essa máquina precisa ter qualificação profissional e o curso para ser operador de empilhadeira.
Para conseguir certificação nesse curso, a pessoa precisa:
- Ter Carteira Nacional de Habilitação B (carros);
- Ter ensino fundamental completo;
- Saber ler e escrever;
- Ser aprovado nos exames e testes finais.
A empilhadeira favorece a logística de instalação das peças e seu uso é muito comum com o auxílio de paletes. Esses materiais são acoplados à empilhadeira e favorecem o encaixe nas caixas e cargas que precisam ser deslocadas.
No caso da paleteira elétrica esse deslocamento fica ainda mais facilitado assim como encaixe da peça na carga. O movimento é preciso e auxilia os funcionários no estoque e outras ações requeridas na indústria.
Existe também o modelo de transpaleteira que pode ser tanto elétrica como manual. Seu uso é mais simples apesar dessa máquina ser bastante utilizada em lojas de grande atacado e varejo.
Esse equipamento é mais voltado para movimentação da carga do que para sua elevação, o que a empilhadeira comum faz.
É muito comum que profissionais da área de logística e de auditoria de produtos nas lojas de grande porte façam uso da transpaleteira elétrica Toyota, para auxiliar nesse deslocamento da carga, movimentação de forma facilitada e com menor esforço.
Com isso, o funcionário garante a organização da loja e estoque de forma correta, com otimização do tempo e maior qualidade.
É importante ressaltar que esses materiais precisam de manutenção técnica e preventiva para continuar operando e realizando suas atividades de forma correta.
A furadeira que é uma máquina voltada para a criação de furos assim como conta com alavancas e motores, além do disco de corte fino para furadeira, é um equipamento importante dentro da indústria que pode auxiliar na manutenção da empilhadeira por meio da verificação dos seus parafusos, encaixes, cortes, brocas, sistemas de rotação, dentre outros.
Vale destacar também que as empilhadeiras são feitas seguindo normas técnicas de segurança, estabelecidas pela ABNT- Agência Brasileira de Normas Técnicas, além de serem feitas com muitos componentes metálicos, o que ajuda a garantir a confiabilidade desse material, assim como sua resistência e durabilidade.
O cliente que deseje adquirir esse material para a parte logística do seu negócio, pode consultar industrias especializadas nesse segmento.
Você sabe o que é nobreak industrial?
Já que estamos falando sobre o uso de máquinas e empilhadeiras dentro da indústria vale a pena falar sobre o nobreak industrial. Esse termo refere-se ao acúmulo de energia que vem de diversas baterias.
Esse tipo de equipamento contribui para evitar um pico de energia nos aparelhos e por isso ele atua na regulação da voltagem assim como para trazer uma pureza na energia.
Esse equipamento não é um gerador, que é acionado no caso de uma pane na rede que distribui energia local. Vale ressaltar também que existem vários tipos de nobreak, como o nobreak industrial 10kva.
A voltagem varia a partir da utilização do equipamento assim como sua capacidade de carga.